A Bela e a Fera (2017) | Crítica




Ontem fui assistir o filme mais aguardado por mim para esse ano de 2017, sou uma fã incondicional de A Bela e a Fera desde que me entendo por gente a Bela é minha princesa favorita. Então minhas expectativas já estavam lá em cima. Chorei vendo todos os trailers, chorei vendo o clipe da trilha sonora e chorei até em entrevistas do elenco. Então já saí de casa sem maquiagem e com a certeza que ia me emocionar durante o filme, mas a verdade é que com cinco minutos eu comecei a chorar e só parei quando o filme acabou.


Bela é a moça mais estranha do vilarejo no interior da França. Ela gosta de ler, parece não ligar muito para sua aparência, é uma moça esperta e definitivamente não quer se casar e ser Bela, recatada e do lar. Pior trocadilho. E foi exatamente isso que me fez ter minha primeira crise de choro no cinema, me vi aos 7/8 anos me identificando com uma princesa que sofria exatamente a mesma coisa que eu, que amava ler, mas que foi criada com a expectativa de ser apenas bonita e educada para servir a um marido. É incrível como naquela época, lógico, não pensava nisso ainda, mas sabia que a Bela era exatamente o tipo de princesa que eu gostaria de ser, uma que amava a sua biblioteca, que se importava com mais do que as aparências poderiam mostrar e claro dançar em um baile com aquele vestido maravilhoso.

A Bela de Emma Watson é exatamente assim, ela se vê presa em uma cidade que não a entende, em uma época onde ser diferente, ser uma mulher independente e inteligente era um problema e quando ela cantou "Quero mais do que a vida no interior" meu lado feminista quase pulou da cadeira e começou a dançar pensando em quantas meninas por aí não vão cantar que querem mais do que o que a vida está lhes apresentando naquele momento e vão crescer com a imagem dessa Bela maravilhosa como exemplo.


Agora seria o momento em que eu falaria na Fera e em como Dan Stevens mesmo caracterizado conseguiu passar no olhar todo o sofrimento daquele rapaz que foi amaldiçoado e que aprendeu o que era aceitação e o que era amor com a mocinha que vê além do que os olhos podem ver. Porém ontem ao assistir o filme me peguei pensando em uma cena na qual Bela fala com a Sra. Potts sobre o por quê eles seguem ao lado da Fera todos aqueles anos ela responde:

"Há muitos anos quando esse doce e gentil garotinho perdeu a mãe e o pai cruel o corrompeu nós assistimos a isso sem fazer nada"

E essa frase mexeu muito comigo, quantas vezes nós vemos garotinhos sendo maltratados e não fazemos nada não é? Acho que a história da Fera nesse filme mostrou uma coisa além da tecla que se bate sempre sobre a aparência, fala sobre aceitar as diferenças, não ficar apático quando algo acontece,etc.


Não vou nem falar sobre a trilha sonora, por que eu chorei e cantei junto em todos os momentos. Os figurinos são LINDOS, sem palavras para descrever figurinos e cenários. Enfim, acho que vou levar esse filme para sempre no coração. 

4 comentários:

  1. Oi.
    Você não tem noção, do quão louca estou para assistir esse filme.
    Que frase linda e influentemente como você comentou é uma realidade, e doí saber disso.
    Adorei saber que os figurinos são lindos, já imagina desde o trailer, enfim não vejo a hora de assistir.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Pri, a Bela também sempre foi minha princesa favorita, e a trilha sonora é a minha favorita dos contos da Disney. A Bela, mesmo vivendo em uma época bastante diferente, mostrou que ela veio quebrar os padrões de todos os contos em que temos uma princesa indefesa que precisa ser salva, aqui ela que salvou o príncipe, e mostrou que uma mulher pode ser bonita, inteligente e forte. Estou ansiosa demais para poder assistir à esse live-action.

    Obs.: amei esse trocadilho kk

    ResponderExcluir
  3. Priscila, com certeza meu coração se enche de alegria em ver tanto amor em uma resenha.
    Bela sempre foi minha princesa preferida pela maneira como ela agia e pensava.
    Confesso que o fato de Emma interpretá-la o meu amor só aumentou.
    Preciso muito assistir logo esse filme.

    ResponderExcluir
  4. Oi Pri. Que legal você ser fã da Bela e a Fera ^^ tenho uma amiga que é fã também. Eu me identifico com ela por ela gostar de ler também. Mas em relação a história eu não sou muito fã ( por diversos motivos) mas enfim, o filme também não foi o que eu estava esperando e me decepcionei. Mas não sou grande fã da história e pra quem é deve realmente ter sido emocionante!
    Bjus

    ResponderExcluir

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros