Saussure - José Luiz Fiorin (Org) | Delírios Acadêmicos


Editora: Contexto
Páginas: 176

Sinopse: Ferdinand de Saussure é a figura mais importante da Linguística moderna. Por ter estabelecido o objeto da Linguística, ele pode ser considerado o criador da ciência da linguagem. Suas ideias revolucionaram esse campo de pensamento e, dada sua importância para a área, tornou-se um clássico. Como tal, permanece essencial para os estudos linguísticos da atualidade. Tendo isso em vista, os autores reunidos neste livro – grandes especialistas da área e professores de universidades de diferentes regiões do país – oferecem um panorama da pesquisa saussuriana atual no contexto da Linguística brasileira.Colocando em discussão o pensamento de Saussure sob diferentes pontos de vista, reveem temas e conceitos estabelecidos por ele, englobando da fala à língua, da diacronia à sincronia, do significante ao significado, além de contemplar outros diversos pontos fundamentais debatidos pelo mestre genebrino.Organizada pelos professores José Luiz Fiorin, Valdir do Nascimento Flores e Leci Borges Barbisan, esta obra é essencial para estudantes e especialistas da área conhecerem ou revisitarem as ideias do chamado “pai da Linguística”.



Bem, essa é a primeira resenha do Delírios Acadêmicos e eu acho importante esclarecer com vocês que essa coluna em específico é destinada para livros de cunho técnico e assuntos acadêmicos em geral. Para quem não sabe cada uma de nós estudamos áreas diferentes, algumas são formadas e outras estão em vias. Uma das grandes dificuldades nossas como estudantes é falar dos livros acadêmicos que lemos durante nossos estudos. No blog temos uma administradora, uma quase enfermeira, uma quase psicóloga e uma professora, então essa coluna é para falar sobre o que estudamos e ajudar estudantes que estão em um período tão difícil como é o período de faculdade, seja ela graduação ou pós.

Saussure é um livro separado em capítulos, que são pequenos artigos escritos por vários autores especialistas na área de Linguística que abordam a pesquisa de Ferdinand Saussure, conhecido como o pai da Linguística. Abordando sob diferentes lentes o trabalho do genebrino o livro organizado por José Luiz Fiorin é esclarecedor e acolhedor para todos aqueles que querem entender um pouco melhor a teoria de Saussure.

É indicado que você tenha certo conhecimento prévio do Curso de Linguística Geral, mesmo que não tenha lido o livro completo, tenha pelo menos uma noção da teoria de Saussure para que possa compreender um pouco melhor os aspectos abordados no livro.

Quais eram as teorias que Saussure veio "combater", quais suas principais contribuições como a teoria do signo, a delimitação do objeto de estudo, as dicotomias e principalmente como essas teorias influenciaram os estudos aplicados em Linguística até hoje são os temas que encontraremos.

Confesso que ao fazer o estudo desse livro, se não tivesse lido o CLG ano passado talvez eu tivesse me enrolado um pouco nos conceitos, mas a escrita dos autores ajuda muito a trazer certa luz ao conhecimento prévio a aprofundá-lo. As discussões trazidas sobre a teoria, sobre sua escrita e os questionamentos feitos em cima dos estudos de Saussure me ajudaram muito a compreender melhor como um conceito está implicado no outro e como eles se encaixam até mesmo em outras áreas da Linguística.

Talvez você tenha lido o CLG e não tenha entendido nada, talvez nesse momento esteja ainda naquela disciplina inicial e esse seu primeiro contato com Saussure acredito que nunca é fácil, mas vai passar, respire fundo e procure livros de apoio como esse aqui. Vai te ajudar a compreender melhor a teoria dele, principalmente os capítulos sobre o signo linguístico e as dicotomias.

Acho que vale a pena mencionar aqui a diagramação do livro que ajuda muito durante o estudo, a progressão dos capítulos do livro foi algo primordial para a facilidade que tive. A editora Contexto teve todo um trabalho de revisão impecável. Enfim, recomendo para estudantes de Linguística, seja ela em qual área for, acho que todos sabemos que Saussure é a base de muitos dos nossos estudos.



11 comentários:

  1. Eu não tenho conhecimentos anteriores sobre linguística e não leio obras sobre por não ser a minha área. Mas Achei bem interessante a coluna do blog.

    ResponderExcluir
  2. Oi Pri, tudo bem?
    Preciso confessar que fiquei boiando hahaha desta parte de linguística eu não entendo quase nada, mas acho muito legal vocÊs resolverem trazer esta coluna diferenciada, que pode ajudar muito as pessoas que estão estudando ou pretendem estudar esta área.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Tive que conviver com esses livros mais técnicos e acadêmicos na época da faculdade.
    Mas confesso que não consigo mais ler algo parecido. É bem cansativo.
    Achei interessante essa coluna, de abordar obras do estilo. Ajuda e muito pessoas que precisam dessas dicas :)
    Não entendo muita coisa sobre linguística e achei bacana a obra!
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  4. Oi, Priscila!!
    Gostei bastante da ideia de colocar um livro mas técnico de uma área acadêmica, na faculdade não cheguei a ter aulas de linguística, só de Língua portuguesa mesmo, adorei a resenha e achei bem interessante o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito desta matéria linguística, mas não conheço muito as teorias as fundos, no entanto no curso de psicologia que faço vemos bastante a respeito dos signos, e significantes, porém em um outro contexto que acredito que não tenha muito haver com que você citou, mas ainda sim me interessei, e pretendo da uma verificada nestas obras para ver se irei ler ou não.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não chama muita atenção pelo jeito do livro, essas coisas mais técnicas ficam difíceis de ler. A gente acaba cansando mesmo...
    Mas pra quem tem que pegar algo assim é uma boa dica. Pra dar uma noção geral de linguística e tal. Mas não acho que leria sem ser obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Olá, apesar de complexa, a trama parece nos agregar muitos conhecimentos importantes acerca da Linguística. A obra não deve ser lida com pressa pois devemos absorver o conteúdo com calma. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Não conheço muito esse tipo de livro. Mas deve ser bom pra quem estuda a Linguística. Pelo que disse foi bom para você entender melhor os conceitos e tudo mais. Achei bem diferente o tema. E ele ser dividido em capítulos facilita melhor o estudo e entendimento.

    ResponderExcluir
  9. Oi, que legal essa coluna! Mesmo estando na área de biológicas, gosto bastante de estudar outros temas, principalmente pra escrever melhor.

    ResponderExcluir
  10. Priscila!
    Acho a postagem super válida porque pode auxiliar muito quem está na linha de formação com um livro mais técnico e focado.
    Saber mais sobre linguística é um aprendizado, mesmo para quem não é da linha acadêmica.
    Bom final de semana!
    “Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada.” (Immanuel Kant)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá! Acho super válido a iniciativa do blog em abordar esses tópicos mais complexos, e que são direcionados a áreas específicas de aprendizado. Apesar de não ser uma leitura muito envolvente e fácil, durante a graduação nós não temos muitas escolhas.

    ResponderExcluir

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros