Sorrisos Quebrados - Sofia Silva


Editora: Valentina
Páginas: 240


Sinopse: Sorrisos Quebrados gira em torno de três personagens: a jovem Paola, a pequena Sol e seu pai, André. Os três são vítimas de violências distintas, que deixaram marcas profundas em cada um. Trata-se de uma história de superação de dores, magia, estrelas e de como importantes laços humanos podem se formar a partir da autoaceitação, da arte e da tolerância no cotidiano.


Sorrisos Quebrados é o primeiro volume da série da autora portuguesa Sofia Silva, trazida pela Editora Valentina as estantes brasileiras. Eu já tinha e muito ouvido falar sobre esse livro, mas foi durante a Bienal no Rio em um bate-papo com a autora que eu me rendi a escrita dela. 

O livro conta a história de Paola, uma jovem que viveu durante anos em um relacionamento abusivo com um psicopata e ao tentar fugir foi pega em uma situação brutal e cruel que a deixou desfigurada. Anos depois ela vive em uma clínica de reabilitação no interior de São Paulo onde pinta suas dores e cicatrizes com o colorido que por anos o marido tentou transformar em preto e branco.E lá durante uma festa ela conhece Sol, uma criança também marcada pela violência, suas marcas não estão na pele, mas na alma. Junto a Sol, Paola encontra André, o pai da menina, dedicado, presente, trabalhador, lindo, mas que carrega uma culpa que corrói seu coração o deixando na escuridão. E esses três vão viver uma história tão linda que vai tocar o seu coração.

O que me chamou mais atenção nesse livro é que a autora afirmou algumas vezes que sua escrita é mais poética, o que eu discordo. Sofia Silva escreve de coração para coração, enquanto muitos poetas se preocupam com métricas e coisas mais técnicas, ela parece se preocupar em tocar o número máximo de corações a cada letra.

Paola é a representação da vítima de violência doméstica, mas além disso ela é a personificação que é possível sim dar a volta por cima, que é possível se reconstruir a partir do zero, que é possível ser feliz depois de uma tragédia. Lógico que não é algo fácil, levou a personagem anos de terapia e muita vontade de viver. Quando ela conhece Sol é como se um pedaço dela que estava faltando se colocasse em seu devido lugar.

André perdeu tudo e quase perdeu o serzinho que mais amava por culpa de uma mulher sem nenhum tipo de escrúpulos. Ele vive para a filha, dedica seu tempo entre trabalho e a pequena que tanto ama e não confia em todos perto dela. Porém quando Sol e Paola se conectam a um nível especial ele começa a ver além das cicatrizes, para a mulher que exala cores pelos poros.

O romance entre os dois não é fácil, arrisco dizer que eu fiquei com o coração partido por eles algumas vezes, principalmente quando André se recusa a ceder o que sabemos ser a melhor coisa que poderia acontecer. 

Provavelmente eu não vou conseguir passar para vocês o quanto esse livro tomou um lugar especial no meu coração e no quanto ele foi importante para mim, mas confiem quando eu digo que ele toca em pequenas feridas e depois vai curando sem que você perceba. Além de uma história de amor entre um homem e uma mulher, Sorrisos Quebrados é sobre família, sobre o amor de uma mãe que não gerou, mas que escolheu amar, de um pai que ama incondicionalmente e uma criança que só mostra sua luz para aqueles que considera especiais.

Eu amei o trabalho gráfico que a editora fez nesse livro. A capa é linda, as figuras ao começo de cada capítulo são maravilhosas. Enfim, não tenho muito do que falar sobre isso. Apenas leiam.

14 comentários:

  1. Eu amei esse livro.
    Sofia tem uma escrita poética, e criou personagens admiráveis.
    Apesar dos traumas, Paola se mostrou incrível na hora de ajudar Sol e André.
    E a Sol é um amor de criança.
    Não vejo a hora de conhecer o próximo da série.

    Beijos

    ResponderExcluir

  2. Apesar de ainda não ter tido a oportunidade de ler nada da autora, este é um livro sempre muito bem elogiado pelo assunto, escrita e desenvolvimento dos personagens. É um dos meus livros mais desejados. E depois dessa tua resenha e da avaliação fico ainda mais curiosa. Acho esta capa um encanto!

    ResponderExcluir
  3. Ola, Já tinha lido sobre esse livro e me encantei com a capa e a premissa, me parecer ser uma linda historia de superação com muita emoção, violência domestica é um tema difícil de ser abordado, gostei muito da resenha, quero tentar comprar na BF e vou ler com certeza.

    ResponderExcluir
  4. Desde a primeira vez que eu vi sobre o que se tratava este livro fiquei com vontade de ler, inclusive por ver sempre comentários positivos.

    A capa é lindíssima e ainda por cima engana.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser lindo e a forma como ela escreve é que deve deixar tudo ainda mais interessante. Os personagens tem um passado forte, a garota deve ter passado por maus bocados e é legal ver que consegue dar a volta por cima, mas um relacionamento ainda é complicado pelo visto. Achei interessante que vi falando da forma poética que a autora escreve. Pode não ser aquela coisa da poesia pura, mas como soa é que fica bonito. Acho que iria gostar muito do livro.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Já estou com esse livro na minha lista a algum tempo, mas venho adiando a leitura, mas depois dessa resenha não dará mais para protelar, o enredo é forte, aborda assuntos tão polêmicos, como o relacionamento abusivo, já estou mais que preparada para derramar algumas (milhares) de lágrimas, (assim espero) tenho certeza que será uma leitura que valerá muito a pena.

    ResponderExcluir
  7. Priscila!
    Não sei...Vi que gostou do livro, porém na minha cabeça essa ideia de que está tudo bem com a magreza dela, quando está ao lado dele, me passa a impressão de dependência. E se algo não der certo no relacionamento e ele terminar, como ela ficará? Ainda mais traumatizada, né?
    Gostaria mesmo assim de ler para apreciar como todo tema foi desenvolvido.
    Desejo um ótimo final de semana!
    “ Lança o saber e não terás tristeza.” (Lao-Tsé)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Tenho lido várias resenhas e criticas positivas refente a esse livro.
    Acho importante que mais obras estejam abordando relações abusivas, acho importante para diversas mulheres que se quer entendem que se encontram em uma relacionamento abusivo.
    O que mais gostei na sua resenha é que o livro não só aborda, mas também discuti de forma ampla a situação vivida pela personagem, além de todas as suas consequências.

    ResponderExcluir
  9. Apesar do título, foi amor à primeira vista com a capa. E pra quem comprou o livro sem ao menos ler a sinopse, dar de cara com esta frase foi simplesmente assustador: " Perante Deus, meu marido prometeu me amar. Cuidar de mim. Ser meu amigo. Perante todos, disse que me amava. Que seríamos felizes. Viveríamos para sempre juntos. Mentiu em tudo. Até que um dia ele me disse que me mataria. E não mentiu. A partir desse dia, vivi escondida no meu mundo... ()".
    Paola e André, na verdade, são dois sorrisos quebrados, duas pessoas que, apesar de uma vida sofrida, das cicatrizes, dos traumas, dos medos, conseguiram se reerguer e isso foi lindo. Não foi aquela coisa instantâneo pq os traumas são grandes. Tudo aconteceu no seu devido tempo.

    ResponderExcluir
  10. Já havia visto o livro, e fiquei apaixonada por essa capa lindíssima. Não é muito meu estilo de leitura, mas parece ser uma trama emocionante e a autora parece conseguir fazer o leitor realmente pensar sobre os temas abordados. Não sabia que o livro era o primeiro de uma série.

    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  11. Oi, Priscila!
    Li esse livro já tem um tempinho mas sem dúvida e uma estória maravilhosa!! Amei conhecer o André e a Sol duas pessoas que ajudam bastante a Paola a viver novamente livre do medo. Amei esse livro!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu estou tão curiosa, com ansiedade e com vontade de ler esse livro. A trama é tão envolvente, que deixa o leitor com muito vontade sobre ele. A historia é linda, vemos situações que realmente passa na sociedade, foi muito bom a autora aborda esse tema. Já quero esse livro!

    Meu Blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  13. Eu Fiquei impressionada quando eu vi várias fotos de várias pessoas na Bienal desse ano com foto dessa autora com esse livro e eu nao sabia sobre o que era e quando fui procurar na internet eu fiquei muito surpresa quando eu vi sobre o quê Fala o livro e na mesma hora eu comprei o livro porque eu sinceramente fiquei apaixonada e eu acho que é uma leitura obrigatória para todo mundo

    ResponderExcluir
  14. Oii
    Ah, mais uma resenha linda do livro! No começo não me interessei mto, agora nem li e tô apaixonada ... Tenho a impressão de que irei chorar mto com essa leitura!
    Bjs

    ResponderExcluir

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros