The Post - A Guerra Secreta (2018) | Crítica



 O que realmente sabemos?

The Post foi uma grata surpresa nessa temporada de filmes que tem pretensão de levar alguns Oscars pra casa, com um elenco primoroso e afiado, o filme discute diversas camadas da sociedade que vão muito além das questões jornalísticas.


Temos aqui Meryl Streep como dona do jornal The Washington Post, ainda um jornal local na época, em meio a um dilema moral e ético ( e até judicial) a respeito das informações que tem em mãos para publicação no jornal sobre o governo dos EUA e todos os meandros da guerra do Vietnã, que já estava perdida, mas eram incapazes de assumir por interesses politicos dos governantes em mandato, em detrimento da vida de jovens soldados que eram mandados aos montes para uma guerra perdida.

Com toda a sagacidade de seu editor chefe interpretado por Tom Hanks, acompanhamos durante o filme todas as nuances dessa decisão e o impacto que isso pode ter no povo americano. Ao invés de seguir os interesses do governo americano em detrimento da verdade.

Com a direção magistral de Steven Spielberg é uma tarefa difícil não se empolgar com a trama e como ele eleva a carga de adrenalina minuto a minuto durante o filme, onde todos os personagens possuem seu momento de brilhar, até mesmo os personagens terciários, como a esposa de Tom Hanks docemente interpretada pela maravilhosa Sarah Paulson, consegue roubar uma cena só para si.


A fotografia fria e opaca combina perfeitamente com o universo explorado, onde temos enquadramentos perfeitos para aliviarmos e aumentarmos a tensão dos eventos, como também a imensidão da produção dos jornais e navegarmos por todo o processo de produção do mesmo, aqui, temos a noção da importância que é um veiculo de massa e de como ele pode mudar o destino de uma nação inteira ao apertar de um botão.

A personagem da Meryl Streep possui um arco absurdamente bem construído e obviamente ela entrega o que se precisa para entendermos aos poucos sua evolução. A única mulher de um mundo dominado por homens, os quais duvidam de sua capacidade de governar um empreendimento tão grande, a deixam duvidar de si mesma, e é lindo de acompanhar a construção de sua confiança durante o filme, e isso pode ser visto em seu olhar, que vai se tornando cada vez mais de ferro, mas sem jamais perder sua ternura.


O desfecho de sua personagem possui uma cena simbólica de empoderamento feminino que é linda de se contemplar, não é preciso nenhuma palavra para ser tão significativa.


The Post é um filme pra quem não gosta de jornalismo ou acha esse tema desinteressante, assim como eu, pois irá descobrir a magia e o encanto que essa profissão pode te proporcionar e como ela é importante para o rumo da nossa história.

É preciso muita coragem para fazer o que é certo ao invés do que é fácil.

13 comentários:

  1. Essa mulher é diva. Se aparece o nome Meryl Streep no elenco então podemos esperar um filmão. Fiquei curiosa pra ver, não sou muito fã de jornalismo, hoje em dia pode ser uma profissão um tanto banalizada ou descredificada, mas em outros tempos, era o único meio capaz de mudar vidas e nesse caso uma nação. Deve ser um filmão e quero muito ver, além de que né, Meryl Streep e Tom Hanks, só por isso já tenho que vê.

    ResponderExcluir
  2. Jonny!
    Importante um filme trazer os bastidores ou a luta do jornalismo, do bom jornalismo, para publicar uma história baseada em fatos e acontecimentos reais e mostrar o quanto é difícil enfrentar o 'governo' para que esses fatos sejam repassados ao público para conhecimento da sociedade.
    E com as atuações de ícones como Tom Hanks e a fabulosa diva Meryl Streep, ainda com direção do mago Steven Spilberg, nem dá para perder, né?
    Desejo uma ótima semana, cheia de luz e paz!
    “Que o novo ano que se inicia seja repleto de felicidades e conquistas. Feliz ano novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da premissa desse filme e ele tá recheado de atores muito bons. Chamou atenção.
    Gosto de tramas que lidam com jornalismo, que mostram o que tem de errado e o que tem de certo na profissão, como pode ser difícil e como acaba sendo importante. Acho que iria gostar de ver essas coisas no filme. Parece ter aquele drama e aquelas coisas que te fazem pensar e todo o clima da história parece bem envolvente e passa a ideia da época. Deu vontade de assistir.

    ResponderExcluir
  4. Adoro essa triste os trabalhos dela São simplesmente impressionantes que já foi indicado ao Oscar por esse filme Espero que ela ganha Mas eu ainda não assisti esse novo filme da Meryl Streep mas pretendo conferir em breve

    ResponderExcluir
  5. Oi Jonny!
    Meryl Streep da da show em tudo que faz, e se a personagem trata de empoderamento e a luta do feminismo, não poderiam ter escolhido atriz mais condizente com o papel.
    Como o seu comentário final foi de que é um filme para quem não gosta de jornalismo, talvez ele seja pra mim, acho um tema tão desinteressante, sem atrativos, sempre imaginei que fosse para pessoas que já amassem esse mundo, bom saber que vou me surpreender.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Não importa se o tema do filme fosse uma receita de miojo, ele seria perfeito do mesmo jeito, com dois maravilhosos atores é impossível que não dê certo. Estou louco para assistir esse filme, tem uma trama envolvente, uma fotografia perfeita, quero muito assistir.

    ResponderExcluir
  7. Olá!!
    Meryl Streep e Tom Hanks atuando no mesmo filme, só pode ser receita de sucesso, ainda mais com direção do Steven Spilberg, fiquei muito interessada em assistir!! Adorei a Dica!!

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Quero muito assistir esse filme Meryl Streep como sempre é a definição de diva. Só espero coisas boas desses filme Spielberg é um gênio sempre nos deixa na pontinha da poltrona com seus filmes.

    ResponderExcluir
  9. Meryl Streep é simplesmente dona de Hollywood! Uma mulher numa posição tão importante e a todo instante tem um pra duvidar de sua capacidade... O filme é incrível! E ainda tem Tom Hanks amadinho ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá! Ainda não assisti esse filme, mas ele parece ser ótimo, gostei que ele aborda fatos que ocorreram de verrdade, e os dilemas enfrentados pelos personagens, vou tentar assistir em breve.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Jonny!!
    Ainda não tive oportunidade de assistir esse filme, mas sou apaixonada pelos filmes da Meryl Streep e achei a história muito interessante, certamente quero muito ir ver esse filme.
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Já li alguns comentários positivos sobre este filme, e tenho curiosidade em assistir ele, e seus comentários positivos sobre este filme neste post, me deixaram ainda mais curiosa para assistir The Post, a história dele parece ser muito interessante. Pretendo assistir este filme em breve.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu gosto bastante de filme, mas esse tem um enredo muito bom e uma historia bem interessante. Foram comentários super positivos e me deixou bastante curiosa em assistir.

    Tempos Literários

    ResponderExcluir

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros