Missão: Impossível - Efeito Fallout (2018) | Crítica


We Figure it out!


Normalmente não há muito o que se falar sobre filmes de ação atualmente, ou talvez seja um mal que costuma acompanhar o gênero, são cenas de ação genéricas, porradaria e protagonistas rasos e sem desenvolvimento, algo que não costumava ser um problema para quem curte o gênero, já que não era esperado muito mais que isso, nos deixando apenas espaço para observações sobre sequências de ação inventivas ou algo que possa destoar do gênero.
Isto é algo que não acontece com MI6!
Fica difícil saber sobre o que é mais relevante falar sobre a obra, seja o elenco de apoio, Tom Cruise, Henry Cavill, a fotografia, a direção, a trilha sonora, as sequências de ação, o roteiro, o desenvolvimento do seus personagens, a tensão, a edição afiada, o humor e etc.


Atualmente nenhuma franquia conseguiu sobreviver após seus terceiro filme com total primor e evolução, mesmo Velozes e Furiosos tropeça entre um filme e outro, podemos ver isso com a bilheteria de seu penúltimo filme sendo maior que o último lançado, mas MI consegue elevar sua franquia a cada novo lançamento. 
Com uma trama que conversa perfeitamente com os dias atuais e suas crises, sejam elas políticas, econômicas e humanitárias, acompanhamos mais uma missão impossível de Hunt, personagem interpretado, ou vivido, termo mais apropriado para a entrega de Tom Cruise ao personagem, que nos presenteia com um protagonista humano e carismático, sendo muito difícil não se relacionar com o mesmo, já que a trama e todos os contratempos do roteiro são causados pelas escolhas do protagonista em fazer o que é certo, e não necessariamente o que é preciso. Cruise entrega-se completamente ao personagem, até mesmo dispensando dublês em suas cenas de ação perigosíssimas, abusando de efeitos práticos em detrimento de efeitos especiais, tornando tudo mais eletrizante, algo que causou até mesmo a interrupção das filmagens devido um acidente que ocorreu durante as gravações, mas felizmente tudo ficou bem e o filme pode ser finalizado.

Ainda bem!

Henry Cavill e seu polêmico bigode, brilham ao lado de Tom Cruise, tarefa difícil de alcançar, mas divide bem a tela e consegue construir um personagem provocativo e carismático, mesmo tendo uma personalidade inversa a de Tom Cruise, prezando sempre pelo objetivo da missão. Assim como Rebecca Ferguson, que consegue entregar uma personagem sexy e badass, sem jamais parecer frágil e dependente de outros homens na trama, com seus próprios objetivos que acabam por se entrelaçar e até atrapalhar os de Cruise. É incrível a habilidade do diretor em desenvolver todos os personagens entre uma sequências e outra de ação sem parecer uma construção forçada, já que a ação desenfreada que te deixa grudado na cadeira por minutos a fio, clama por um respiro merecido para descansarmos, piscarmos os olhos e relaxarmos na cadeira, o mesmo é válido para as cenas de humor, respiro encaixados muito bem para trazer leveza ao filme de 2 horas e 28 minutos que parece ter muito menos que isso.

Além de seus personagens complexos, o filme te presenteia com uma fotografia que merece o IMAX em que foi filmada, transpassando entre 4 países diferentes, com cenas de porradaria plena, na estratosfera, pulo de paraquedas, perseguições no mar, na terra e no ar, com carros, motos, barcos e helicópteros, o filme entrega sequências grandiosas e lindas de assistir e que te deixarão sem fôlego por grande parte da obra, entregando uma sequência praticamente de 1 hora (!) de ação em seu primoroso clímax, permitindo o espectador respirar apenas no último segundo.

Missão: Impossível - Efeito Fallout é uma grata surpresa e um respiro no gênero de ação pura, mostrando que é possível sim se reinventar, e melhorar numa franquia que já tem seis filmes no mercado, comprovando que o desgaste de uma história ou um personagem, dependem unicamente do empenho de seus idealizadores.

17 comentários:

  1. Ótima crítica mais uma vez. Pelo andar da carruagem ,essa franquia vai tirar 007 do topo das grandes sagas de espionagem do cinema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, prezando pelo realismo como missão impossível fa, fica muito mais fácil sobreviver ao tempo e não se tornar uma obra datada e cafona.

      Excluir
  2. Jonny!
    Desde de o primeiro filme da franquia, há 20 anos atrás, que me tornei fã, tanto pelas aventuras, cenas bem feitas e principalmente pela atuação do Tom Cruise, porquem sou apaixonada, encantadqa e muito fã.
    Claro que não quero perder mais esse e espero que ainda tenham outros...amo!
    “O homem está sempre disposto a negar tudo aquilo que não compreende.” (Blaise Pascal)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  3. De fato, ainda surpreende ver algum filme desta franquia.rs E mesmo não sendo fã de Tom, os filmes sempre mantém(ou tentam manter) um enredo bom, com cenas de ação bem bacanas.
    Pelas imagens que vi acima, este filme deve estar bem bacana, pela fotografia e cenários! Gosto muito de tudo isso!
    E com certeza, verei(mesmo que para reclamar do Tom depois).rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Jonny!
    Estou curiosa pra ver mais esse filme do ator Tom Cruise que sou fã, agora junto Henry Cavill e seu bigode...Preciso! rsrs
    Tomara que as cenas de ações sejam realmente boas...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Filme de ação é complicado mesmo de sobreviver sem apelar e perder a graça. Bom ver que esse tem muita coisa pra mostrar e que fica legal de ver. Gostei do elenco dele e nossa, o Cavill parece que chama mais atenção pelo diacho do bigode xD
    Tá, não é bem assim... Achei legal isso de dividirem bem a tela, é bom ver quando um ator e seu personagem podem mostrar bons pontos de si ali, que fique uma coisa que chama atenção e não só aquele famoso estar por estar. Tem tanto filme que só jogam o personagem e ficam por isso mesmo, sem muito pra mostrar...
    Parece que ficou um bom filme. Pra quem gosta de muita ação e coisas dando errado e perigos e loucuras esse tá parecendo ótimo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Jonny,
    Já disse que adoro a forma como coloca sua opinião sobre os filmes?
    Vamos lá, primeiro, eu só assisto os filmes por conta do Tom Cruise, bobo? Talvez, mas não é só pela beleza dele, é porque percebo que o ator consegue se entregar, ser o personagem entende?
    Sobre as cenas de ação, confesso que muitas são genéricas, surreais, a maioria no caso, mas isso não me impede de ficar apreensiva, fico nervosa, vai entender, rs.
    Em um geral, até gosto da franquia.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio! E não, não é bobo não. A entrega dele ao personagem merece esse tipo de coisa da gente, independente da beleza do mesmo. São poucos atores que ficam felizes em fazer o que fazem e isso transbordar da tela e Tom Cruise é um deles.

      Excluir
  7. Oi mano, particularmente em casa meu pai e minha mãe são os que realmente gostam dessa franquia de filmes e eles assistiram desde o começo então tem bem mais noção sobre ela do que eu, por sinal hoje meu pai tava falando que ele ia procurar um jeito de assistir o filme. Sendo bem sincera se eu fosse assistir ia ser por causa do Henry Cavill e seu bigode kkkk porque não gostei dele em batman mas vai que nesse né ? Obrigada pelos post.

    ResponderExcluir
  8. Nossa acho que você resumiu tudo mesmo, o filme não deixa a desejar em nada para o seu gênero. Ação do começo ao fim e com os atores dedicados ao trabalho tudo fica ainda mais emocionante. Tom Cruise dispensa elogios porque realmente ele vem fazendo um trabalho belíssimo ao logo de tantos filmes.
    Ainda não vi mas to super curiosa.

    ResponderExcluir
  9. Eu era super fã da franquia mas como meu santo não bate muito com Tom Cruise acabei que parando de assistir os últimos filmes. Mas gosto como eles conseguem manter a qualidade do filme no quesito ação. Assistiria o filme só pelo Henry Cavill, já que gosto muito do ator.
    Ótima crítica.

    Beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  10. Olá! Adoro os filmes da franquia, estou super empolgada para conferir esse (principalmente por causa do Henry!), e é ótimo saber que quando for ao cinema irei conferir um bom filme, cheio de ação, personagens cativantes e com um enredo atual e empolgante.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Jonny
    Adorei sua resenha, parabéns!
    Assisti todos os filmes de MI não só pela beleza de Tom Cruise mas pela forma que ele se entrega ao dar vida para o personagem dele e os outros atores também são maravilhosos.
    MI sempre com temas atuais, cenas de ação que fazem você ficar sem piscar só para não perder nenhuma cena dos filmes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Jonny,
    eu conhecia o filme só de nome, mas como não gosto muito de ação, não liguei muito pra ele, não.
    Mas gostei demais da sua crítica, deu pra ver que ele tem um bom roteiro, com atores primorosos em seu trabalho e bastante dinâmica.
    Fiquei interessada em assistir, vamos ver.
    Eu demoro pra ver os de ação, porque sou dos romances kkk
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi, Jonny!!
    Adoro os filmes de Tom Cruise e a franquia Missão: Impossível, estou louca para assistir esse filme por que gostei do trailer que está eletrizante!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  14. Super concordo com você. Assisti esse filme no fim de semana passado e simplesmente adorei. O filme é muito bom, as cenas são ótimas, os personagens são carismáticos, as atuações são boas, os ambientes são sensacionais e é claro, o desempenho do Tom Cruise nas cenas de ação são eletrizantes. Acho que muitas franquias acabam se perdendo, mas essa é uma que parece que só melhora. Muito ruim quando a gente vê os personagens perdidos a cada filme, sem sentido e esse não é assim. Sem dúvidas valeu a pena ver.

    ResponderExcluir
  15. Adoro filmes de ação, mas acho que sou a única pessoa que nunca assistiu um filme do MI. Fiquei super curiosa por ver que teria participação do Henry Cavill, e claro seu lindo bigode, eu amei mesmo não é ironia.
    Bom que o filme não vem com toda aquela bagagem que já estamos acostumados em filmes de ação, isso dar uma motivaçãozinha pra mim começar a assistir a franquia.

    ResponderExcluir

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros