Precisamos falar sobre: MERLÍ

"Aristóteles achava que era um ser social e, por tanto, hoje em dia teria perfil no Facebook" - Merlí

Merlí chegou há pouco mais de um ano no catálogo da Netflix, mas já conheço a série há algum tempo (para quem não sabe, sou professor de Espanhol e sempre tento assistir séries e filmes com a língua, apesar dessa não ser). Ela é daquele tipo que está no catálogo, mas quase ninguém assiste ou comenta, entretanto, todos os seres humanos deveriam assistir.

A série catalã agradou muito ao público não só da Catalunha, como da Espanha toda (vale ressaltar que Merlí foi dublada para ser exibida em todo o território espanhol, tendo em vista que ela tem o áudio original em catalão) e por isso, a Netflix comprou os direitos da série, se tornando uma das produtoras e responsável ela distribuição pelo mundo.

Assim, em três temporadas, acompanhamos a história de Merlí, um professor substituto de Filosofia recém contratado, que passa a dar aulas na turma de seu filho, o jovem Bruno. O professor não tem métodos muito convencionais de dar aula e acaba influenciando, até demais, a vida de seus alunos (e de quem assiste também)

Por isso, fizemos uma lista com alguns motivos para você assistir a série, então vai.

1º. FILOSOFIA


Filosofia nunca foi minha área de humanas preferida, tive muitos problemas com meu professor na escola. Merlí me ensinou mais sobre filosofia, sociologia e humanidades que qualquer professor que já estudei.

Cada episódio leva o nome de um filósofo ou movimento filosófico, e você querendo ou não aprenderá sobre eles, já que as explicações não ficam somente no reino das ideias e nós vemos as aulas acontecendo em cena, com o professor explicando e os alunos tirando dúvidas. Além disso, a filosofia aprendida neste episódio servirá para algum/alguns aluno(s) aplicar(em) em suas vida e superar o momento que passa.

Por exemplo, logo nos primeiros episódios, Merlí usa a explicação sobre Mito da Caverna de Platão para ajudar um aluno que sofre de síndrome do pânico e início de depressão a voltar a sociedade, já que o mesmo está há meses sem sair de casa ou ter contato com outras pessoas que não seja sua mãe.


Além disso, as discursões filosóficas desenvolvidas na série são extremamente relevantes, tratando de assuntos como política, economia, sociedade e até sexualidade.

Então, se está com dificuldades em Filosofia, é uma boa oportunidade para estudar e assistir série ao mesmo tempo.


2º PROBLEMAS REAIS

Os brasileiros já estão acostumados a ver Malhação toda semana há mais de 20 anos, entretanto a série brasileira traz uma versão superficial da vida dos adolescentes que retrata. Merlí segue um padrão totalmente diferente disso.

Os jovens alunos do bachillerato (Ensino Médio da Espanha) trazidos são colocados em situações que se assemelham demais a vida real, deixando de lado os conflitos amorosos e brigas superficiais de adolescentes, como discursão por quem ama mais, colocando em evidencia assuntos como crises de pânico, controle excessivo da família, descoberta da sexualidade, uso e venda de drogas e dúvidas sobre a aproximação da vida adulta.

Sim, eles mostram alunos usando drogas e seus efeitos
Ver a evolução dos personagens desde o primeiro episódio até o último é gratificante, ver as perdas e conquistas de cada um nos coloca em uma posição muitas vezes desconfortável e que nos faz aprender muito com isso.


3ª DEFESA DA CAUSA LGBTQ+

Não é a primeira vez que uma série espanhola traz a questão como uma de suas bases, a final, Física o Química já trazia em 2008 um casal gay como um dos casais principais, mas Merlí foi além disso.

Na série, podemos ver como Bruno, filho de Merlí, tenta se aceitar como gay, enquanto o mesmo reproduz falas e atos homofóbicos, além de se contrapor a outro aluno, Oliver, um jovem gay, afeminado, convicto de sua sexualidade e disposto a tudo para quebrar o preconceito vivido tanto em casa como na escola. Pol também vai ter sua bissexualidade desenvolvida no decorrer das três temporadas.


Além dos alunos, uma professora substituta transexual aparece em alguns episódios, Quima, ajudando os estudantes a ter uma nova visão sobre identidade de gênero, chegando ao ponto dos alunos protestarem pela permanência da professora na escola.


 Merecendo uma salva de palmas por dedicar um episódio inteiro a Judith Butler (episódio 7 da 2ª temporada), uma das idealizadoras da Teoria Queer. Entretanto, a crítica fica pela falta de atores que realmente sejam gays, lésbicas e transexuais (pelo menos não assumidos, a maioria tem vidas reservadas e na Espanha, essa questão não é um tabu tão grande a ponto de ficarem perguntando em todas as entrevistas)


4ª EDUCAÇÃO

Merlí, o personagem, é tido por todos como o bom mau caráter, entretanto, é inegável que suas técnicas de aula são extremamente não-convencionais (e não vou mentir, sempre tento dar aula seguindo seu modelo) e consegue atrair a atenção dos alunos, os fazendo imergir no ambiente, como realmente deveria ser.

Se todos os professores fossem empáticos como Merlí e soubesse lidar com a diversidade e as necessidades de seus alunos, a educação seria bem diferente dos moldes atuais. Infelizmente, se um professor segue à risca o que ele faz, corre grandes risco de ser demitido de primeira.

Um grande exemplo desse “poder” que Merlí tem está na sua relação com Pol, um jovem que está repetindo pela 2ª vez o 1º ano do batillerato. Antes mesmo de entrar em sala e de conhecer o aluno, o estudante é apresentado como o pior da escola e uma pessoa sem futuro. O professor não liga para isso, e logo em seu primeiro contato com Pol aceita suas limitações, como o fato dele não conseguir copiar o conteúdo e prestar atenção na aula ao mesmo tempo (um problema que tive/tenho durante toda minha vida escolar), e o torna seu aluno favorito, desenvolvendo no adolescente um motivo extra para estudar, já que ninguém acreditava nele (#SPOILERALERT Pol acaba se tornando professor de Filosofia graças a isso)


 Em um diálogo muito interessante, um professor diz à Merlí que não vai ser amigo dos seus alunos e que é necessário manter a distancia entre professor e aluno, Merlí responde "Me interessa mais a distancia entre professor e professor"

Entretanto, Merlí nos mostra o outro lado da educação também. Muitas vezes acreditamos que os sistemas educacionais europeus são excelentes e acabamos entrando em uma falsa crença de que tudo é perfeito lá. Na série vemos que o sistema espanhol é cheio de problemas, como a falta de recursos, professores com péssimos salários e desmotivados e a falta de apoio do governo para várias ações na escola. Então, antes de criticar o sistema brasileiro citando estrangeiro, nem tudo é um mar de rosas como se pensa (Apesar disso, o governo espanhol é um dos que mais investe em educação tanto dos espanhóis como em outros países, o Brasil, por exemplo, é um dos que mais recebe bolsas de estudos de lá).


5º LÍNGUA CATALÃ


Para os que estão acostumados com as séries em inglês, Merlí pode ser uma boa válvula de escape para conhecer novas línguas. Depois do sucesso que foi La Casa de Papel, uma série espanhola, é bom descobrir que a Espanha não tem somente um idioma oficial.

Para quem não sabe, algumas comunidades autônomas (que seriam os nossos estados), como Catalunha, País Vasco e Galícia, tem línguas co-oficiais, e essas línguas são mais usadas do que o próprio castelhano em seus territórios.

Merlí mostra justamente isso, a série é totalmente em catalão, os únicos momentos em que ouvimos o castelhano são nas aulas de Língua Castelhana, que é dada como qualquer outra língua extra como inglês e latim, e em diálogos relacionados a família de Pol, que veio de Madrid.

A língua é apresentada em vários momentos como uma forma de protesto, tendo em vista que a situação atual na Espanha traz à tona movimentos separatistas, coisa que a série também mostra com alguns detalhes.

Além disso, é muito legal aprender expressões e gírias novas como sisplau, ningun, amiquis. Então, se puder, assista no áudio original, você não vai se arrepender.



Então, não deixe para amanhã o que você deferia estar fazendo desde 2015, comece Merlí hoje mesmo na Netflix, se apaixone, odeie e descubra como as pessoas podem ser hipócritas (tudo isso no mesmo personagem).



16 comentários:

  1. Pensei em assistir mas não tive muito pra ver sobre ela e saber melhor. Parece ótima Então! Já gostei por ter muita coisa por trás, causas reais, problemas que muita gente passa, adolescência e coisas lgbt até. Já chama atenção com isso porque dá pra ver que a trama não é superficial e vai tratar de muitos assuntos. A língua também chama atenção, ah adoro. É tão bonita e interessante, diferente mesmo pra quem gosta de ver umas novas culturas e novas línguas. Deu vontade de assistir.

    ResponderExcluir
  2. Já andei lendo alguma coisa(muito pouca) sobre esta série. Mas como minha fila de séries a serem vistas anda daqui até o infinito, acabei deixando para lá.
    Mas lendo acima todos estes motivos para se jogar neste enredo, não tem como. Vai para a filinha com certeza.
    Mesmo não sendo meu gênero favorito, amo coisas diferentes e esta série é bem fora das convencionais.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Kevyn,

    Apesar da série não possuir os atrativos que me agradam, a parte realística introduzida, mostra que a mesma tem algo a oferecer.

    ResponderExcluir
  4. Olá Kevyn!
    Primeira vez que leio sobre Merli, nunca ouvi flar...
    Fiquei curiosa agora, vou correr pra ver esse fds.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Kevyn!!
    Ainda não tinha ouvida falar dessa série Merlí, achei bem interessante e fiquei bem interessada para saber mais sobre essa história.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Primeira vez que vejo sobre essa serie, e apesar de parecer muito interessante acho que eu não gostaria, mas pretendo dar uma chance e assistir pelo menos a um episodio quem sabe eu goste.
    Dica anotada e obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Achei interessante que a série se preocupou em mostrar mais a realidade dos dilemas que ocorrem na adolescência, e não apenas de uma maneira superficial, acredito que é uma ótima oportunidade, também, de perceber que os problemas com a educação não existem só aqui no Brasil, que mesmo na Europa, há fatores que prejudicam o desenvolvimento de uma boa educação. Creio que a língua Catalã e os ensinamentos de filosofia sejam um bônus com tanto que a série tem para nos oferecer.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Kevyn!
    Também não curto filosofia, não é um assunto que desperte o meu interesse. Malhação assisti na minha adolescência, e nossa faz séculos isso, hoje em dia não é um gênero que me interesse...
    Os outros motivos para assistir a série foram o que mais me interessaram, mas infelizmente eu não tenho Netflix :(

    ResponderExcluir
  9. Oi, Kevyn
    Já tinha conhecimento sobre essa série, mas nem sabia que tem na Netflix.
    Nos dias de hoje é muito complicado para o professores tem que analisar as dificuldades de cada aluno e adaptar seu modo de dar aula, atendendo a todos, claro sempre adquirindo experiência.
    Vou assistir, beijos!

    ResponderExcluir
  10. Conheço várias séries, mas não me recordo de ter lido algo sobre essa ou visto algum vídeo falando sobre antes. A série deve deixar quem gosta de Filosofia maravilhado e o mais legal é que quem não conhece muito, pode acabar se interessando e entendendo bem mais. Assim com o próprio Pol. Quando eu era mais nova assistia Malhação, eu gostava, mas realmente não é muito reflexiva na maioria dos momentos. Sua review da série ficou bem completa. Consegui captar bem a essência da série e dos personagens. É uma série bem completa e cheia de ensinamentos. Achei o máximo isso que ele falou para o outro professor. Claro que se fosse no Brasil provavelmente o professor seria demitido. Mas vejo nessa série o resultado positivo de agir diferente, né? Impactando assim os alunos de forma única.

    ResponderExcluir
  11. Kevyn!
    Bom variar um pouco de só séries em inglês e aprender um pouco mais sobre outras culturas e avisão que passam nos filmes.
    Gostou de todos os motivos que explanou para poder assistir, e já anotei aqui.
    Obrigada.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  12. Minha sobrinha assistiu e amou, então o que ela assiste e gosta tenta me fazer assistir tbm. Adoro conflitos sociais e fiquei muito interessada quando ela me fez um resumo básico, mas empaquei na língua... acho que ninguém está acostumado ao catalão, a não ser o povo Catalão mesmo hahahahaha
    E eu odiava filosofia na escola, então é uma oportunidade pra me redimir sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  13. Eu me lembro que durante o ensino médio o ensino sobre Filosofia e Sociologia na minha faculdade eram muito precárias não tive todo o conhecimento que era necessário Então acha que essa série vai ser uma boa forma de voltar atrás no tempo e a gestão afim de ver ela já tem um bom tempo

    ResponderExcluir
  14. Oi Kevyn,
    não conhecia essa série, mas vou querer assistir , com certeza!
    Achei muito legal tudo que você contou sobre ela.
    Parece ser muito interessante, além de ter tanta diversidade.
    Também preciso treinar meu espanhol.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Acabei de assistir Merlí essa semana e eu amei! Que série maravilhosa! Me ensinou mais de filosofia que todas as aulas que tive na escola. O mundo precisa de professores como o Merlí, que se conectem com seus alunos, que os instigue a pensar e a refletir por causa conta própria! Vou ficar com saudades dessa delícia de série! Recomendo muitíssimo!

    ResponderExcluir
  16. Acabei de conhecer Merlí em 2020 é uma serie sensacional a forma de filosofia contada é muito mais fácil de entender do que em sala de aula normal.
    Assistam vale muito a pena!

    ResponderExcluir

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros