A Amiga de Leonardo da Vinci - Antonio Cavanillas de Blas


Editora: Contexto (Marco Polo)
Páginas: 256
Classificação:

Sinopse: A amiga de Leonardo da Vinci é o relato de uma mulher extraordinária, que viveu em uma das épocas mais apaixonantes da História e foi próxima de um dos homens mais fascinantes de todos os tempos. Cecília Gallerani teve a coragem de desprezar um casamento arranjado, tornou-se amante do poderoso Duque de Milão, teve contato com reis, nobres, artistas, religiosos e inventores, presenciou ascensão e queda de reinos. A saga única de uma mulher livre em plena Itália Renascentista.*
Dama com arminho, que enfeita a capa deste livro, é uma pintura importante de Leonardo da Vinci que retrata Cecília Gallerani. O quadro é menos conhecido por não estar em um dos grandes museus, mas em Cracóvia, na Polônia. Apesar disso, é considerado por especialistas como sendo do mesmo nível de obras mais famosas de Da Vinci, como a própria Mona Lisa, exposta no Museu do Louvre em Paris. Dama com arminho é a inspiração e o ponto de partida do escritor madrilenho Antonio Cavanillas de Blas, autor deste livro delicioso, que se lê de um só fôlego.


Se tem uma coisa que eu adoro é romance histórico, saber um pouco mais sobre como as coisas aconteciam nos séculos passados é algo que me fascina. Em A Amiga de Leonardo da Vinci vamos conhecer um pouco mais de Ceília Gallerani, uma jovem italiana de boa família que foi em muitos aspectos uma mulher a frente de seu tempo.

Durante o Renascimento ainda não se tinha a ascensão do conservadorismo da Igreja, na verdade na época se tinha uma cúpula sacerdotal corrupta e libertina. O que de certa forma contribuiu para que a Itália florescesse nas mãos de artistas, que a ciência fosse valorizada e foi um dos períodos históricos mais ricos do ponto de vista da arte. Um dos gênios da época sem dúvida foi Leonardo da Vinci, que pintou vários quadros icônicos, dentre eles A Dama com Arminho, que é Cecília Gallerani, na época amante de um homem poderoso, Ludovico Sforzi, conhecido como O Mouro. E é a vida dessa mulher que acompanhamos ao longo das páginas.

Essa narrativa não tem clímax, ou nada muito emocionante, é um relato franco sobre uma mulher realista que sabe jogar com a aparência, que tem arroubos de sentimentos, mas que se conforma com o que lhe é dado. Apesar de ter uma origem de família abastada, ela não é uma nobre, muito pelo contrário, é uma poetisa que quando seu pai a promete aos 13 anos para um homem asqueroso e muito mais velho, faz de tudo para fugir desse casamento.

Ao chegar na corte dO Mouro, Cecília rapidamente se torna a estrela da vida do homem, ele se dedica a ela por vários meses até a ter em sua cama, a garota acaba aos 16 anos sendo amante de um homem perigoso e abastado que beija o chão que ela pisa, mesmo estando prometido de outra mulher há anos.

E eles realmente parecem se amar, pelo relato do livro ele a amou até seu último suspiro, o que foi confirmado pelo amigo de Cecília, Leonardo da Vinci, quando o mesmo afirma que nunca viu Ludovico Sforzi feliz, a não ser pelo tempo em que Cecília foi sua amante.

Eu gosto da capa, acho que combina muito bem com o romance. A diagramação está ótima, notas de rodapé na medida certa, letras em tamanho bom, papel mais grossinho. Enfim, gostei bastante e recomendo para quem gosta de romance histórico.

14 comentários:

  1. Também adoro um bom romance histórico e vou confessar que há muito tempo não lia uma resenha tão bem feita sobre um livro deste gênero!
    O povo meio que torce o nariz para este tipo de história.rs
    Eu adoro e mesmo que minha memória seja um fiasco com nomes e datas, eu sempre adoro saber o que houve em determinada época e claro, com determinadas personalidades.
    Por isso, fiquei encantada com o livro e com certeza, vai para minha lista de desejados!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Que interessante!
    Não conhecia o livro e achei a sinopse muito boa que, juntando com a resenha, me deixou certa disso.
    Ainda não li romances de época então não tenho nem sequer uma base pra opinar, mas esse romance histórico e a maneira como Da Vinci fez parte de algo tão profundo me cativou bastante!

    ResponderExcluir
  3. Priscila!
    Acho interessante uma ficção ser criada em cima de uma figura tão conhecida como o Leonardo da Vinci, só por esse lado, já seria enriquecedor, mas ver que além disso, ainda podemos conhecer um pouco mais sobre como tudo acontecia naquela época tão distante, é fascinante.
    Além do romance, é claro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Oi Priscila!
    Nossa esse romance histórico deve ser lindo, ainda não conhecia esse livro, gostaria mto de conhecer um pouco sobre Cecília Gallerani...
    Vai para os desejados!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Teve uma série faz uns anos que acho que pode ter falado alguma coisa dessa história. Parece familiar isso de uma amiga dele que casou jovem e teve um amante assim. Não sei se é igual ou só faz alusão, já não lembro, mas parece que já vi algo assim. Também gosto de romance do tipo, que fale de pessoas famosas reais ou algum detalhe com a vida deles e coisas do tipo. Mesmo não sendo lá aquela narrativa cheia de emoção com coisas mudando toda hora e etc me parece interessante. Acho que gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  6. Oi! Livros de época, que retrata a sociedade séculos atrás, me atrae muito. Amo saber os costumes antigos e de outro país. Leonardo foi e continua sendo um dos homens mais importantes do mundo, talentoso também. Mas eu não conhecia essa amiga dele, não sabia de sua história, mas o livro parece ser bom. Uma mulher a frente do seu tempo, com 13 anos e já decidida, não eram todas que teriam coragem de confrontar uma decisão.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Priscila,
    Também amo romances históricos <3 Não conhecia esse livro e já fiquei louca para ler. E ainda mais falando de uma mulher bem a frente do seu tempo JÁ QUERO

    ResponderExcluir
  8. Oi, Priscila!
    Também gosto bastante de romance histórico, mas ainda não conhecia essa história tão interessante! Fiquei bem empolgada para conferir esse romance tão legal. Adorei a indicação.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  9. Olá, Priscila
    Não conhecia o livro, mas parece ser uma estória maravilhosa.
    Ainda a protagonista é amiga de ninguém menos que Leonardo da Vinci, já vou colocar na lista de desejos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá! Gostei bastante do enredo desse livro, adoro quando lemos sobre fatos que realmente aconteceram, pelo visto Cecília foi uma mulher incrível, que soube trilhar seu próprio destino.

    ResponderExcluir
  11. Que història envolvente e interesante. É um livro cheio de conhecimento e emoção. A capa é linda e caprichosa. Gostaria de começar a leitura desse livro nesse momento. Apaixonei!

    ResponderExcluir
  12. Oi Pri,
    Não leio muitos romances históricos, mas gostaria, os poucos que tive oportunidade, amei!
    Sei tão pouco sobre o Leornardo da Vinci, e gostei da perspectiva que esse livro traz sobre ele, gostei também da protagonista!
    Fiquei curiosa para ler..
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Apesar de gostar bastante de romances históricos, não gostei muito desse, achei bem chatinho, acho que não lerei não.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Eu particularmente gosto de ler sobre mulheres assim que se destacam nos séculos a qual elas são pertencentes e logo numa época tão religiosa então mediada pela igreja você vê que ela tinha o domínio da própria vida é realmente satisfatório

    ResponderExcluir

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros