Animais Fantásticos e os Crimes de Grindelwald (2018) | Crítica (SEM SPOILER)

Ah, Newt! Não há um monstro que você não tenha amado!
A chance de assistir Animais Fantásticos e os Crimes de Grindelwald fez minha cabeça explodir de tanta emoção. Como fã do universo mágico de Harry Potter uma oportunidade como essa é inesquecível. (Priscila sabe o quanto sou louco pelo universo).

Nessa crítica, terei que me afastar do ponto de vista de fã na maior parte do tempo, pois qualquer coisa que conte sobre o filme pode ser considerado spoiler, desde a primeira cena até a ultima, então não espere que coloque o resumo ou arco.


Para quem leu todos os livros da saga Harry Potter, era compreensível já saber o que o filme traria em seu enredo. Com a saga de Animais Fantásticos é algo totalmente diferente disso. A previsão é de que sejam 5 filmes contando a história de Newt Scamander e seus animais, além de contar o drama da comunidade bruxa durante a ascensão de Gellert Grindelwald com a sua intenção de dominar o mundo bruxo e trouxa (sem magia).

Em 2016, saiu o primeiro filme da nova saga chamado Animais Fantásticos e Onde Habitam. Os fãs foram a loucura (me incluo nisso), pois não se tinha noção do que viria pela frente, tendo em vista que não havia nenhum livro contando a história por trás dos livros (há um livro chama Animais Fantásticos e Onde Habitam, escrito por JK Rowling como se fosse o próprio Newt Scamander, entretanto é apenas um catálogo de criaturas mágicas). 

No primeiro, vamos começando a ser apresentados a essa expansão do universo. Newt está em Nova Iorque para cumprir uma missão de libertar um animal. Entretanto acaba se envolvendo com ataques de seres mágicos e tendo que ajudar a encontrar o ser.


No segundo, temos a volta de Newt como personagem principal. Agora Scamander (Eddie Redmayne) está em Londres, onde volta a encontrar com os amigos americanos Queenie Goldstein (Alisson Sudol) e Jacob Kowalski (Dan Fogler), mais tarde Tina Goldstein (Katherine Waterston), em Paris. Agora assumindo o papel de recrutado por Alvo Dumbledore (Jude Law), seu antigo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas (calma aos fãs, isso é explicado no filme) para lutar contra Gellert Grindelwald (Johnny Depp), que fugiu da MACUSA (Congresso Mágico dos Estados Unidos, que inexplicavelmente foi referenciado como Ministério da Magia dos Estados Unidos) e está na França. Isso não é spoiler, pois já haviam liberado esse pequeno resumo da história.

Apesar de haver esse resumo, dois personagens já haviam sido confirmados na história: Nicolau Flameu e Nagini. Ainda que não haja tanta importância na ação dos dois durante o filme, eles são de extrema importância para o desenvolver da história (e não vou mentir, descobrir que Nagini é uma maledictus foi supreendente). Espero ver mais dos dois no desenvolver dos outros filmes (Dica: prestem atenção na parte em que Nicolau Flameu abre um livro e tente tirar suas próprias conclusões).

Nicolau Flameu

Nagini
O filme é simplesmente lindo. Desde a primeira cena, é incrível o que vemos na tela (preciso assistir mais uma vez em diversas versões para poder ver tudo o que apresentam). Se no primeiro filme não vimos a magias extraordinárias, nesse não, nesse não. É um show de imagem ver cada magia sendo executada. Sem contar os novos animais que são apresentados. 

Nas últimas críticas, tenho falado muito mal dos efeitos especiais que estão sendo utilizados em cena, principalmente em interações humano-virtual. Em Os Crimes de Grindelwald, os efeitos ficaram muito bom. A interação de Newt com os animais está linda, e muito bem feita. As cenas de batalhas são esplendidas de encher os olhos e não conseguir desgrudar da tela.

A interpretação de Eddie Redmayne e de Ezra Miller estão muito boas e convincentes. Agora foi meio estranho ver Jude Law como Dumbledore, não porque a atuação fosse ruim, mas aquele não pareceu o Dumbledore que nós estávamos acostumados a ver em Harry Potter (pode ser que a batalha final entre ele e Grindelwald o motive a agir daquele modo em Harry Potter).


Apesar de tudo isso, o filme tem alguns problemas sérios. Me afastando do papel de fã e com muita dor no peito digo: o filme é muito arrastado. Demora muito para que a história seja desenvolvida e comece a acontecer algo realmente importante para trama que será desenvolvida.

Além disso, JK Rowling usou saídas fáceis de roteiro. Algumas situações acontecem só porque precisam acontecer, sem explicação ou aprofundamento. Inclusive, a ação de alguns personagens são totalmente não motivadas por nada, apenas pelo que precisa para desenvolver a história.

O roteiro também fala em seguir a ordem cronológica do universo. Quem conhece a história e pesquisa sobre sabe do que estou falando. 

Aí é outro ponto negativo. Mesmo tendo lido todos os livros mais de uma vez, viver lendo contos do Pottermore, pesquisando sobre o universo de Harry Potter, discutindo sobre e refletindo teorias, o filme deixa muita coisa em dúvida. Quando a sessão acabou, a maioria dos presentes ficaram muito tempo do lado de fora tentando assimilar tudo o que aconteceu ali. Ou seja, uma pessoa que não tem afinidade nenhuma com o filme ou que não seja tão fã e vá assistir, vai ficar perdido ou sem entender o que está acontecendo, pois o filme é muito baseado em referencias que já tínhamos do filme anterior e dos de Harry Potter.

Passado o momento de catarse, principalmente para um fã, você percebe certos errinhos. Mas como fã, o filme mais do que cumpre as expectativas, colocando aquilo que precisávamos ver e nos fazendo bugar mais com o final surpreendente e a reviravolta inexplicável.


Vale também ressaltar a expectativa pelo próximo, pois além de ter que explicar coisas que esse final deixou em aberto, Animais Fantásticos 3 terá parte ambientado no Rio de Janeiro (pelo menos foi o que JK Rowling deixou a entender) e poderemos ver pela primeira vez a comunidade mágica brasileira e como ela se organiza.

O filme só estréia dia 15 de novembro nos cinemas brasileiros, entretanto, alguns cinemas já estão com pré-estreias marcadas para os dias 13 e 13 (em Fortaleza, os horários estão bem acessíveis para essas sessões, variando entre 20 e 21h).



"São tempos sombriosnão há como negar. Nosso mundo jamais enfrentou ameaça maior que a que enfrenta hoje. Mas agora digo aos nossos cidadãos: Nós, sempre os teus servos, continuaremos a defender sua liberdade a repelir as forças do mal! O Ministério ... continua ... forte!" - Rufo Scrimgeour (Harry Potter e o Enigma do Príncipe)

12 comentários:

  1. Mesmo não sendo uma fã daquelas fãs de todo o cenário de Harry, acompanhei todos os livros e filmes e claro, vi o primeiro desta saga e vibrei com cada cena!
    Primeira crítica que leio deste segundo filme e estou aqui maluca para ver. Mesmo com estas pequenas falhas(que os fãs nem irão notar), o filme mais uma vez, conseguirá cumprir e muito bem o papel que veio. De trazer um universo mágico, diferente e ao mesmo tempo, atual.
    Cores, jeitos e trejeitos!!!
    Adorei as imagens!
    E sim, verei o filme assim que for possível.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Tenho vontade de assistir mas vou dizer que é mais pelo elenco que pelo universo. Nunca fui tão ligada em HP assim, via filmes mas mais ou menos, um ou outro e ficava meio perdida. Nunca interessou tanto. Quando saiu esse primeiro quis assistir por causa do Ed. Adoro esse ator. Mas até hoje não e já tá aí o segundo xD
    De novo queria ver pelo elenco e é, dá pra ver que tem muita coisa legal então com efeitos e atuação, mas se for pra ficar perdida no final também por conta de referencia aí desanima um pouco. Não sei muito da história mesmo e acho que a graça vai estar pra quem já conhece tudo. Tô meio perdida se vejo ou não. De qualquer forma ainda teria que ver o primeiro pra entender, então tá difícil...

    ResponderExcluir
  3. Oi Kevyn,
    Amo Harry Potter, e como uma boa fã estou louca para assistir esse filme. O que me desanimou foram as pessoas que já assistiram falando que ele é bem arrastado mesmo :/

    ResponderExcluir
  4. Olá Kevyn,
    Meu Deus, você não imagina como estou ansiosa por esse filme...
    Sem dúvidas as atuações estão maravilhosas, confesso que fiquei com o pé atrás com o Jonny Deep, por conta dos escândalos, mas não nego que ele é um ótimo ator, e só pelo trailer vemos isso.
    Eu, como fã, estou gostando do rumo que a história está seguindo, e acho bacana ter referências que só nós compreenderíamos, porque entendo os filmes como algo que foi feito exatamente para o público que já tinha, na verdade, é até bacana pensar que os novos espectadores podem adentrar esse universo lindo que a autora criou por conta das novas adaptações.
    Enfim, apesar das ressalvas, que eu já imaginava que havia, acredito que será um bom filme, e siiiim, quero assistir logo, rsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Estou ansiosa para assistir esse filme principalmente por Jude Law interpretar Dumbledore, quero ver como isso vai ficar e durante o filme vou pensar bastante sobre essa possibilidade dele ter mudado seu jeito após a batalha final.
    Estou muito curiosa com essa adaptação e com as outras que estão por vir!!
    PS.: ali no finalzinho que está as datas de pré-estreia vc colocou "dias 13 e 13"

    ResponderExcluir
  6. Oi Kevyn!
    Ansiedade é o que me define pra ver esse filme viu...
    Deve estar maravilhosamente lindo!
    Como fã, espero mto curtir do começo ao fim...
    Contando os dias!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Kevyn!
    E quem não é fã do universo do Harry?
    O filme parece ainda melhor do que o anterior que assisti, digo isso por seus comentários bem pertinentes que o levaram a uma grande aventura ao assistir o filme, já quero também viver essa experiência fantástica.
    Desejo uma ótima semana!
    “A ambição é louvável quando acompanhada pelo desejo e pela capacidade de fazer felizes os outros.” (Paul Holbach)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA NOVEMBRO - 5 GANHADORES – BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Kevyn!!
    Adoro os livros Harry Potter e estou adorando matar a saudade do universo bruxo como esses filmes!! Estou louca para assistir Animais Fantásticos e os Crimes de Grindelwald pois adorei o trailer do filme.
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Olá, Kevyn
    Assim como você sou uma fã de Harry Potter.
    Quero muito ir assistir ao filme, mesmo que demore muito para ter ação no filme os efeitos especiais das magias e os animais deve ser maravilhoso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá! Sou muito fã de todo esse universo de HP, e acredito que seja praticamente obrigatório ter que assistir ao filme mais de uma vez, até mesmo para poder conferir todos os detalhes que ele possui, apesar da história ser um pouco arrastada, o final compensa tudo, já estou ansiosa pelo próximo, e conhecer mais sobre os bruxos brasileiros.

    ResponderExcluir
  11. Adorei sua crítica, me deixou com muito mais vontade de assistir!
    Tô muito ansiosa pra assistir, gostei do primeiro filme, e com erros ou sem, é Harry Potter! É um mundo mágico incrível né?!
    Esse parece trazer muitas surpresas, tô mais que curiosa, gente!
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Sou uma fã sumida do Harry Potter e com certeza quero conferir esse filme nos cinemas inclusive vou na segunda-feira que meu aniversário com alguns amigos e eu fiquei completamente empolgado com o fato de que o terceiro filme da série vai ser gravado aqui no Brasil

    ResponderExcluir

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros