Manual de Sociolinguística - Stella Maris Bortoni Ricardo

Editora: Editora Contexto
Páginas: 189

Classificação: 

Sinopse: Existe uma única forma de falar "certo"? nesse caso, qual seria? Costumamos achar que "o outro" fala errado, com sotaque, cantando, esquisito. É bom que todos saibam que existe uma área do saber que estuda essas variações da língua com rigor científico. Trata-se da Sociolinguística. Neste livro, a professora Stella Maris Bortoni-Ricardo, uma das grandes sociolinguistas do país, apresenta ao leitor brasileiro um guia introdutório sobre essa ciência, abrangendo todas as vertentes da Sociolinguística contemporânea, com ênfase nos seus estágios formativos e nas relações entre eles. Com exemplos e exercícios ao fim dos capítulos, a obra foi escrita para todos, mas sobretudo para professores e alunos dos cursos de Letras, em suas diversas habilitações, seja em língua portuguesa ou em língua estrangeira. Uma obra que faltava. Um livro indispensável.



Muitas vezes nos colocamos questionando o modo de fala de algumas pessoas, chegamos a rir disso. Somos bombardeados diariamente por esteriótipos de sotaques, principalmente envolvendo a região Nordeste deste país, e as novelas e programas humorísticos ajudam muito a disseminar certos preconceitos. 

Para que certos preconceitos e esteriótipos não sejam colocados como formas fixas de falar, algumas áreas de estudos da Letras ajudam a descrever as línguas de modo real, como ela realmente é, sem achismos e colocando o caráter científico a prova para comprovar o que se acha. É com isso que surge a Sociolinguística, a parte da Linguística que estuda a língua em seu contexto real de fala através de questões como sexo, idade, gênero etc.

O Manual de Sociolinguística é um ótimo livro para quem deseja começar seus estudos em Sociolinguística. Bortoni-Ricardo já é um nome conhecido entre os sociolinguistas e consegue sintetizar muito bem os seus conhecimentos sobre a área de forma leve e didática.

Neste livro, a autora faz breves apanhados sobre a Sociolinguística de modo a abranger o máximo de sub-áreas que essa ciência consegue, como a Sociolinguística Interacional e Sociolinguística Educacional. 

Para quem quer conhecer melhor como é feito os estudos em Sociolinguística e quebrar certos preconceitos, Manual de Sociolinguística pode ser um ponto de partida para isso.

PS.: Esse livro me ajudou muito tanto no TCC, como na dissertação. Obrigado, Bortoni-Ricardo! 

10 comentários:

  1. Genial!
    Acho tão importante acabar com esse preconceito, ainda mais quando é algo em relação a sotaque. Acho que ninguém deveria mudar o jeito de falar por conta dos outros. Sotaques são tão lindos!
    É um livro que tem muito a ensinar, principalmente para quem está nessa fase de estudo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que legal!
    Acho livros assim de extrema importância, tanta para acabar com a ignorância de uns quanto dar aprendizagem à outros (todo mundo na verdade kkk).
    Achei incrível!

    ResponderExcluir
  3. Olá! É um livro fundamental para quem esta estudando sobre o assunto, e também para aqueles (como eu) que tem curiosidade em saber mais sobre a origem e diversidade das maneiras de falar, principalmente em um país tão grande como o nosso.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Kevin!!
    Gostei muito da indicação desse livro mais tecnico principalmente para quem está estudando a parte de sociolinguística. E parabéns pela apresentação do seu TCC.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Resenha bem escrita. Como estou de férias, no momento estou evitando qualquer coisa que pareça estudo, mas é um livro de que várias pessoas podem tirar proveito.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Kevyn!
    Manual de Sociolinguística não faz o meu estilo de leitura, mas sendo uma nordestina sei bem como é sofrer na pele esse preconceito por causa da forma que falamos, bem que esses preconceituosos poderiam ler esse livro, né?!... Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Kevyn!
    Acho fantástico trazerem a resenha de livros mais didáticos, principalmente porque podem contibuir para o engrandecimento linguístico. E como muitas pessoas ainda cursam faculdade, excelente para facilitar o trabalho do TCC.
    Final de semana maravilhoso!
    “Que a paz, a saúde e o amor estejam presentes em todos os dias deste novo ano que se inicia. Feliz Ano Novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Oi, Kevyn
    Ainda não conhecia o livro, tenho certeza que é um livro maravilhoso e ainda com questões depois de cada capitulo.
    Sei que as pessoas que moram na região nordeste sofrem pelo jeito com elas falam, aqui em Minas também quantas vezes paulistas ou pessoas de outros estados ri de como pronunciamos o r, já nem ligo mais.
    Obrigada pela dica, beijos!

    ResponderExcluir
  9. Mesmo assim do tipo de leitura Que costuma chamar minha atenção eu fiquei muito interessado no livro por se tratar de um tema muito frequente na sociedade que a questão do preconceito linguístico eu acho que esse livro Deve sim ser lido e muito bem debatido

    ResponderExcluir
  10. Parece muito bom, vou querer ler sim.
    Eu gostei muito de estudar linguística na faculdade, principalmente sobre a questão das mudanças de fala em cada região do nosso país.
    bjs

    ResponderExcluir

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros