[Delírios Acadêmicos] Sociolinguística, sociolinguísticas: uma introdução - Maria Cecila Mollica e Celso Ferrarezi Junior


Sinopse: A Sociolinguística estuda a relação entre língua e sociedade. Dessa forma, abre a possibilidade de se aprenderem os processos linguísticos em trajetória histórica, em uma ou em muitas sincronias, produzidos por falantes noviços e maduros, em situações de contato, interação ou isolamento.Neste livro, 24 importantes pesquisadores da linguagem no Brasil reuniram-se para trazer ao leitor o mais abrangente e atualizado panorama da área, indo muito além dos clássicos estudos sobre variação linguística. Cada capítulo trata de uma vertente específica, apresentando teoria com exemplos, além de propostas práticas e sugestões de leituras para aprofundamento. Assim, conceitos clássicos e posturas tradicionais, em geral, são reavaliados, ao mesmo tempo que se constroem novos paradigmas de pesquisa para os estudos sociolinguísticos modernos.Este manual – para iniciantes e iniciados – constitui uma ferramenta essencial para estudantes da área, além de professores de português.

Editora: Contexto
Páginas: 223
Classificação:
Onde comprar: Amazon

Quando se fala em livros introdutórios das teorias de Sociolinguística, muitos deles começam com os conceitos trazidos pelo William Labov na década de 60, desmiuçando cada conceito, termo, metodologia e evoluções durante todo esse tempo. Sociolinguística, sociolinguísticas traz uma nova visão sobre introdução ao tema.

O livro se divide em 18 capítulos, escritos por diversos autores-pesquisadores, e cada um vai abordar uma visão da Sociolinguística pura ou dessa área envolvendo outras áreas da Linguística. Esse tipo de abordagem geralmente não é feito em livros introdutórios, ainda mais com áreas que muitas vezes não é explanada, como Aquisição da Linguagem, Análise do Discurso e Linguística de Texto.

Apesar de trazer essas visões, ele também se importa em trazer conteúdos que a própria Sociolinguística já discute há um tempo, como Sociofuncionalismo, Mudança em Tempo Real e em Tempo Aparente e a Sociolinguística Educacional.

Contudo, a única coisa que me deixou incomodado foi com a ordem escolhida para os capítulos. Por exemplo, o primeiro capítulo tem como tem Dialetologia, apesar das duas ciências serem bem próximas e suas teorias se cruzarem em alguns pontos não são a mesma coisa. Além disso, alguns capítulos não tem nada a ver com a temática do livro, com os capítulos Crioulística, Ecolinguística e Pragmática, que não apresentam nenhuma contribuição dessas áreas para a Sociolinguística, mas sim o panorama geral dessas teorias.

5 comentários:

  1. A Editora Contexto investe muito neste seguimento e para quem precisa de obras assim, são sempre presentes maravilhosos!!!
    Não faz muito meu estilo..rs mas com certeza, acredito que tudo que seja para nosso crescimento(utilizando ou não as dicas) seja sempre válido!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Kevyn!
    Acho importante conhecermos também livros mais técnicos e ligados a sociolinguística, porque é uma forma de comunicação e análise mais direcionada.
    Bom ver que mesmo sendo um livro introdutório, já traz uma noção maior.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Oi, Kevyn!
    Que livro mais interessante, não sabia que a sociolinguística estuda a relação entre língua e sociedade, parece ser um livro bem importante para professores e estudantes que desejam conhecer mais sobre a nossa querida língua portuguesa. Bem bacana a indicação desse livro mais técnico.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá, Kevyn
    Parece ser um livro bem interessante, mas não é o tipo de leitura que me interessa na momento.
    Mas já sei para quem indicar, obrigada pela dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Acho pastante interessante os livros sobre linguística, porém, não tenho vontade de ler não!
    Sofri pra aprender na facul e já me esqueci tudo, rsrsrs
    bjs

    ResponderExcluir

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros