A Mulher Com Olhos de Fogo - O Despertar Feminista - Nawal El Saadawi


Editora: Faro Editorial
Páginas: 160
Classificação:
Onde Comprar: https://amzn.to/320OBUS

Sinopse: Esta ficção é baseada no relato verdadeiro de uma mulher que espera sua execução em uma prisão no Egito. Sua história chega até a autora, que resolve conhecer Firdaus para entender o que levou aquela prisioneira a um ponto tão crítico de sua existência. “Deixe-me falar. Não me interrompa. Não tenho tempo para ouvir você”, começa Firdaus. E ela prossegue contando sobre como foi crescer na miséria, sua mutilação genital, ser violada por membros da família, casar ainda adolescente com um homem muito mais velho, ser espancada frequentemente, e ter de se prostituir… até que, num ato de rebeldia, reuniu coragem para matar um de seus agressores, levando-a à prisão. Esse relato é um implacável desafio a nossa sociedade. Fala de uma vida desprovida de escolhas, mas que em meio ao desespero encontra caminhos. E, por mais sombrio que isso possa parecer, sua narrativa nos convida a experimentar um pouco dessa liberdade encorajadora através das transformações internas de Firdaus.


 Esse foi um dos livros que eu demorei bastante para ler, pois eu achava que a carga emocional que ele traria seria grande. Estava errada e certa ao mesmo tempo.

A Mulher Com Olhos de Fogo conta a surpreendente e triste história de Firdaus, uma mulher que está no corredor da morte e que se recusa a pedir o perdão ao presidente para ser liberta. Uma mulher que tem um pouco de cada uma de nós em sua história.

Confesso que eu estava aguardando uma narrativa mais chocante, mas encontrei uma narrativa mais poética e menos crua. O que me deixou de certa forma me deixou um pouco decepcionada, pois esperava algo um pouco mais gráfico e chocante.

Firdaus teve uma vida miserável durante sua infância. Foi abusada várias vezes sem saber muito o que era aquilo e depois de anos e um marido abusivo se tornou prostituta. 

Acho que a maior lição que podemos tirar desse livro é a discussão acerca da prostituição. Será que realmente a mulher está ali por que quer, como se comumente se fala? A importância da educação sexual para crianças também é algo que me chamou a atenção, pois se a pequena Firdaus tivesse consciência de que o toque do tio e do amiguinho era impróprio talvez dia vida tivesse outro rumo.

Eu amei essa capa, ela realmente chama a atenção e é belíssima. O trabalho gráfico da editora nesse livro, também é algo que chama muita atenção. Enfim, recomendo para quem quer aprender e refletir acerca da importância dos temas relacionados ao feminino.

9 comentários:

  1. Olá! Ainda não conhecia esse livro, mas a trama e os assuntos abordados chamaram muito minha atenção.
    Não consigo nem imaginar o quanto Firdaus sofreu, ela teve uma vida marcada por abusos.
    Achei ótimo a autora abrir uma discussão acerca da prostituição, não é muito comum vermos livros que abordem esse tema, que precisa ser trabalhado. A sociedade julga demais essas mulheres, mas nunca procura ajudá-las e entende-las.
    A capa é maravilhosa! A Editora fez um ótimo trabalho!
    Obrigada pela indicação, com certeza vou querer fazer essa leitura!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  2. Já tinha lido sobre este livro assim que ele foi lançado há um tempo e o que capa a atenção é o título e a capa. Sei lá, achei que na época não fazia jus ao enredo, mas lendo agora sua resenha, deu bem para entender o significado de ambos.
    Outro ponto que me chamou a atenção é o número de páginas, muito curto para tanta história. Talvez por isso, pareça que tenha sido um pouco superficial, principalmente nesta falta de detalhes, do aprofundamento de todo o sofrimento desta mulher, que sim, traz uma pitada do orgulho e de cada uma de nós!
    Pergunta difícil sobre a prostituição e sendo muito sincera, não sei o que responder.
    Felicidade? Penso que não!
    Espero ter a oportunidade de ter e ler o livro!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá! Um livro com um enredo forte, que com certeza nos fará refletir muito, confesso que estava bem receosa em realizar esta leitura, pois imaginei que a história poderia ser pesada demais, mas pelo visto não é bem assim, por isso fiquei mais curiosa para conferir o livro.

    ResponderExcluir
  4. Oiii ❤ Eu preciso ler esse livro! Gosto muito de livros que abordam temas importantes.
    É muito triste que Firdaus tenha passado por tanta coisa ruim em sua vida, ter sido estuprada por pessoas que deveriam cuidar dela, casar-se com um homem bem mais velho e ter que prostituir-se. Me parte o coração que essa ainda é a realidade de muitas mulheres.
    Realmente, muitas mulheres são julgadas por se prostituirem, mas são poucas as pessoas que compreendem que essa mulher pode estar ali por necessidade, não por escolha própria. Esse pré-julgamento da sociedade é muito deturpado.
    Muito obrigada pela dica de leitura.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  5. Assim que você começou a contar sobre o livro, também imaginei algo mais chocante e denso. Os temas são fortes, sem contar que falar sobre corredor da morte é sempre algo terrível. A forma como o tema é tratado e todo o contexto me deixaram curioso pela leitura. Quero ler.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Priscila
    Já conhecia o livro, mas não sabia do conteúdo. A capa e o título sempre me chamou atenção.
    Agora não vejo a hora de poder ler o livro, mas é bem curtinho e com um tema bem forte que proporciona ao leitor uma experiência angustiante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Hey, tudo bom? Eu não conhecia o livro, mas ele realmente aparenta ter uma carga emocional grande. O título e a capa do livro - que é maravilhosa - são dois quesitos que chamam a atenção do leitor para ele. Eu acho que a narrativa mais poética que foi utilizada pode até ajudar na hora de tratar os temas mais pesados - como o corredor da morte - que o livro aborda.
    Beijos, ♡.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Priscila!!
    Parece ser um livro bem interessante e principalmente pelo o tema proposto pela autora, a capa está linda e espero ter oportunidade de fazer a leitura desse livro.
    Bjs

    ResponderExcluir

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros