Quando Éramos Filósofos: A história dos alunos de Merlí - Héctor Lozano

Editora: Foco Editorial
Páginas: 288
Classificação: 
Onde comprar: https://amzn.to/31gtNJn

Sinopse*: Passaram-se 7 anos desde que Bruno, Pol, Mònica, Berta, Ivan e Gerard [...] Você vai reencontrar esses jovens e descobrir como as questões filosóficas participaram e transformaram suas vidas: primeiros amores, festas, escolhas profissionais, medo do futuro, relações familiares, amizades... todos os pontos das inesquecíveis aventuras da série de sucesso da Netflix. Narrado por Bruno, você vai relembrar os momentos na escola Àngel Guimerà, que decide escrever uma carta para a sua irmã. Mina, a filha de Merlí com Gina, só deve ler essas memórias quando for adolescente, para descobrir quem eram e como viveram os alunos de seu pai. Este livro é mais que um novo capítulo da série, que trará os personagens de volta aplicando Filosofia na prática. Agora, você pode conhecer os destinos desses jovens e refletir sobre histórias parecidas com as suas ou com a de todos que carregam lembranças especiais. (Alguns trechos desta sinopse foram suprimidos por conter spoiler da série)


Não é segredo para nenhum leitor do blog o quanto amo a série Merlí e o quanto ela mudou a minha vida. Por isso, quando fiquei sabendo sobre o lançamento de Quando Éramos Jovens: A história dos alunos de Merlí esperei ter um tempo e já corri para comprar e ler.

Basicamente, vemos a mesma história contada nas três temporadas de Merlí, só que dessa vez em forma de texto escrito para a filha de Merlí que agora já tem idade para entender melhor o que Bruno, seu meio-irmão, e todos os seus companheiros de ensino médio fizeram ao lado pai.

Para quem assistiu a série, pode parecer um pouco repetitivo, já que o livro é basicamente a transposição dos acontecimentos visuais para o escrito. Entretanto, a visão de Bruno nos faz perceber coisas que não são possíveis pela somente pela série. Além disso, nos é contado momentos que não estão na obra original, como o que acontece com Bruno enquanto está morando em Roma e tudo que ele passou.

Além disso, conseguimos muito mais profundidade nas discursões filosóficas e no entendimento dos alunos. Por outro lado, muita coisa que acontece na série, não é transposto para o livro, deixando personagens muito importantes para o desenvolvimento praticamente sem importância, como a professora transexual Quima e a professora-coordenadora Coralina.

Para os fãs de Merlí, Quando Éramos Filósofos é um deleite e uma nova oportunidade para relembrar essa série, que nos traz ensinamentos grandiosos e valorosos sobre a vida e a sociedade.

Se você nunca assistiu Merlí, nós temos alguns motivos para você assistir urgentemente aqui.


"Nas escolas, ninguém sabe o que se passa na casa de cada aluno. Na aula, todo mundo mostra um sorriso, mas arrasta a mochila emocional do que vive em seu lar."

12 comentários:

  1. Queria ver essa série e achei um livro assim. Mas talvez funcione mais pra quem é fã e já viu, ter essa conexão maior com o livro e tal. É uma dica legal, mas teria que ver lá primeiro pra entender melhor as coisas, acho...

    ResponderExcluir
  2. Eu acho triste e engraçado ao mesmo tempo que mesmo já tendo aqui sobre a série, ainda não tenha conseguido chegar nela para assistir. Puxa, vai sempre saindo séries que quero ver e vou arrumando uma confusão daquelas. Um capítulo de uma, dois de outra e no fim? Acabo com milhares atrasadas, pois sou também a louca dos filmes e livros. Aí? Quero um dia com 37 horas(antes era 30,mas já estava pouco demais)
    Agora lendo sobre o livro foi que me recordei dos motivos para ver a série e agora depois dessa, ler o livro também!rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Pelo visto eu preciso ler e assistir essa série.
    Apesar de saber pouco, gosto de filosofia; e deve ser bom ler sobre o assunto.
    E também gostei de saber que foi uma obra que mudou sua vida.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá! ♡ Tenho a impressão de que já tinha ouvido falar dessa série, mas não sabia do que a mesma se tratava, mas agora que sei quero muito conhecer tanto a série quanto o livro!
    De fato, esse livro é um prato cheio para os fãs da série, já que os mesmos poderão relembra-la ♡
    Gosto demais de séries/livros cheios de ensinamentos, que passam lições e fazem o leitor/telespectador refletirem.
    Li o outro post sobre a série e adorei os motivos listados! Um dos que mais chamaram minha atenção é o fato da série ensinar muito sobre Filosofia, já que é uma matéria que me interessa e que infelizmente eu aprendi muito pouco sobre a mesma na escola.
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  5. Kevyn!
    Acho muito importante livros que traazem questionamentos mais filosóficos, onde podemos refletir um pouco mais e por vezes, quebrar nossos próprios paradigmas através desses questionamentos.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Eu vi somente um episódio da série ainda, mas posso dizer que já gostei. Traz uns ensimanetos muito bacana e faz a gente pensar demais. Não sabia que tinha um livro, mesmo sendo o relato do que acobteceu na série acredito que vale a pena ler. Vou focar primeiro na série e possivelmente lerei também essa obra.

    ResponderExcluir
  7. Oiii ❤ Eu não sabia da existência nem do livro e nem da série, mas achei interessante o fato de envolver as "filosofias da vida", assim dizendo.
    Achei legal que o livro contém cenas e informações que não tem na série, então deve ser algo bom para quem já assistiu e quer saber mais sobre.
    É uma pena que personagens tão importante para a série, no livro tenham perdido um pouco de sua importância. Não gosto quando isso acontece.
    Gostei da dica de leitura.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  8. Olá! Muito bom quando temos a oportunidade de ter mais sobre uma série que gostamos tanto, acredito que o livro seja um ótimo complemento para aqueles que já tiveram a oportunidade de assisti-la, e também um incentivador para aqueles, como eu, que ainda não conseguiram, mas que querem muito conferir essa série maravilhosa.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Kevyn
    Ainda não assisti a série fui passando outras na frente e deixei essa de lado. Mas quero assistir em breve e claro ter oportunidade de ler o livro.
    Ler a respeito da série sobre a visão de outro personagem parece ser interessante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Kevyn
    Ainda não assisti a série é nem li o outro livro.
    Mas é bom ter esse livro para acompanhar a estória por outros olhos, assim podemos ver alguns detalhes que ficaram de fora. E podemos conhecer mais dos alunos.
    Já vou colocar a série para ser a próxima da minha lista para assistir, beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Kevyn!!
    Parece ser um livro bem interessante principalmente para quem é fã de Merlí. Conheço a série mas nunca assisti, mas mesmo assim gostei da indicação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Eu quero muito assistir a série, achei interessante ter o livro, deve ser ainda melhor!
    Parece ser uma história profunda, de aprendizados e emoções.
    Será que é melhor eu assistir primeiro antes de lê-lo?
    bjs

    ResponderExcluir

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros