Frozen 2 (2019/2020) | Crítica

E depois de um 84 anos lançado no Estados Unidos, finalmente temos Frozen 2 entre nós. Com uma nova aventura a enfrentar, um passado a descobrir, uma filosofia de vida a buscar e um pedido de casamento a ser feito, Frozen 2 chega com mais uma musiquinha que promete grudar.

Se você vive em um mundo a parte e não conhece ou nunca viu nada sobre saia daqui, você não merece esse blog. Mas caso queira conhecer, damos uma segunda chance. 

No primeiro filmes, temos a história de duas irmãs-princesas, Elsa (Frozen para os mais íntimos) e Ana, que acabam de perder os pais e agora Elsa precisa assumir o trono do reino de Arendelle. O problema, ou não, é que a futura rainha esconde um segredo: ela tem o poder de controlar e criar gelo.

Com tudo isso, ao descobrirem o segredo de Elsa, a nova rainha foge e começa a cantar uma das músicas mais reproduzidas da década passada: Livre Estou /Let It Go (que inclusive, ganhou o Oscar de Melhor Canção Original).

Depois de muitas e muitas reviravoltas, claro tudo fica bem e a rainha e princesa vivem felizes pra sempre, ou nem tanto, por que precisávamos de Frozen 2.


Frozen 2 se passa algum tempo após os acontecimentos do primeiro, sem uma marcação temporal definida. Agora o reino está feliz, Elsa reina com sabedoria, Ana é a Ana, Olaf é um novo filósofo e Kristoff continua o mesmo camponês.

Mas como o felizes pra sempre não existe, Arendelle é atacada por uma onda de acontecimentos inexplicáveis e Elsa é obrigada a exilar toda a população enquanto busca por resposta do que havia acontecido com sua cidade.

E a premissa do filme é justamente essa, Elsa, Ana, Olaf, Kristoff e Sven partem rumo a uma voz que Elsa ouve há algum tempo (coisas normais que acontecem em nossas vidas). Com isso, nossa rainha de gelo mostrará muito mais seus poderes e quão forte ela é e que não tínhamos nenhuma noção disso.


Se eu ultrapassar qualquer parte da história, já seria considerado spoiler, e não é isso que queremos nesse blog. Então vamos falar dos quesitos técnicos e sociais do filme.

Sem dúvida alguma, Frozen 2 tem um roteiro mais complexo que o primeiro, mostrando que o universo dos filmes é algo bem vasto e cheio de possibilidades, sem a necessidade de fazer fan-service (quando algo no filme, música, peça ou série é feito com o único propósito de agradar os fãs, sem se preocupar com as consequências disso). O roteiro é tão bom quando o da maioria dos filmes da Disney. Apesar disso, o roteiro não parece ser tão original, pois a história se assemelha muito com a de Avatar: A Lenda de Aang, claro que com suas peculiaridades.


E apesar de ser mais complexo, não dificulta que uma criança entenda. Isso é algo que a Disney vem fazendo bastante nos últimos anos, deixando de lado a excessiva infantilização do pensamento das crianças, e montando situações que sejam complexas, mas que ao mesmo tempo está ao alcance de todas as idades. Isso não quer dizer que a Disney veja as crianças como adultas, mas sim que ela não vê as crianças como idiotas.

Isso se mostra também nas técnicas de animação mais evoluída. Frozen 2 trás uma animação tão orgânica que é lindo de ver a preocupação com cada detalhe. Um exemplo é a cena que Elsa "luta" contra o mar em fúria para chegar a um destino, a qualidade da água, dos movimentos da personagem e de um cavalo que aparece naquele momento são indescritíveis. 


Inclusive, é neste momento que Elsa canta a grande música deste filme Minha Intuição / Into The Unknown, uma colaboração de Idina Menzel e Aurora na versão estadunidense, com versão promocional do Panic! At The Disco (versão que está nos créditos). Ainda que a trilha sonora não esteja tão grudenta quanto a do primeiro, ela é tão genial quanto. Essa música, inclusive, já está pré-indicada ao Oscar de Melhor Canção Original, e talvez até leve. E eu espero do fundo do meu coração que o Panic! suba ao palco e cante, mesmo sabendo que a probabilidade da Idina cantar é bem maior.


Já que falamos em Oscar, não será nenhuma surpresa se Frozen 2 levar o Oscar de Melhor Animação, por tudo que já foi descrito aqui. Olhe esses detalhes:


Eu gostaria de fazer uma menção honrosa ao Olaf. Que personagem maravilhoso a Disney criou. Quem imaginaria um boneco de neve que ama o verão? E agora temos ainda um personagem filósofo, pois o serzinho passa praticamente o filme todo divagando sobre sua existência e a dos outros, fazendo até quem está assistindo questionar algumas coisas de sua vida. Mas claro, tudo isso sem perder o alívio cômico que Olaf trás em qualquer filme ou curta da franquia. E claro, obrigado Fabio Porchat pela excelente dublagem.


Antes de finalizar, gostaria de falar sobre algo que vem sendo discutido há tempos: a sexualidade da Elsa. Quando Frozen foi lançado, muitos começaram a shippar Elsa com Jack Frost, algum tempo depois, uma corrente começou a questionar a sexualidade da personagem, passando a shipparem ela com outras princesas como Mulan, e com a chegada de Wi-fi Ralph, essa dúvida aumentou mais ainda. Entretanto, precisamos entender uma coisa, Elsa é muito mais do que alguém que precisa de alguém. Elsa foi construída para crianças perceberem que não precisam de ninguém ao seu lado para serem felizes, e isso não se estende apenas a meninas como meninos também, pois somos bombardeados dia e noite sobre com quem ficamos e começa quem estamos, sem se preocuparem se nós estamos bem com nosso interior. Então, a conclusão que chego é: Elsa não é hétero, Elsa não é lésbica, Elsa não é bi, Elsa é a Elsa, ela se basta para si.


Então, pegue a criança mais próxima e leve ao cinema fingindo que é ela que quer assistir, e curta mais essa maravilhosa animação da Disney.

17 comentários:

  1. Estou muito ansiosa para assistir esse filme. Antes de sua estreia, já escutava as músicas do filme no Youtube, e já estou viciada em "Minha intuiçãoooooooo". kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Elsa é Elsa e por si, já é o suficiente!!!Juro que nunca entenderei que queiram mudar coisas tão simples!
    Amei o primeiro filme e não vejo a hora de poder ir ao cinema e me jogar neste segundo. Que pelas imagens que vi acima, está belíssimo em matéria de cenários, fotografia, música e tudo mais!!!
    Além da emoção garantida, deve haver algumas risadas com Olaf!!!
    Verei com toda a certeza do mundo, minha criança interior está doidinha para conferir!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Oi, Kevyn
    Vou tentar conseguir ir ao cinema para assistir, minha cidade não tem cinema para ajudar.
    Nossa eu gostei muito desse segundo filme, os efeitos, e esse cavalo que aparece no mar. Estou curiosa para saber como foi essa viagem para salvar seu povo.
    A música não é tão chiclete quanto a outra, mas eu gostei. Quero ouvir como ficou em português.
    E claro adorei que você falou que Elsa é Elsa e ela basta para si concordo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Ain, fui ontem assistir o filme no cinema e adorei. Foi uma ótima continuação e também foi uma forma da Disney trazer uma historia sobre a origem do poder dela. Eu simplesmente amei, ah e por fala em Olaf, como não amar ele não é?! Passei o filme todo rindo por causa dele meio que me lembro o Burro do Shrek.. kkkk

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  5. Ah, que critica mais perfeita!
    Você me deixou com vontade de sair correndo - de pijama mesmo - para assistir essa maravilha; aí lembrei que não está passando aqui. Haha
    Olaf é o melhor personagem de animação de todos os tempos.
    Concordo sobre Elsa ser Elsa e ponto final.
    Preciso assistir!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá! Estou bem curiosa para conferir esse segundo filme de Frozen, não preciso nem de criança para correr para o cinema esse final de semana (embora eu vá levar meus sobrinhos), e finalmente poder assistir essa nova aventura de Elsa e companhia.

    ResponderExcluir
  7. Kevyn!
    Tudo que a Disney faz é divino, ainda mais o Olaf, é tudo que há de melhor, sou fã número 1.Claro que gosto das outras personagens e Elsa cantando é muito bom, né?
    Agora é partir para assitir o 3.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Adorei aquele primeiro filme e como muitos fui fisgada por essa história tão cheia de ensinamentos e beleza. A trama das irmãs me encantou e os personagens são tão legais e fáceis de levar pra sempre no coração que o filme nao fica com aquela coisa de "ahh é pra criança." Adoro quando fazem filmes assim, pra todas as idades. Esperamos e muito por mais um capítulo dessa história e parece estar tão lindo que a espera valeu a pena. O trabalho gráfico, a trama complexa e com tanto pra explorar, as gracinhas dos personagens e seus dramas, tudo feito pra ter mais uma história pra levar no coração. Adoro o Olaf também e seu jeitinho. E a Elsa e suas polêmicas fora da tela são uma loucura também, é cada coisa que arrumam pra problematizar né? Tem hora que fico boba. Mas a personagem tem tanto pra mostrar, pra gente aprender com ela... Impossível não ficar curioso com o que tem nessa nova trama e os caminhos que vai tomar. Quero muito assistir!

    ResponderExcluir
  9. Olá Kevin!
    Onde estão os primos pequenos quando se precisa de um pra ir assistir a esse filme? E ah como eu estava com saudade dos abraços quentinhos do Olaf! Eu também achei o enredo desse filme bem mais complexo do que o primeiro filme e com certeza os efeitos especiais estão fantásticos. Adorei esse comentário sobre a sexualidade de Elsa, concordo com o que vc disse, temos que tomar consciência de que somos o bastante para nós mesmos, não podemos depender dos outros pra nos fazer felizes se não formos suficientemente capazes de ser feliz com nós mesmos. O jeito vai ser me infiltrar no cinema sem ser vista, já que não nenhuma criança a disposição.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Que maravilha é essa resenha contando um pouco do filme. Amei o primeiro, amei todos os personagens, como sempre a disney arrasa. Quero muito assisto Frozen 2, tenho certeza que vai ser emocionante.

    ResponderExcluir
  11. Ai eu sou apaixonada em filmes de animação, amo Frozen, mas ainda não tive a oportunidade de assistir, acredita?! Fiquei feliz em saber dessa evolução na animação, não vejo a hora de poder assistir!!

    ResponderExcluir
  12. Ai eu amo demais Frozen, mas confesso que quem eu mais amo é o Olaf e seus abraços quentinhos kkkk Estou ansiosa para ver esse segundo volume, mas não sabia muito da história até ver aqui. Mas tenho certeza que vou amar, dá para ver que realmente houve uma evolução na história e na animação em si e que tem todo o jeito de ser tão maravilhoso quanto. Então mal posso esperar para conferir e me apaixonar ainda mais. Amei as imagens escolhidas, a Disney arrasa demais <3

    ResponderExcluir
  13. Oi, Kevyn!!
    Ainda não conseguir ir assistir Frozen 2 mas estou louca para conferir essa história!! E só pelo trailer sei que vou gostar muito desse filme.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Eu adorei esse novo filme da Disney apesar de ainda continuar achando o primeiro muito superior a única coisa que eu não gostei no filme foi que o papel do Cristo foi quase inexistente já que a única função dele no filme Era pedir a Ana em casamento e o Olaf conseguiu roubar toda a cena do filme

    ResponderExcluir
  15. Oi, Kevyn
    Que crítica maravilhosa!!
    Estou ansiosíssima para assistir Frozen 2, que parece ser muito melhor que o primeiro.
    Pelo jeito os problemas serão mais profundos, os personagens também agirão com mais profundidade e até a música inovou kkkkkkk
    Assim que der assistirei!
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá! ♡ Demorou mas chegou kkkk ♡ Essa era uma das continuações mais aguardadas por mim e não vejo a hora de poder conferir! Frozen não é a minha animação favorita da Disney, mas tem um espaço no meu coração ♡
    Gostei que o enredo deste segundo filme é bem mais complexo, é algo que de fato a Disney vem fazendo bastante e que tem agradado.
    Que saudades que eu estou desses personagens maravilhosos, principalmente do Olaf ♡
    Preciso conferir esse filme urgente, não estou mais aguentando de curiosidade kkk.
    Adorei o post! Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oiii ❤ Eu amo Frozen e já estava passando da hora desse filme tão maravilhoso ganhar uma continuação. Uma das coisas que mais amei foi o amor fraternal entre as irmãs ter sido o foco e não o amor romântico.
    Ainda não assisti Frozen 2, mas tenho muita vontade, já estou curiosa para saber qual é a ameaça que recaiu sobre Arendelle dessa vez.
    Gostei que os poderes da Elsa serão ainda mais explorados nesse filme.
    Tenho adorado que a Disney tem deixado a infantilização de lado, pois assim temas importantes conseguem ser melhor trabalhados.
    Preciso assistir esse filme!
    Beijos ❤

    ResponderExcluir

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros