Jumanji: Bem-vindo à Selva (2018) | Crítica



 
Com a intenção simples e pura de divertir, o filme alcança bem seu objetivo.



Aqui não temos um obra com intenções revolucionárias e subversivas do gênero aventura e isso fica muito claro quando o filme trabalha seus personagens, se apoiando em estereótipos comuns a nossa sociedade, a patricinha, o atleta, a deslocada e o nerd, um espécie de clube dos cinco (ou seria dos quatro? Tem que assistir pra saber) que vai parar na detenção por motivos diversos e acabam embarcando numa aventura mágica através de um videogame antigo.


Diferentemente da não tentativa de subverter o gênero aventura, o filme subverte os próprios conceitos da franquia Jumanji, onde na sua primeira obra o jogo vinha para o mundo real através de um tabuleiro, dessa vez os personagens são transportados para o mundo do jogo, sendo seus avatares, passando a assumir o papel deles lá dentro, como o The Rock, nerd aqui fora, mas lá dentro é o líder fortão do grupo, a patricinha vira o Jack Black, um arqueólogo inseguro, o atleta se torna um zoologista lento e medroso e a deslocada vira uma bad girl sexy, um analogia e crítica as heroínas sexualizadas nos games.

O filme trabalha muito bem parodiando diversas características do universo dos games, como atributos dos personagens, suas fraqueza e habilidades, as cutscenes,que são minifilmes que existem dentro dos jogos para aprofundar melhor a historia e os NPCs, personagens não-jogáveis que interagem com você e costumam ter respostas prontas.

Destaque para Jack Black e The Rock que com seus personagens são os que mais arrancam risadas durante toda a trama.



Jumanji é engraçado, despretensioso e se aproveita muito bem dos conceitos aos quais a sua premissa supõe,tornando a experiência satisfatória em tela pra quem está disposto a se divertir, sem grande ambições de sair do cinema uma outra pessoa, mas algo garantido é que irás sair sorrindo.

10 comentários:

  1. Gostava muito do original e achei a ideia desse meio doido, mas talvez funcione por ter bastante coisa engraçada e exagerar nos clichês. Achei interessante focarem tanto num estilo de jogo mesmo, fica uma coisa que a gente vê bastante e pra quem já costuma jogar muito deve ser legal poder ter um filme assim. Sei lá, gostei da ideia.
    Agora quando consigo ver é que não sei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O original com Robin Williams é incrível, até hoje eu assisto e me divirto muito.
      Esse filme é pra assistir sem pretensão mesmo de dar muita risada com o Jack Black só de olhar pra cara dele já acho graça.

      Excluir
  2. Sou fã do primeiro Jumanji, confesso que fiquei com o pé atrás quando vi o trailer desse, mas talvez ele seja aquele filme sem pretensão nenhuma pra você assistir a tarde num domingo entediado.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, amei! Achei que seria no estilo do primeiro, mas parece ser bem diferente e mais divertido.
    Gosto dessas paródias, e tem um elenco muito bacana.
    Espero assistir em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Jonny!
    Vamos combinar que é bem diferente do primeiro filme né? Apesar disso, assisti ao trailer e achei um ótimo, uma escolha excelente de elenco, é de fato para arrancar risadas do público.
    Confesso que ainda acho que não vou gostar tanto desse como gosto do outro, mas pretendo assistir.
    Bjs :*

    ResponderExcluir
  5. Ola!!
    Assisti o trailer e gostei muito , assisti o primeiro filme mas esse parece ser bem melhor, adoro filmes de aventura com comédia junto, vou asstir com certeza!!

    ResponderExcluir
  6. Jonny!
    Pela sua resenha, gostei da mudança e da nova adaptação, mesmo porque os atores dentro do jogo são maravilhosos, gosto muito deles e tem esse tom mais hilário, cheio de aventuras e perigos, vou querer ir conferir.
    Deveria ter colocado o trailler, né?
    Assisti o anterior e gostei, tomara que goste ainda mais desse.
    Desejo Um Novo Ano repleto de realizações!!
    “O objetivo de um ano novo não é que nós deveríamos ter um ano novo. É que nós deveríamos ter uma alma nova.”(G. K. Chesterton)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante este filme, gosto de filmes de aventuras, que bom que Jumanji é engraçado e despretensioso, vou procurar o trailer deste filme.

    ResponderExcluir
  8. Eu não assisti o primeiro filme, pra ser sincera nem conhecia, só vim conhecer quando começaram a divulgar. Já vi outras resenhas e criticas sobre o filme e está todo mundo gostando, pra proposta do filme, está agrandando muito, e estou curiosa pra assis6tir, adoro o The Rock e gosto de ver ele fazendo esses papéis diferentes do que estamos habituados a ver ele fazendo.

    ResponderExcluir
  9. Adoro filmes assim pra rir de gargalhar! Mas não supera o clássico com o Robin Williams que eu assisti pela primeira vez na sessão da tarde.

    ResponderExcluir