Maze Runner - A Cura Mortal (2018) | Crítica



E as sagas de distopias teens chegam ao fim no cinema... Ainda bem.

(SEM SPOILERS)

Jogos Vorazes foi uma empreitada interessante no cinema em sua época, abrindo uma nova categoria de filmes que estavam em alta naquele momento, as de séries de livros adolescente, apesar disso havia grande valor em suas conquistas, um filme protagonizado por um jovem mulher, forte, decidida e independente, lutando pela sua sobrevivência e até salvando seu mocinho de morrer. Poucas vezes isso tinha sido visto no cinema americano, e também poucas vezes foi tão lucrativo. Divergente foi uma falha tentativa de reproduzir esse sucesso nos cinemas, com uma atriz fraca ou mal dirigida, com uma trama confusa e rasa, fracassou e teve até seu último filme cancelado. É risível como o cinema tenta replicar os sucessos que surgem por uma boa vontade e empenho de toda uma produção engajada em fazer algo acontece, simplesmente se apoiando numa temática semelhante.

Nunca funciona.


Maze Runner é fruto dessa leva, com um primeiro filme bem estruturado e interessante, com um final muito promissor, elenco principal e de apoio muito carismáticos (meus personagens preferidos não são nem mesmo os protagonistas), o filme tinha potencial para ir além e não ser só mais um filme surfando a onda de distopias teens.

E ele conseguiu em seu segundo capítulo! Prova de Fogo se mostra um thriller de sobrevivência inovador em sua narrativa com diversas cenas interessante, novos personagens ainda mais carismáticos e relevantes, as respostas dadas são satisfatórias, assim como as novas perguntas e seus desfecho angustiante.


E então chegamos em A Cura Mortal, onde os personagens continuam fugindo e resgatando seus companheiros, fugindo e resgatando seus companheiros, fugindo e resgatando… São 2h30 de muita fuga, perseguição, tiros, explosões, torturas e então quando você pensa que vamos avançar um pouco a respeito da trama e dos personagens vem fugas, perseguições, tiros, explosões, torturas… Então o filme se torna cansativo e carente de conteúdo, a história evolui? Sim, mas poderia ter tido 1h a menos, a trama principal do filme que é o resgate de UM personagem parece algo pequeno pra um desfecho de uma saga que trata a respeito do fim do mundo.

E realmente é.

O filme deslancha para uma ação desenfreada que fica cansativo de acompanhar, com soluções Deus ex machina em todas as situações, sempre sendo salvos no último minuto por algo inesperado e até não apresentado pela trama, tirando totalmente o sentimento de urgência que o filme deveria construir nos espectadores, com o desenrolar do longa você passa a esperar o que vai explodir do nada, quem irá atirar por trás ou quem vai trair o inimigo de última hora do nada e sem motivo algum.


O filme é primoroso em suas cenas de ação e elenco, praticamente todos os personagens são interessantes e você lamenta a história  não ir mais a fundo em suas personalidades. Os efeitos especiais estão maravilhosos e a fotografia fria combina muito bem com a sociedade e o mundo em que eles vivem. Para quem está em busca de ótima cenas de ação filme é uma boa pedida.

Maze Runner possui um elenco forte e carismático que fica jogado quase a segundo plano devido o frenesi das cenas de ação, salvo dois momentos específicos que somos capazes de nos conectarmos melhor a eles, finalizando sua saga com um filme sem sabor e que não deve deixar muitas saudades ou lições, com um final fácil, previsível e sem grande impacto.


13 comentários:

  1. Olha, não sei o que foi feito nesse desfecho da trama aí no filme, mas posso dizer que no livro quando fui ler meio que passei umas raivas pelo final, então espero não passar com esse porque até agora gostei tanto dos filmes... Tá melhor que os livros pra mim, acho que podem fazer um final mais interessante de se ver. E é, pode ter lá muita ação e correria e correria e mais correria e fuga, mas se me lembro do que li era basicamente isso xD
    Gosto do que fizeram com a história nesses filmes e estou curiosa pra ver se ficou um final bom de assistir. Parece legal.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Realmente os filmes de Jogos Vorazes foram bons, já a série Divergente deixou muito a desejar, tanto que, como você disse, o último filme foi cancelado, não li os livros da série Maze Runner, e nem tenho muita vontade de assistir aos filmes, mas já reparou que eles deixam um pouco a desejar justo no último filme, uma pena mesmo que os dois primeiros tenham sido tão bons e que mesmo com todos esses aspectos positivos o último filme não tenha funcionado tão bem.

    ResponderExcluir
  3. Olá!! Assisti todos os filmes de jogos Vorazes e gostei muito, não li os livros da série Maze Runner mas já assisti aos filmes que foram lançados e gostei bastante, adoro filmes com muita ação, suspense e luta pela sobrevivência, mas é uma pena que a continuação do filme seja tão cansativo de acompanhar!!

    ResponderExcluir
  4. Eu assisti os dois primeiros filmes e só cheguei a ler o primeiro livro mas eu tô muito curiosa em assistir esse novo filme porque disseram que ele tem mais ação que os outros dois mas a única coisa ruim é que eu soube que esse seria o último filme da série

    ResponderExcluir
  5. Me cansei de distopias, atualmente vejo somente as adaptações. Jogos Vorazes foi a que mais gostei, mas como sofri. A sua não é a primeira resenha que leio a salientar que o filme é cansativo. Eu não vi nenhum dos filmes nem sei muito bem do que se trata o enredo, mas quero conferir em breve.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu ainda não assitir ao filme, mas está programado para eu ir. Estou muito ansiosa, já que eu sigo essa franquia desde de muito tempo, apesar de não ter lido livro nenhum, mas gosto da trama. Eu espero gosta muito do final da franquia e ter uma boa resposta para tudo..

    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  7. Jonny!
    Mesmo com suas ressalvas, acredito que seja um ótimo filme.
    Assisti os anteriores e gostaria de ter oportunidade de assistir essa continuação da série.
    Fiquei impressionada com a recuperação do Dylan O'Brien e ainda mais por ele querer continuar a filmagem, já que os traumatismos foram devido a filmagem do filme, merece ao menos que assistamos, concorda?
    Desejo uma ótima semana!
    “Que o novo ano que se inicia seja repleto de felicidades e conquistas. Feliz ano novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Só posso dizer que amo muito essa série e o Dylan (rs), quero muito ler os livros mas não vou aguentar esperar pra assistir ao final.

    ResponderExcluir
  9. Olha, desde o primeiro filme eu vi muita ação e pouco conteúdo, mas ainda sim eu gostei dos filmes. No segundo, realmente deu aquela melhorada e aquele plot twist, pra mim foi, já que não li os livros. Ainda não vi o terceiro filme, provavelmente vou gostar também, não sou nenhuma crítica e quase nunca assisto filmes que sei que não vou gostar, só pelo elenco do filme, que traz o meu Dylan eu já quero ver, provavelmente não vai ser um dos filmes favoritos da minha vida, tipo aqueles que tenho no pc ou estou toda hr revendo na Netflix, mas mesmo assim estou ansiosa pra ver.

    ResponderExcluir
  10. Só o primeiro livro e assisti o primeiro filme, quero muito ler os próximos e assistir aos filmes, mesmo achando que o primeiro filme não foi muito bom, mas tem uma fotografia ótima espero que esse mesmo que não tenhamos uma conexão com os personagens que as cenas de ação compense já que o elenco é muito fofo.

    ResponderExcluir
  11. Oi Jonny
    Se eu já tinha achado as duas produções anteriores o máximo, imagine essa... Confesso que minha maior curiosidade é o que vai acontecer com a Teresa, como não li os livros não sei o final dela, mas espero que seja bem ruim, rsrs. Adoro as cenas de ação com o Thomas, já imaginava que esse filme teria mais, e adorei. Quero assistir logo, é triste chegar no fim, mas tô bem curiosa por ele... Como gosto das cenas, mesmo sendo repetitivas, talvez não concorde com você sobre diminuírem o tempo de duração, mas aí já é gosto né? rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Jonny!!
    Para falar bem a verdade não assistir nenhum dos filmes dessa trilogia. Assisti recentemente o trailer do último realmente tem muita ação mas não estou tão entusiasmada assim para ir ao cinema ver esse filme.
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Li somente o primeiro livro da série Maze Runner, e assisti alguns filmes, mas acabei não me interessando muito em ler os livros ou assistir os filmes. Uma pena que apesar deste filme ter personagens interessantes, a história acaba não indo mais a fundo das personalidades dos personagens.
    Quem sabe futuramente eu continue lendo a série e assista os filmes de Maze Runner.

    ResponderExcluir

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros