Três Anúncios Para um Crime (2018) | Crítica



2018 já tem seu melhor filme?

Três anúncios para um crime é um filme carregado.

Carregado de sentimentos, como pesar, culpa, angústia, revolta, raiva, injustiça e amor. Lá no fundo existe muito amor por trás dessa trama esplendorosa sobre os conflitos humanos, que explora de forma magnífica todas as nossa imperfeições, mesmo no caos somos capazes de evoluir e aprender a sermos melhor. 


Uma mulher ao ter sua filha morta, estuprada e queimada decide denunciar esse crime em três outdoors de sua pacata cidade em busca de justiça. Essa premissa cruel, e genial, é o ponto de partida dessa história que movimenta principalmente a vida de três personagens que concorrem ao Oscar esse ano com seus papéis. E essas indicações não são à toa, todos eles conseguem passar toda e qualquer emoção, conflito ou dor que seus personagens sentem durante a trama com maestria, sem jamais parecer irreal ou inflado, já que todos são imperfeitos, sem papéis maniqueístas dividindo mocinhos e vilões.


Todos os personagens são bem construídos e tem seus momentos para brilhar durante o filme, são complexos, mas são simples também em contrapartida, são pessoas que você é capaz de reconhecer como alguém próximo a você, alguém que você pode admirar, mas também pode odiar de vez em quando. Os detalhes de cada fala, de cada gesto e olhar são relevantes para se entender melhor quem são essas pessoas e porque elas são como são.

O filme critica a hipocrisia e inércia da sociedade que sempre prefere jogar os escândalos para debaixo do tapete do que enfrentá-los, mas quando alguém decide falar sobre o que realmente importa é tratado como louco ou insensível. O roteiro é algo muito original e ousado para os dias de hoje, já que a maioria prefere não encarar esses conflitos, mesmo que no cinema. A trilha sonora e fotografia sépia evoca uma sentimento de solidão que permeia por toda a trama, é difícil não se envolver com as dores dos personagens, aliás é preciso fazer isso para apreciar esse filme em sua totalidade.


Frances McDormand, que interpreta a mãe, é uma força da natureza, alguém que transformou toda sua dor em uma fortaleza, e é lindo de apreciar sua ternura e bondade mesmo nas horas mais incomuns.

Nada neste ano poderá justificar a sua perda da estatueta do Oscar caso isso aconteça. 
Nada.

O filme concorre a 7 Oscars esse ano e minha torcida está com ele, mesmo sabendo que A Forma da Água (terá crítica em breve aqui no blog) pode levar a grande maioria, não quer dizer necessariamente que mereça.


20 comentários:

  1. Jonny!
    Gosto muito dos filmes que trazem crítica sobre a hipocrisia social e suas consequências.
    Os atores são fantásticos e espero que o filme leva várias estatuetas no Oscar, pois bem merece.
    Um feriado de alegria e moderação e desejo uma ótima semana!
    “Ninguém é assim tão velho que não acredite que poderá viver por mais um ano.” (Cícero)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  2. Oii Jonny
    Mesmo o pano de fundo sendo o "ódio" dá para fazer que o diretor tratou isso com um humor negro em toda a história, principalmente com a personagem Mildred, que pelo visto foi uma escolha e tanto de atriz, já que só pelo trailer vemos que ela arrasou nesse papel. Achei interessante também o ponto de mostrar os policiais, e o que podem fazer com o seu "poder" - ou o poder que eles imaginam ter, e claro, como o racismo é tratado, como todos da cidade já se acostumaram com esse ódio ... É como você disse, é um filme para levantarmos questões com nós mesmos, e não só isso, também com o que acontece a nossa volta e até que ponto permitimos... Já conhecia um pouco sobre o filme, e cada crítica que leia me empolga mais a assistir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eita, mas só a premissa é forte demais mesmo. Que isso. Gostei. E filme que concorre ao Oscar já chama atenção porque dá curiosidade pra ver como é, se tem tanta emoção e força assim mesmo pra ter ganhado indicações. E nossa, essa ideia de mostrar como a sociedade lida com escândalos é um critica e tanto. Parece fazer pensar e deve ser um drama só acompanhar a jornada dessa mulher. Deu vontade de ver.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jonny!
    A trama de Três Anúncios para um Crime parece ser bem densa e pesada... e como prefiro filmes leves e divertidos dificilmente eu assistiria esse filme... Mas achei bacana sua crítica, depois nos conta quantos Oscars ele ganhou...
    Ficarei aguardando sua critica sobre A Forma da Água.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Oi mano, acabei de abrir a revista veja e vi que tava falando desse livro e agora venho aqui no blog e vejo essa critica que me deixou bastante curiosa pra ver o filme, só na verdade de ver as imagens já to sentindo aqui uma pena por essa mulher. Vou procurar um jeito de assitsir esse filme.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei super chocada e interessa por este filme, realmente parece ser um super drama, devido a tudo o que a protagonista passa.Com atores de peso. Fiquei muito curiosa para conferir.

    ResponderExcluir
  7. Oi Jonny.
    Adorei a premissa desse filme.
    Que coisa horrível aconteceu com a filha dessa mulher. Ela realmente precisou de muita coragem para denunciar esse crime por meio de outdoors. As pessoas preferem não falar sobre coisas ruins que acontecem nas suas vidas, ainda mais para estranhos.
    Estou bastante curiosa para ver esse filme e ver o desenrolar dessa história.
    Espero que ele ganhe alguns prêmios.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá! O filme é bem intenso mesmo, super merecido que ele tenha tantas indicações ao Oscar, espero que ele leve alguns prêmios, pois o enredo é ótimo e a atuação dos atores foi fantástica.

    ResponderExcluir
  9. Oi! Esse filme despertou diversas emoções, que atuações espetaculares. Um filme que retrata coisas cotidianas mas de uma forme feroz.

    ResponderExcluir
  10. Sempre vi fotos desse filme no instagram, pessoas comentando mas nunca li a sinopse nem nada. Agora lendo a critica eu me arrependo, quero muito ver esse filme! A história é bem forte e pesada mas parece trazer uma carga que nos faz refletir sobre todos os problemas que as autoridades tentam encobrir. Parece muito bom.

    ResponderExcluir
  11. Eu estou doida pra ver esse filme! Essa história realmente parece ser genial e bem impactante. Eu já vi bastante gente elogiar esse filme, e pelo jeito realmente mereço o Oscar. Quero assistir antes da premiação :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oiee!
    Amei o filme, não o conhecia e me interessou muito, a força dessa mulher é incrível, depois do que passou ainda tem forças pra se erguer e procurar sua justiça.
    Espero que ganhe ao menos uma estatueta, vou ficar na torcida.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Olá Jonny ;)
    Estou vendo críticas bem mistas sobre o filme, mas li uma que me fez dar um "passo atrás" e ficar receosa em ver.
    Gostei dos seus comentários, e como sei que filmes que envolvem crimes de estupro sempre me tocam muito, vou dar uma chance para "Três Anúncios Para um Crime". Quero muito ver "A Forma da Água" também!
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Eu não sou de assistir filmes com temáticas mais "pesadas", embora deveria. Quando leio essas resenhas sempre coloco nos favoritos pra lembrar de assistir mas sempre acabo esquecendo ou deixando pra lá. Espero que o filme ganhe alguma das estatuetas do Oscar, ainda mais pro tratar de um tema tão impostante e que precisa ser falado sempre.

    ResponderExcluir
  15. Adorei o filme! Ele tem um clima pesado em alguns momentos, mas isso não torna ele um filme que não seja envolvente. Fiquei emocionada em alguns momentos, com raiva de alguns personagens em outros. Na verdade, eles não são divididos entre mocinhos e vilões. Todos eles tem um pouco de cada coisa, então tiveram momentos que senti um pouco de cada coisa por cada um. Achei a fotografia do filme bonita, achei as atuações ótimas. O Oscar está chegando e não assisti nem metade dos filmes (eu acho), mas não ficarei surpresa se esse ganhar algumas estatuetas.

    ResponderExcluir
  16. A minha torcida tbm é pra ele. Pra mim, Golden Globe é um termômetro para o Oscar, e Três Anúncios para um Crime levou roteiro, ator coadjuvante, atriz e filme, então espero muito que isso seja um prenúncio.

    ResponderExcluir
  17. Realmente o filme é muito impactante a história da mãe da garota é intensaoe imaginar que a garota passou é complicado eu quero muito ver esse filme porque é impossível que a história e o trailer não chame a atenção

    ResponderExcluir
  18. Sabe que eu ainda não conhecia o filme. Li "por cima" a lista dos indicados ao Oscar, mas gente, preciso assisti-lo já!
    Que história triste e original ao mesmo tempo.
    Deve ser um filme muito emocionante, e realmente, demarca a estupidez e hipocrisia da sociedade!
    Preciso assistir logo!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Jonny!
    Já tem um tempinho que não vou ao cinema para ver um bom filme! Mas esse sem dúvida é um filme que vai me tirar da zona de conforto. Quero muito assistir esse filme é comprovar que ele merece os muito elogios que a história vem recebendo.
    Bjos

    ResponderExcluir

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros