[Delírios Acadêmicos] Ler e Compreender - Ingedore Villaça Kohr e Vanda Maria Elias

Editora: Contexto
Paginas: 216
Classificação:

Sinopse:Ingedore V. Koch, uma das mais importantes autoras de obras de Língua Portuguesa e Lingüística em nosso país, com a colaboração de Vanda Maria Elias, apresenta neste livro seu pensamento sistematizado como uma ponte entre teorias sobre texto e leitura e práticas docentes. Escrito, principalmente, para professores do ensino fundamental e médio, 'Ler e compreender' simplifica sem banalizar as concepções da professora Ingedore. A leitura de um texto exige muito mais que o simples conhecimento lingüístico compartilhado pelos interlocutores - o leitor é, necessariamente, levado a mobilizar uma série de estratégias, com o fim de preencher as lacunas e participar, de forma ativa, da construção do sentido. Dessa forma, autor e leitor devem ser vistos como estrategistas na interação pela linguagem. O objetivo deste livro é, portanto, apresentar, de forma simples e didática, as principais estratégias que os leitores têm à sua disposição para construir um sentido que seja compatível com a proposta apresentada pelo seu produtor.


Eu demorei um pouco a resenhar esse livro, pois com profunda tristeza recebi a notícia que uma das autoras desse livro nos deixou para seguir para o plano espiritual. Ingedore Villaça Koch foi uma grande linguista e deixou grandes contribuições para os estudos do texto, esperamos que onde quer que ela esteja possa olhar para cá e ver que seus estudos perpetuaram e ajudaram muitos.

Em Ler e Compreender as autoras fazem um panorama bem completo sobre os sentidos do texto e como os leitores o constroem.

É interessante ressaltar que para além dos fatores linguísticos de codificação da língua Koch e Elias se debruçam sobre os fatores extralinguisticos de significação e construção de sentidos. 

Diferente de outras teorias que afirmam que o sentido deve ser construído a partir de informações dadas no texto, as autoras levam em consideração fatores além até mesmo do contexto de leitura, mas do processo de significação que perpassa as experiências anteriores do leitor, seu conhecimento, propósito comunicativo, etc.

Para estudiosos do texto esse é um ótimo material base para estudos de construção de significado, intertextualidade, dentre várias outras áreas no estudo do texto.

Para quem vai prestar exames que necessitem de um grande conhecimento de interpretação textual, esse livro toca em pontos interessantes para reflexões de como chegar ao sentido do texto de forma satisfatória e completa.

Eu adoro essa capa, acho ela bem reflexiva. A diagramação me incomodou um pouquinho por conta da letra colorida, mas o livro é todo cheio de figuras, quadros e textos de exemplo que configuram de maneira mais simples o entendimento da teoria. Recomendo para profissionais do texto e quem tiver dificuldade em interpretação textual.

16 comentários:

  1. Legal esse livro e pra quem já é estudado no assunto só acrescenta mais conhecimento. Achei bacana porque deve dar umas ideias ao leitor do porque ele sente o que sente a cada livro, como a experiência em ler vai influenciar em outras leituras, no que ele vai sentir e perceber e essas coisas. Não só pelo texto, mas pela compreensão. Parece interessante.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Priscila.

    A dificuldade da interpretação textual acontece a todo instante, em diversos meios. Então, sob uma análise precisa, é perceptível o quão preciso é, a leitura desse livro.

    O livro apresenta claros sinais de fornecimento percepção e esclarecimento, o tornando rico em detalhes e de livre acesso a informações prestigiosas.

    ResponderExcluir
  3. Eu amo interpretação textual, acho que o mundo precisa urgentemente de mais interpretação textual. Esse livro é maravilhoso demais e sem dúvidas uma grande ajuda para quem trabalha no meio. Capa realmente belíssima, com certeza vou deixar ele guardadinho comigo porque é uma leitura muito importante.

    ResponderExcluir
  4. Oi Priscila,
    Que interessante esse livro, sempre é bom dicas que ajudem na melhor compreensão de textos.
    Não é apenas ler um texto, e sim, saber como interpreta-lo. Acho que é grande a dificuldade das pessoas em conseguirem interpretarem o que leram. Então, esse livro é uma leitura mais do que valiosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Priscila,
    Não sou muito de ler livros assim, mas acho que pra quem é da área deve ser bem importante. Interpretação de texto é muito importante, as pessoas acham que saber ler já é tudo, mas não é bem assim.

    ResponderExcluir
  6. Olá Priscila,
    Livros com esse tema é muito importante.
    Ler por ler todos fazem assim, saber interpretar o que lê fica complicado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Priscila!
    Acredito então que o livro deve ser bom para todos nós que somos inflenciadores através de nossas resenhas e aavaliações. Material precioso para aprimorarmos nosso conhecimentos e repassá-los de uma forma melhor.
    Gostei.
    Uma semana cheia de luz e paz!
    “Sou uma pessoa insegura, indecisa, sem rumo na vida, sem leme para me guiar: na verdade não sei o que fazer comigo.” (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JUNHO - 5 GANHADORES
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  8. Olá Priscila,
    achei esse livro muito interessante e acho que ele devia ser leitura obrigatória em todas as escolas do país.
    Muitas pessoas tem problemas pra interpretar textos e esse livro parece ser bom para ajudar com essa questão.
    Tbm gostei da capa desse livro.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Priscila!!
    Conheço muito bem esse livro pois foi um dos que utilizei na Universidade quando estudava a disciplina Língua Portuguesa I. É um livro muito bom até hoje indico para amigos. É também fiquei muito triste com a noticia da morte da autora Ingedore Villaça Koch.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  10. Olá! O livro parece ser bem interessante, trabalho em uma escola e vou indicar para os professores aqui, afinal o livro aborda um tema muito importante de maneira mais fácil e prática de entendimento.

    ResponderExcluir
  11. Não é um gênero que eu costume ler, mas somente quando me deparo com livros do seguimento é percebo como a língua portuguesa é difícil. E atualmente falta muita interpretação de texto, principalmente nas redes sociais.

    ResponderExcluir
  12. Oi Pri,
    No mundo atual todos deveriam ler esse livro! Confesso que por ler bastante tenho uma interpretação boa, mas vejo cada erro de interpretação grotesco por aí, que dá medo!
    Entendo que nossa língua é complexa, por isso achei o livro bem interessante, principalmente para quem presta concursos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro nem suas autora, mas fiquei bastante triste pela morte da Ingedore Villaça Koch, mas acho bem legal esse legado que ela deixa através de seus livros e acaba sendo uma forma que conhecer a autora, pois gostei bastante o tema que ela aborda no seu livro, pois é esse compreender, interpretar e um tema importante, que nos segue a vida toda independente do que iremos fazer e muitas vezes nos falta !!

    ResponderExcluir
  14. Eu acho que o que mais acontece hoje em dia, é lermos determinadas coisas e termos uma interpretação totalmente errada do que na realidade estava sendo passado, mostra o quão é importante saber e entender o que se está lendo. Interessante o livro pra quem quer se aprofundar e melhorar o conhecimento nesse assunto.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Bom, estou precisando de boas dicas né.. hahaha
    Gostei do livro, realmente é uma ótima pedida, assim poderá ajudar muitas pessoas com problema em relação ao texto né..

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  16. Apesar de não ser um gênero literário que o costume ler o livro Pareceu ser bem interessante por abordar as questões da Língua Portuguesa e seus aprendizados Acho que deve ser uma leitura bem Walita

    ResponderExcluir

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros