Dicas Para Se Organizar em 2019

"Viver Não Cabe no Lattes", então como manter todos os meus compromissos em dia?

Uma das coisas que sempre me perguntam é como eu consigo manter uma vida completamente organizada sem perder nenhum compromisso e manter blog, instagram e ter uma vida pessoal. Meu segredo? Organização. Hoje vou dar cinco dicas de como você pode se organizar para conseguir cumprir todos os seus compromissos e ainda ler seus livrinhos em paz.


1. Faça Uma Lista de Metas

É importante saber quais são seus objetivos, se não conseguir fazer metas para um ano, comece pequeno. Faça uma lista do que quer conquistas naquela semana, se você estuda, trabalha, tem um blog ou instagram literário, se tem provas, se tem marido e filho tudo isso conta na hora de organizar uma lista de metas. 

Eu faço pós graduação, cuido do blog e do instagram e outras redes sociais, então geralmente minhas metas semanais envolvem comparecer as aulas, escrever, fotografar e manter as redes sociais do blog ativas. A partir disso eu consigo visualizar o que quero que funcione naquela semana e aí venho com o segundo passo.



2. Trace Estratégias Parar Realizar Essas Metas

Ok, agora que você sabe o que quer realizar o como você vai realizar aquilo é o próximo passo. Se minha meta naquela semana é estudar para as provas da escola ou faculdade o que eu preciso fazer? Primeiro no caso, preciso organizar quais são as matérias e organizá-la dentro dos horários que tenho para estudar.

Geralmente essa é a parte mais difícil de cumprir, ser disciplinado e seguir uma cartilha de coisas para alcançar suas metas nem sempre é fácil, há dias em que você vai ter de se adaptar e tá tudo bem, estratégias podem ser mudadas a todo momento, o importante é não sair do foco.

3. Monte Um Cronograma Com Suas Atividades

Montar um cronograma com todas as suas atividades e como irá executá-las é essencial e imprescindível para que você consiga se organizar. Liste o que precisa fazer, se não tem costume de fazer isso faça uma lista diária, minha dica é que você faça sempre no dia anterior para que possa visualizar suas atividades melhor. Hoje eu faço uma lista semanal de atividades e delas já consigo derivar outras listas, por exemplo, tenho uma lista diária de atividades, uma lista diária de coisas para o blog e uma lista para meus estudos.

Aqui é importante dizer que você vai precisa de planner, bullet journal, agenda, caderno ou qualquer outra coisa para se organizar e com o tempo vai precisar de mais de um. Acredite chega um momento que é terapêutico até preencher mais de uma lista. Hoje eu mantenho uma agenda e um planner, mas já estou planejando adquirir um planner de mesa para organizar outras coisas da vida.


4. Tente Manter o Foco

Quando você tem algo em mente é importante manter o foco, principalmente se sua agenda for muito corrida. Estudar, trabalhar e ter uma vida social não é fácil e por vezes você terá que manter o foco para que as três consigam funcionar em harmonia.

Se você chegou a conclusão que para se dar bem em uma prova terá de estudar duas horas por dia até lá, durante essas duas horas tente se desligar de tudo e manter total atenção nos estudos. Se tem um trabalho para entregar e para cumpri-lo levará uma manhã, tente se concentrar naquilo durante a manhã até conclui-lo. Frequentemente enquanto cumpria minhas estratégias me distraía com whatsapp ou com minhas redes sociais e isso acabava me atrapalhando, uma tarefa que estava programada para acontecer em vinte minutos facilmente se transformava em uma de quarenta, pois eu me distraía conversando ou mesmo falando algo no twitter. Essa confesso ainda é minha principal dificuldade, manter o foco naquilo que estou fazendo, mas descobri uma estratégia interessante para quem se distrai facilmente que está me ajudando muito a estudar (depois pretendo falar um pouco sobre isso aqui no blog).

5. Aprenda a Se Adaptar

É quase impossível que a vida siga uma receita de bolo, muitas vezes há coisas que fogem de nosso controle, você pode se programar para estudar ao chegar em casa da faculdade e de repente seu ônibus atrasa, você pega um trânsito e não consegue chegar na hora. A vida as vezes acontece e tá tudo bem, se naquela semana você atrasou ou não conseguiu fazer tudo que estava na sua agenda e em suas listas, não tem problema, você consegue readaptar suas metas e estratégias para recuperar o tempo perdido. Não se torture ou se sinta culpado por isso, a ideia é que você tenha metas para se organizar melhor e não que essas metas controlem sua vida. 

Enfim, é isso que hoje eu estou seguindo e até o momento tem dado certo para organizar minha vida que é uma loucura as vezes. Espero ter ajudado de alguma forma. 






9 comentários:

  1. Pra quem tem as coisas bem corridas isso é ótimo, organizar, tentar arrumar um jeito pra fazer tudo e ainda arrumar um tempo e nao viver de estresse querendo fazer as coisas e não tendo como. Ah são dicas ótimas. Queria tentar umas estratégias assim.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo organização, apesar de não utilizar nenhumas dessas dicas.
    Ainda abuso da memória, e separo uma hora para cada coisa.
    Gostei das suas dicas, vou tentar incluir no meu dia a dia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Pri,
    Me surpreendi em como consegui me organizar mais em 2018, mas ainda preciso me adaptar mais.
    Fazer listas sempre é uma boa, é o que tento fazer, agora o foco é difícil viu kkkk
    Gostei das dicas ..
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Priscila
    Não tenho costume de fazer listas, mas quando tenho muitas coisas para fazer anoto e sigo.
    Sei que preciso me organizar mais, vou começar com listas pequenas até adaptar.
    Agora como estou de férias estou bem zen.
    Obrigada pelas dicas, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Estou pensando seriamente em seguir as dicas e criar uma rotina, todo ano sou mto desorganizada com q minha vida. vou salvar as dicas, principalmente a de fazer uma lista de metas.

    ResponderExcluir
  6. Amei!! Sempre quis ter um planner, mas sabia que seria jogar dinheiro fora pq mal mantenho uma agenda kkkk Mas esse assunto foi muito importante pra mim porque esse ano começo meu TCC e sei que se eu não me programar, vou acabar atolada e no mesmo lugar de sempre. Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eita que eu não sou muito boa com essas coisas de metas e organização, e não é por falta de tentativas, acredito que a minha maior dificuldade seja em manter o foco, espero que 2019 seja o ano que eu consiga superar esse problema e consiga, enfim, cumprir minhas metas.

    ResponderExcluir
  8. Eu amo pesquisar sobre organização. Ano passado, o uso aplicado de uma simples agendinha me ajudou bastante a manter as coisas nos trilhos (desandou um pouquinho no final do ano, mas acontece). Este ano estou tentando adotar o bujo, mas confesso que dá uma preguicinha fazer tudo à mão, então é capaz de eu adotar o planner. Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  9. Priscila!
    Bem interessantes todas suas dicas, mas... para mim não dá certo...kkkkk
    Já começa logo no primeiro item, porque não costumo traçar metas, agora gosto de traçar objetivos para pelo menos um semana, nada muito longevo e goto de ter tudo anotado para poder ver como anda minha evolução, mas sem muitas cobranças, sabe?
    Está de parabéns por sua super organização.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir