|Delírios Acadêmicos| Discurso e Poder - Teuna A. Van Dijk


Editora: Contexto
Páginas: 288
Classificação:

Sinopse: O discurso controla mentes e mentes controlam ação. Isso significa que, para aqueles que estão no poder, é crucial controlar, em primeiro lugar, o discurso. Mas de que modo uma entonação específica, um pronome, uma manchete jornalística, um tópico, um item lexical, uma metáfora, uma cor ou um ângulo de câmera se relacionam a algo tão abstrato e geral como as relações de poder na sociedade? Este livro analisa as formas de abuso de poder ? manipulação, doutrinação e desinformação ? que resultam em desigualdade e injustiça sociais. Utilizando como instrumento a Análise de Discurso Crítica, Teun van Dijk desenvolve ferramentas de análise e as aplica em exemplos concretos como notícias jornalísticas, livros didáticos e discursos políticos. Obra importante para sociólogos, antropólogos, cientistas políticos, críticos culturais, jornalistas, lingüistas e analistas do discurso.


Em tempos controversos como os que vivemos hoje, para quem estuda Análise do Discurso, Discurso e Poder é leitura mais do que obrigatória, é um importante apoio e necessário para a compreensão dos discursos dos poderosos de hoje e do jogo de poder que impera e imperou ao longo de séculos, já que a manipulação através do discurso não é nenhuma novidade e vem sendo discutida desde que se começou a explanar sobre oratória séculos atrás.

Teun A. Van Dijk explora de maneira didática e bem embasada como os Discursos controlam ações, que controlam as massas e fazem com que os poderosos fiquem cada vez mais poderosos. Com análises de manchetes de jornal, tópicos discursivos e de discursos políticos o autor nos leva a perceber que discursos são práticas sociais e como tal deve ser analisado também culturalmente, socialmente, historicamente e politicamente.

"(...) nossa principal perspectiva encontra-se nas formas como esse poder é exercido, manifestado, descrito, disfarçado ou legitimado por textos e declarações orais dentro do contexto social." (p.39)

Além disso, o autor também aborda os mecanismos de controle social através da manipulação oratória, o que eu  considero de fundamental importância para que possamos analisar a conjuntura política que vivemos atualmente em âmbito nacional e mundial. Como não lembrar de discursos desastrosos que são aplaudidos como os do presidente americano Donald Trump e sua versão paraguaia e despreparada que habita nosso país? Muitas vezes não conseguimos entender como personagens assim conseguem atingir tantas pessoas com discursos rasos e muitas vezes sem lógica, mas como Van Dijk aborda

"A análise das estruturas de poder permite-nos arrolar outras categorias relevantes, especificamente aquelas dimensões do poder que podem ter algum impacto sobre o discurso e sobre suas estruturas(...)" (p.54)

Além disso, destaca-se também a importância da Análise do Discurso Crítica como teoria que permite ao pesquisador posicionar-se, deixando de lado a imparcialidade proposta pela Análise do Discurso, aqui o pesquisador se coloca ao lado das instituições e grupos que acabam por ser manipuladas e oprimidas por esses mecanismos de obtenção e manutenção do poder. 

O estudo do autor sobre racismo foi o que pautou o início dessa reflexão e mostra que os discursos estão impregnados de preconceitos institucionalizados e maquiados para que as instituições da época pudessem manter o apartheid que acontecia. A teoria de Van Dijk atualmente norteia parte das minhas pesquisas e pessoalmente foi de grande impacto na minha maneira de conduzir todas elas. (Para quem não sabe eu atualmente faço mestrado em Linguística e minha área de pesquisa é o discurso que envolve o feminino, o que inclui feminismo, machismo e afins).

Eu gosto bastante dessa capa, acho que as cores de certa forma remetem bem ao que o autor se propôs. A diagramação está boa, mas gostaria de folhas mais amareladas, pois para quem tem astigmatismo como eu folhas claras "cansam a vista" mais rápido. Enfim, recomendo a quem se interessa por analisar discursos e talvez entender um pouco mais a conjuntura política atual.


10 comentários:

  1. Apesar de nunca ter lido nada do tipo, gosto muito de livros desse jeito. Gosto de discursos e suas análises e entendimentos, é uma coisa que me chama a atenção para aprender bem mais e prestar atenção nas entrelinhas que sempre passam despercebidas.

    ResponderExcluir
  2. É um tema muito interessante de ser discutido, muito relevante aprender sobre, mas preciso confessar que acharia a leitura um tanto cansativa - mesmo sendo obrigatória para um curso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não leria no momento. Parece pesado. Espero que não seja um desses autores que tem uma teoria até simples de entender, mas usa palavras e explicações tão complexas para demonstrar erudição que a coisa fica quase ininteligível.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Também achei a capa desse livro bem interessante, acredito que toda leitura que nos faça refletir, principalmente no cenário atual no qual estamos, onde as incertezas são as nossas únicas certezas, é válida. Realmente um discurso bem elaborado pode controlar muitas pessoas, acredito que Hitler é um exemplo disso.

    ResponderExcluir
  5. Priscila!
    Acredito que seja um livro importantíssimo para todos, porque diante da manipulação da massa que os oradores fazem e levam aos que assistem a ficarem 'vidrados', temos de aprender a identificar como o discurso é elaborado e descobrir os recursos dessa manipulação.
    Final de semana maravilhoso!
    “Que a paz, a saúde e o amor estejam presentes em todos os dias deste novo ano que se inicia. Feliz Ano Novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Oi, Priscila!
    Não costumo ler livros de não ficção ou didáticos, mas me interessei por Discurso e Poder, o assunto da manipulação oratória foi o que mais me chamou a atenção, assim como você foge da minha compreensão como indivíduos desse tipo, despreparados, conseguem manipular tantas pessoas, gostaria de tentar conpreender a atual conjuntura política em que estamos vivendo...
    Enfim, valeu pela dica, anotada! Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Priscila
    Esse livro é importante para conseguirmos entender o que tem por trás dos belos discursos dos políticos e entre outros que costumam lidar com a sociedade.
    Obrigada pela dica, beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Priscila!!
    Parece que esse livro é muito interessante, não é um tipo de leitura que lemos para nos distrair, mas sim para aprender mais sobre o poder da oratória e como ela pode ser um arma tão letal pois quem tem o dom da palavra pode manipular uma nação.
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei muito da Vibe piscicologica que tem este livro e como ele aborda a questão de como os discursos conseguem influenciar a gente mas não é bem livro que chama muito a minha atenção

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da sua resenha pretendo com certeza lê-lo!
    Achei interessantíssimo porque há uma grande influência através da oratório e importante demais compreendermos quando estamos sendo manipulados, por quem,e por que.
    bjs

    ResponderExcluir