[Delírios Acadêmicos] Dicionário de Análise do Discurso - Dominique Maingueneau e Patrick Charaudeau


Sinopse: Não é à toa que a Análise de Discurso apresenta-se hoje como uma disciplina emergente e um campo de pesquisas cada vez mais presente no cenário das Ciências Humanas. Neste livro, Charaudeau e Maingueneau, duas das maiores autoridades mundiais no assunto, fazem um mapeamento completo dos principais conceitos da Análise do Discurso, por meio de mais de quatrocentos verbetes, escritos com a colaboração de cerca de trinta dos mais conceituados especialistas internacionais da área. A edição brasileira que o leitor tem nas mãos - fruto de uma caprichada e criteriosa tradução, confiada a um seleto grupo de estudiosos e pesquisadores nacionais do assunto - é uma obra de referência pioneira, até aqui única no gênero. E, por isso mesmo, indispensável a todos os que se dedicam a analisar a construção e a desconstrução de sentidos presentes na fala e no texto.


Editora: Contexto
Páginas: 555
Classificação: 
Onde Comprar:  https://amzn.to/2Zt5gQH

Imaginem conseguir ter acesso aos principais conceitos de certa teoria, isso não seria maravilhoso? Foi nesse espírito que comecei a trabalhar com o Dicionário da Análise do Discurso.


Atualmente como vocês já estão cansados de saber eu estou trabalhando no meu projeto de dissertação que deverá ser entregue nos próximos dias, está sendo um momento de muitas leituras, tantas que eu as vezes até me perco em certos momentos e é aí que entram manuais como esse dicionários.

Escrito pelos dois principais teóricos e pesquisadores da Análise do Discurso, Dominique Maingueneau e Patrick Charaudiau, esse livro se propõe a reunir em um só volume os principais conceitos propostos pela teoria. Se tornando uma ótima ferramenta para pesquisadores de todo o mundo.

Esse livro funciona assim como qualquer outro dicionário, você vai até o verbete o qual quer saber a definição e lá estarão não apenas uma definição prévia, mas também alguns questionamentos e críticas feitas. É realmente um livro para consulta rápida e certeira para quem estuda o assunto.

No meu caso foi mais que uma mão na roda já que estou trabalhando com quatro conceitos diferentes em AD e conversando eles com outras teorias da Linguística, e só isso me levaria mais de dois anos se eu fosse me aprofundar em cada leitura, então através do Dicionário eu consegui de maneira mais rápida e certeira o acesso a esses conteúdos. 

Uma das coisas que tenho aprendido a prestar mais atenção quando pego um livro mais técnico é na tradução, pois creiam já achei coisas bem bizarras nesse quesito e mais uma vez a Editora Contexto nos entregou um trabalho primoroso de tradução e diagramação nesse livro. Eu peguei o Dicionaire em francês e realmente a tradução chega bem perto e não atrapalha em nada na compreensão.

Eu só gostaria que a editora também lançasse a edição digital desse produto, pois ele é um livro meio pesado e não dá para levá-lo a todos os lugares, com a versão digital ficaria bem mais fácil até mesmo para nós professores acessar os conteúdos de forma mais rápida. No mais eu acho que essa é uma leitura mais do que essencial e necessária para quem trabalha com Discurso.


8 comentários:

  1. Esse parece bom pra quem precisa de algo assim mesmo pra melhorar o texto, dar umas dicas e ajudar a ficar o mais aprimorado possível. Uma dica legal pra quem tá aí lutando com a famosa dissertação ^^

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não ser um gênero que eu leia e até entenda um pouco, acho super válido não só a quem precisa estar sempre atualizado no assunto,mas também, aos curiosos de plantão!!
    Tudo que envolva cultura e aprendizado, é importante e com certeza, se tiver oportunidade, quero sim, conferir e com isso, aprender algo de bom!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Priscila!
    Não trabalho com discursos, por isso Análise de Discurso não é um livro que eu leria, mas vou anotar a dica e indicá-lo para conhecidos meus que necessitam de livros assim... Mas realmente, concordo com você, a editora deveria lançar também a edição digital do livro, isso facilitaria bastante o acesso a um livro que funciona como uma fonte de pesquisa com mais de 500 páginas.

    ResponderExcluir
  4. Priscila!
    Importante quando estamos preparando um trabalho acadêmico, sabermos exatamente como empregar os termos no momento certo.
    Deve ser um dicionário importante e vou torcer para que saia em ebook, facilitaria muito tê-lo sempre à mão.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Oi, Priscila!!
    Que bom que esse livro estar te ajudando tanto!! E muito importante temos sempre ao nosso alcance livros que nos ajude a desenvolver nossos trabalhos acadêmicos e tenho certeza que sua dissertação vai ser um sucesso!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Priscila,
    Esse é aquele tipo de livro que parece desnecessários para muitos, mas que tem grande importância e utilidade. Confesso que nunca fui muito de recorrer à dicionários, mas quando surgia a necessidade nunca hesitei em fazer uma consulta. Dicionário de Análise de Discurso é uma ideia muito bem pensada e para quem está trabalhando com conceitos e teorias deve ver muito a calhar mesmo, pois garante a explicação sem se estender ou sem que o leitor corra atrás de textos enormes em diversos livros.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Priscila
    Não é um livro que preciso no momento, mas vou deixar anotado para indicar. Vai que um dia preciso também. A editora poderia lançar a versão digital não só para facilitar o acesso mais rápido ao dicionário como pode atrair mais leitores que possa se interessar pelo assunto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Que legal a resenha de um livro técnico, foge do que estamos habituadas a ler. É o tipo de livro que sempre preciso ler e aprimorar o conhecimento. Eu gostei bastante e pretendo comprar em breve.

    ResponderExcluir