[Delírios Acadêmicos] Apologia da Polêmica - Ruth Amossy


Editora: Contexto
Páginas: 224
Classificação: 
Onde Comprar: https://amzn.to/32K6yIo

Sinopse: A polêmica tem má reputação. Nos debates, que nutrem a democracia, é de bom tom evitar polemizar com discursos ditos parciais, marcados pela paixão. E, no entanto, hoje, os conflitos de opinião e seus escândalos parecem ocupar um lugar preponderante na cena política, assim como nas mídias.Então, se a polêmica é tão depreciada, por que ela invade, de forma tão persistente, o espaço público? Por que ocupa uma posição privilegiada nas mídias?Nesta obra, Ruth Amossy, especialista em Análise do Discurso, investiga com profundidade a natureza dos debates conflituosos nos quais se sustenta a democracia numa sociedade plural. Com base em exemplos reais – de um debate televisivo a um fórum de discussão na internet –, a autora responde a questões que a polêmica pública levanta, interrogando-se sobre seu funcionamento e suas funções no espaço democrático. E mostra como a polêmica é um elemento fundamental para a constituição da democracia e do próprio espaço público.




Uma das principais características da sociedade brasileira atualmente é a polêmica, ao que parece gerar polêmicas ao falar coisas absurdas tem sido um dos mecanismos de distração favoritos dos políticos atualmente e pensando nesse mecanismo que não é novo, em tudo, Ruth Amossy, uma das mais conceituadas cientistas da área do discurso nos traz uma discussão interessantíssima acerca da apologia da polêmica. 

Alguns questionamentos interessantes permeiam esse livro: Por qual motivo a polêmica é tão desprezada pela sociedade e mesmo assim segue sendo um instrumento tão utilizado?  É importante frisar que a polêmica só pode existir em espaços minimamente democráticos, já que em regimes totalitários, o debate entre ideias contrárias não pode existir. 

"Ela se limita, enfim, à esfera democrática, pois é nessa esfera que as divergências de opinião podem se manifestar livremente e dar lugar a confrontos expostos aos olhos de todos." 

Como base para esse estudo a autora se baseou no debate da exclusão das mulheres nos espaços públicos de Israel, levantado principalmente pelos veículos  que convivem com as mulheres laicas em comparação com os meios ultraortodoxos. Essa foi uma discussão super interessante, para mim, pois já falei aqui no blog que eu sou uma pesquisadora ávida das questões feminina, principalmente no tocante as violências que sofremos, não é a toa que minha dissertação de mestrado tem como tema a violência sexual infantil. Meu primeiro instinto foi tomar partido nessa discussão, assim como todos os humanos, somos movidos a paixões e elas parecem aflorar em debates levantados por polêmicas. Me parece absurdo que mulheres tenham que se cobrir e ficar afastadas de lugares públicos e meu primeiro instinto é combater essa prática, mas a autora nos alerta que como pesquisadores do papel social dessa polêmica temos de nos manter neutros.

"O esforço de não tomar partido parece, em todo caso, a melhor opção para observar os debates polêmicos - seu surgimento, sua regulação, seus papéis sociais - se não quiser promover uma causa (mesmo que seja para servir a uma boa causa), mas levar em conta o fenômeno discursivo classificado como "polêmico" e, por meio dele, poder compreender melhor o funcionamento das democracias pluralistas contemporâneas nas quais vivemos."

A partir da definição levantada pela autora e dessa observação, ela vai a cada capítulo discutindo e construindo respostas, na medida do possível, acerca do funcionamento do discurso polêmico, sua construção e seus limites, compreendendo seu papel. Confesso que esse livro me foi de grande ajuda para acompanhar a política brasileira nesse último mês, olhar com "olhos neutros" os absurdos proferidos por nossos governantes atuais e desmistificar o discurso polêmico foi muito interessante.  

Eu adorei a diagramação, amo quando a editora deixa margens para que eu possa escrever do lado, em livros mais técnicos, para mim isso é essencial. O fato das notas não estarem agrupadas ao final, mas distribuídas ao longo do livro ajuda demais também. Enfim, recomendo essa leitura a todos, não apenas aqueles que estudam o discurso, pois se tornou algo necessário aos dias atuais. 
 

8 comentários:

  1. Livros técnicos assim deveriam ser meio que obrigatórios a todos nós, ainda mais quando envolvem assuntos tão "batidos" como isso do polêmica, apologia e discursos políticos.
    Pena que muitos de nós acaba não tendo acesso a este tipo de leitura, e sim, acaba enfiando os pés pelas mãos, pois abre a boca, ou pior, usa os dedos no teclado, dizendo coisas sem fundamento!
    Como não conhecia a obra, com certeza se tiver oportunidade, irei conferir!!!
    Beijo

    Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Interessante o tema discutido.
    Não tinha parado para pensar no quanto evitamos polêmicas e, apesar disso, ela vem ganhando mais e mais espaço - principalmente na política. Para alguns, acaba sendo uma maneira de se "promover".
    Gostei de saber sobre.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Priscila!
    Coincidência ou não, ainda ontem conversava com meu esposo sobre questões que para nós ocidentais parecem absurdas em relação a outras culturas e que precisamos ter a mente aberta para aceitar que cada povo tem sua forma de ver determinados aspectos e temos de respeitá-los, até aqui no Brasil mesmo em relação a alguns povos indígenas que tem lá sua cultura e temos de entender, não quer dizer que as aceitemos, mas temos de respeitar a forma como os povos vem sem preceitos.
    Deve ser um livro muito instrutivo e deve ampliar nossa visão de observação.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Olá! ♡ Achei muito importantes e relevantes os temas abordados no livro, pois de fato a polêmica é extremamente utilizada hoje em dia, mesmo que seja algo que a sociedade condene. Nunca havia parado para pensar nisso, mas é um questionamento muito válido.
    Estou curiosa para conferir as discussões que a autora faz sobre a apologia da polêmica.
    Se tiver a oportunidade com toda certeza vou querer conferir este livro.
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  5. Oiii ❤ Nunca li um livro sobre esse tema, então achei interessante que a autora discute o tema polêmica. Realmente, um tema desses anda em alta devido ao cenário político do nosso país, onde políticos dizem o que querem sem se importar com o que os outros vão pensar.
    Concordo, o bom de um regime democrático é cada um poder dizer abertamente suas opiniões, sendo ou não uma polêmica.
    É interessante olhar com "olhos neutros", pois é cada coisa que esses políticos falam que é difícil não querer discutir sobre.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  6. Oi, Priscila
    Nossa esse livro é muito interessante!
    Lendo sua resenha pensei em muitos assuntos que evitamos por causa da polêmica, mas que tem que ser falado, discutido de forma respeitosa.
    Como pensar no cenário político do Brasil, muitos até evitam.
    Se tiver oportunidade quero ler o livro, beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Priscila!!
    Gostei muito da indicação parece ser um livro que todos devíamos ler mesmo sendo um livro mais técnico, mas conhecimento é poder e sempre é bom saber um pouco de cada coisa.
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Priscila
    Que livro legal!
    Não conhecia, mas já quero!
    Realmente hoje em dia tudo, tudo mesmo, gera polêmica. Até o que seria para o nosso bem tem tido esse tipo de repercussão.
    Acho que esse livro nos faz refletir bastante sobre o porque esse "fenômeno" acontece! rsrsrsrs
    bjs

    ResponderExcluir