História da Sexualidade - Peter N. Stearns


 Editora: Contexto

Páginas: 288

Classificação: 

Onde Comprar: https://amzn.to/3h4w3dQ


Sinopse: Falar de sexo usando a História, este é o projeto deste livro escrito por Peter N. Stearns, autor consagrado que não se vale de comportamentos exóticos, escatológicos ou simplesmente pitorescos como atrativo para sua obra, como alguns historiadores menores costumam fazer. É claro que ele historia algumas práticas consideradas não convencionais, mas sua preocupação principal é a de lançar luz sobre aspectos da sexualidade ligados à maioria das pessoas."O público leitor brasileiro não precisa de lembretes acerca da importância da sexualidade", considera Stearns, em sua introdução escrita especialmente para o leitor brasileiro. Contudo, até agora não havia em nossa língua uma única obra abrangente, no tempo e no espaço, como esta História da sexualidade.Obra pioneira de historiador experiente, leitura agradável, envolvente e necessária.



História da Sexualidade foi um livro que me chamou atenção imediatamente por se tratar de um assunto que eu estudo em minhas pesquisas em linguística e eu não poderia estar mais satisfeita com a leitura desse livro.


Em História da Sexualidade, Peter N. Stearns nos leva por um passeio histórico, cultural e sociológico acerca da sexualidade através dos séculos e em diferentes continentes. Iniciando pela era anterior a época moderna pudemos acompanhar como os hábitos sexuais foram se modificando em decorrência da agricultura e posteriormente com relação a religião e ao controle populacional, entre os gregos, romanos, chineses, indianos e todas as grandes civilizações que formaram as culturas ocidental e oriental.


Logo depois desse primeiro panorama, que eu considerei de extrema importância para que pudesse perceber certos comportamentos de controle sexual, principalmente em relação as mulheres, o autor nos leva para uma segunda parte que compreende o mundo moderno, indo de  1750 até meados da década de 1950, já no século XX. Vamos entender principalmente o comportamento e o papel da igreja e da sociedade para a época. Para quem lê romance de época, essa é uma parte bem interessante, pois nos sentimos mais próximos ao que realmente acontecia na época. Essa parte, principalmente, foi importantíssima para a pesquisa que estou desenvolvendo por mostrar variações e tendências durante o imperialismo.


A terceira e última parte do livro, vem nos informar como anda a questão da sexualidade no mundo contemporâneo, para quem desenvolve pesquisas acerca da sexualidade talvez essa seja uma leitura interessante, apesar de não ser tão densa, pois realmente nos mostra um panorama geral acerca dos comportamentos acerca da sexualidade. 


Com certeza esse livro vai entrar como referência em algum dos meus trabalhos e eu recomendo para aqueles que são curiosos acerca da sexualidade nas épocas passadas e para aqueles que, assim como eu, desenvolvem pesquisas na área. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros