5 Dicas Essenciais Para Quem Vai a Bienal do Rio de Janeiro




1. Se Programe: Faça Listas!

Parece bobagem, mas a Bienal é quase um universo paralelo e quando entramos por aquelas portar é mais ou menos assim: 



Então a dica é: faça listas de tudo!
Nós recomendamos fazer principalmente três listas:

1. Lista de Livros: faça uma pesquisa prévia com os livros que você quer comprar, veja quais são seus desejados imediatos e faça pesquisas de preço em alguns sites como saraiva, amazon,etc. Claro que ao chegar lá você vai ver milhões de livros que nem estão nessa lista e vai querer comprar, mas com uma lista em mãos fica muito mais fácil manter o foco e principalmente não se deslumbrar e comprar sem foco.

2. Faça uma lista de stands:  com a lista de livros em mãos anote quais são as editoras que você quer visitar. A maioria das editoras estão com estandes lindos e perfeitos para tirar fotos e encher seu feed no instagram com cliques maravilhosos, então veja pelas redes sociais e escolha quais são os cantinhos que você quer visitar.

3. Faça uma lista de eventos:  acontece muita coisa ao mesmo tempo na Bienal e se você não se programar provavelmente vai perder muita coisa, então pesquise principalmente no facebook das editoras e autores e escolha quais eventos quer ir.

2. Faça uma Agenda

Como acontece muita coisa ao mesmo tempo, depois de fazer uma lista com os eventos que você quer ir tente fazer uma agenda montando os horários e levando em conta que a bienal é enorme então você vai gastar muito tempo em filas, muito tempo para se deslocar e principalmente:vai levar séculos para achar o lugar onde o evento vai acontecer. 

3.Leve uma mala pequena com rodinhas!

Suas costas provavelmente vão agradecer, bolsas e mochilas vão ser pequenas para a quantidade de coisas que você vai pegar na bienal! Lembre que além de suas compras, muitos estandes estão dando marcadores, bottons e outros brindes e quando você ver vai estar quase aleijada de tanto peso que estará carregando.
Mala é a melhor coisa da vida!


4. Não esqueça seu lanche e água!

Se tem duas coisas que são caras na bienal são: comida e água! Além de perder um tempo enorme na fila para comprar uma garrafinha de água, comida ou qualquer outra coisa para não morrer de inanição você vai pagar muito caro! Então antes de sair de casa leve um estoque de lanchinhos para comer ao longo do dia ou uma marmitinha com seu almoço e não esqueça sua água.

5. Use roupas confortáveis e de preferência tênis!

Uma das coisas que você vai precisar nessa bienal é conforto, então procure sempre vestir roupas maleáveis e flexíveis, pois você vai passar muitas horas em pé, sentada no chão, você vai correr e andar muito. Porém, lembre que conforto não quer dizer que você vá desarrumada, lembre que você pode dar de cara com o crush por lá, afinal tudo que queremos é um crush que leia tanto quanto nós.


18 comentários:

  1. Oi!
    Que ótimas dicas. Com certeza auxiliaram muito as pessoas que irão viajar.
    Desejo um ótimo evento a todos os presentes.
    Infelizmente moro em outro estado, no RS e não tenho condições de viajar. Quem sabe um dia!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Eu queria muito participar da bienal algum ano, mas até hoje não tive oportunidade ainda. Muito boa essas dicas, já vou deixar elas aqui anotadinha, pra quando tiver outra vez :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Pris.
    Adorei as dicas, é uma pena que não irei a Bienal esse ano.
    Faz sentido levar uma mocinha de rodinhas, porque ficar tanto tempo com uma nas costas deve ser horrível, eu espero que você desfrute bastante.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Fui na Bienal aqui de SP no ano passado e uma coisa que me arrependi MUITO de não ter feito foram essas listinhas, primeiro que fui com uma amiga, então tínhamos que conciliar o que ela queria com o que eu queria e no fim do dia não fui a metade dos eventos que queria ter ido, quanto a mochila, não acho que uma de rodinhas seja necessária, levei uma de costas e deu super certo, até porque a maioria dos livros que via que estavam de "promoção", estavam mais caros do que se eu fosse comprar pela internet em um dia normal, então quase nada estava compensando.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. E lá vem mais uma Bienal que eu não vou :/
    Mas vou acompanhar o que der através de vocês, aproveitem muito e tirem muitas fotos para quem não vai ter um gostinho desse evento literário maravilhoso.
    Ótimas dicas você passou Priscila, acredito que um cronograma ajuda muito para poder aproveitar tudo, pois é muita coisa bacana para ver, afinal são tantas atrações e estandes para se visitar, sessões de autógrafos, encontrar os amigos que também são amantes dos livros, sem falar na caça aos livros ;)
    É um parque de diversões literário!
    Boa dica a da mala kk
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Bienal é bem cansativa e admiro muito quem vai por dias seguidos... Já tentei e, juro, tive uma EQM hahahahaha
    Agora, falando sério, gosto mais da surpresa. Não faço lista alguma. Bienal é aquele momento no qual posso encontrar amigas queridas que estão espalhadas pelo Brasil, então, aqui, sim, é um momento de programação, de estarmos disponíveis pra esse encontro.
    Roupa confortável é a principal dica. Um tênis, sapatilha, enfim, um calçado baixo pra não cansar muito e roupas folgadas.
    Não acho que a comida seja cara, preços que encontramos nos fast-foods da vida, mas líquido, principalmente água, é o preço de um rim. Sempre como lá, mas, como vc bem citou, há as filas, filas quilométricas.

    ResponderExcluir
  7. Que lista maravilhosa. Queria tanto ir na bienal, porém esse ano ainda não dá! Porém essa lista está bem legal e com certeza vai ajudar muitas pessoas.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  8. Oi Priscila.
    Adorei o seu post.
    Nas vezes que eu fui na Bienal de SP sempre fiz uma lista com os livros top desejados separados por editora, com indicação de preços. Acho que assim fica mais fácil de encontrar os livros.
    Com certeza não dá para ir na Bienal sem um calçado confortável. Tênis e roupas confortáveis é imprescindível.
    O que eu ainda não fiz foi levar uma mala com rodinhas. Geralmente levo mochila msm.
    Acho que assim eu acabo me controlando um pouco mais na hora de comprar. Pelo peso e desconforto rsrs
    Super útil as duas dicas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas!
    Queria muito ir, porém esse ano não irá ter como :(
    Mas levar mochila é a melhor dica haha
    Para quem irá, dicas muito úteis!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Sempre vejo essas dicas em época de Bienal e caramba se isso não deve ser útil. Na correria a gente esquece de muita coisa né? Mas é bom programar mesmo. Listar as coisas pra não se perder, ter em mente um limite de dinheiro pra cada coisa e tal. Agendas das programações e até as roupas que vai usar são importantes de se ter em mente. É cansativo, mas pra aproveitar vale tudo.
    Queria comparecer nessa mas é uma pena que não vai ter jeito =/

    ResponderExcluir
  11. Priscila!
    Sempre bom ter dicas para quem vai participar da Bienal, infelizmente não poderei ir, mas com toda certeza, quando for um dia, utilizarei as dicas, porque são importantes.
    O que acho um absurdo é água e comida ser tão caro num evento como esse...
    “Deus com Sua infinita Sabedoria, escondeu o Inferno no meio do Paraíso para que nós sempre estivéssemos atentos.” (Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Não vou, pois moro em SP, mas já estou na contagem regressiva para a Bienal do ano que vem, realmente listas são uma ótima ideia, para não comprar livros que você já tem, por exemplo, (eu fiz isso, me julguem!), a mala também é legal, pois a mochila cansa demais, mesmo você tendo alguém para revezar (que é o meu caso), lanches fazem a diferença, são essenciais para abastecer nosso ânimo, roupas e calçados confortáveis são obrigatórios.

    ResponderExcluir
  13. Até hoje eu só consegui participar de uma bienal, e adorei ter ido. Quero muito ir de novo, mas pra mim, ir no Rio é bem mais difícil, então só devo ir no ano que vem. Realmente, fazer listas é bem necessário, quando eu fui eu não fiz isso e me arrependi muito. Uma mala de rodinhas é muito importante! Quando eu fui não levei nem mochila, levei só uma bolsa de ombro e depois no final do dia meu ombro ficou destruído! Comida lá é bem caro mesmo, a melhor coisa que tem realmente é levar comida. Adorei as dicas, e já vou lembrar delas para o ano que vem =D
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  14. Oi, Priscila!!
    Gostei muito dessas indicações para quem vai a bienal, como ainda não vou participar vou anotar as indicações para um momento oportuno. E divirta-se na bienal.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  15. Olá Priscila! Infelizmente não irei na bienal esse ano. Adorei o título do post "Como sobreviver na bienal" pois esse lugar é um verdadeiro jogos vorazes rsrsrs. AS dicas são maravilhosas, principalmente a de organizar em lista os livros e os eventos mais desejados. A malinha então é essencial para não ficar carregando livro em sacolas por lá e principalmente não se casar muito. Quem puder encher a mala mesmo de livros aproveite, mas saiba que estarei aqui morrendo de inveja rsrs. Obrigada pelas dicas. Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi mana, essas dicas teriam sido ótimas no ano que eu participei da Bienal e você está certa de quando você entra lá parece que o mundo se expande de uma forma mágica e você so enxerga livros pra todo livro. Mas essas dicas não serão desperdiçadas pois no outro ano eu pretendo participar da Bienal de São Paulo então já vou me preparando, meio cedo eu sei mas gosto de ser bem organizada.

    ResponderExcluir
  17. Olá Priscila
    Estou chorando tanto que não poderei ir esse ano na Bienal! Fico me martirizando e vendo as editoras colocando fotos dos estandes no facebook, e dá uma pena viu.
    Adorei suas dicas, mas para mimm com a experiência que eu tive, a principal é use roupas confortáveis. No dia que eu fui na última bienal usei um sapato desconfortável e sofri viu, meus pés chegaram só o caco em casa! kkkk
    Mas boa sorte para quem vai, e aproveitem bastante por nós que não poderemos ir!
    Bjos

    ResponderExcluir
  18. Olá Priscila,
    Ótimas dicas!! E eu aqui em São Paulo babando! Já vi algumas fotos e me apaixonei com a criatividade de alguns stands!
    Suas dicas são muito necessárias para qualquer pessoa que vai à bienal e quer dar uma passadinha em todos os lugares! Gostei muito da dica de fazer uma lista de preços dos livros que desejamos e principalmente a de ir com roupas confortáveis! Ninguém merece passar horas caminhando de salto! Na verdade, ir a bienal se torna até um esporte!

    ResponderExcluir

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros