Pantera Negra (2018) | Crítica

Uma aventura consistente e importante sobre a ascensão de um rei.


Importante.
Essa é a definição primordial da existência desse filme no contexto atual da humanidade. Com a polarização da nossa sociedade, a ascensão da extrema direita e grupos supremacistas, Pantera Negra vem ao mundo mostrar que sim, nós somos importantes, nós somos muitos!


Paradoxalmente enquanto nossa sociedade se divide com extremismo, racismo velado, o machismo e a homofobia que ganham holofotes cada vez mais, alguns em combate a esse tipo de pensamento, e  muitos, infelizmente, se revelando serem adeptos desse tipo de atrocidade, surge um herói da Marvel no cinema que vem conquistando a todos, quebrando diversos recordes de bilheteria, total aceitação do público e sendo elogiado pela crítica, fica difícil de entender como nossa sociedade funciona. 



É impossível desvencilhar Pantera Negra de sua questão política, já que ele carrega isso desde o cerne de sua criação nos anos 60, sendo o primeiro super herói negro a ter sua própria revista em quadrinhos e a quebrar o paradigma de que super heróis negros na capa não vendem revistas.

Engraçado que mesmo após quase 60 anos isso esteja acontecendo novamente, agora no cinema, não é? Não, na verdade isso não tem graça nenhuma, é só um reflexo do quão pouco evoluímos em alguns aspectos sociais. Mas é gratificante ver que mesmo que isso demore, ao menos esteja acontecendo.


Após os eventos ocorridos em Guerra Civil, T’Challa retorna a Wakanda, cidade africana super desenvolvida tecnologicamente secretamente, para assumir seu lugar no trono de seu pai, sendo contestado por uma parcela de seu povo e um familiar desconhecido, e acaba por descobrir algumas imperfeições de seus antepassados.

O filme consegue criar cenários incríveis e jamais vistos no cinema, uma mescla entre o tecnológico e o tribal criando um ambiente único imaginável se a áfrica fosse realmente um lugar super desenvolvido, tornando Wakanda um local atrativo e crível aos olhos dos telespectadores. 



O filme acerta em todos os seus personagens coadjuvantes, sendo a sua maioria em destaque um elenco feminino, com personagens fortes, independentes e carismáticas, Danai Gurira, Lupita Ny’ongo e Letitia Wright compõem o principal entorno do Pantera que torna o filme muito mais interessante de assistir.

E o “vilão”? Sim temos um vilão aqui, e aquela velha discussão sobre os vilões da Marvel serem esqueciveis e só cumprirem sua função no roteiro não se aplica desta vez. 



Michael B. Jordan interpreta com maestria Killmonger, o vilão mais humano e complexo da Marvel, com motivações reais e entendíveis para qualquer um, tornando esse vilão, na minha opinião, o melhor de todos até hoje mostrado neste universo. 

Pantera Negra tem seus problemas, errando em repetir certo s momentos da trama, tornando às vezes um pouco cansativo e o abuso de CGI na cenas de ação, deixando as lutas poucos críveis com bonecos emborrachados em batalha, mas é algo que pode ser corrigido num possível segundo longa da franquia, já que é algo fácil de resolver, sendo um aspecto apenas técnico.


Independente de opiniões pessoais e pequenos defeitos em sua execução, Pantera Negra é um filme que precisa existir, assim como Mulher Maravilha mostrou que uma super heroína é capaz de fazer as pessoas saírem de casa e irem ao cinema, vemos isso se repetir novamente por um elenco que conhece a luta, a discriminação, a necessidade de se provar todos os dias e que é capaz de entregar tudo aquilo que a sociedade exige se tiver uma coisa chamada: OPORTUNIDADE.
"E deixe-me dizer uma coisa, a única coisa que separa as mulheres negras de qualquer outra pessoa é oportunidade. Você não pode ganhar um Emmy por papéis que simplesmente não existem."
-DAVIS, Viola. Emmy 2016.

29 comentários:

  1. Pantera Negra é o filme que a Marvel acertou no elenco. São todos bem inseridos no contexto do filme, sem exageros. E todos aparecem, todos fazem a sua parte. Adorei do começo ao fim! O filme é extenso, grande mesmo, mas ele prende, tem coisas repetitivas mas não cansativas. O roteiro tá ótimo , tudo no seu lugar, com aquele humor que a Marvel não deixa de colocar nas produções. Muito bom, recomendo, assistirei de novo!
    Adorei a resenha/crítica Jonny!

    ResponderExcluir
  2. Já queria muito assistir, depois da crítica então . 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ver esse filme, sou super fã dos filmes da Marvel, pois alem de ter um ótima história eles tem um ótimo elenco.
    As cenas de ação podem ter pecado um pouco mas tenho certeza de que não é nada que possa prejudicar muito o filme e que não possa ser corrigido.
    Adorei a frase da Viola Davis pois é triste vermos como os negros ainda não têm as mesmas oportunidades.

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosa crítica. Falou exatamente o que pensei referente as mulheres do filme, as referências e os defeitos. Ler a crítica é ver (na mente) exatamente o filme do jeito que ele é. Parabens por essa crítica maravilhosa!

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo com o excesso de CGI nas cenas de ação, particularmente me incomodou muito.
    Mas uma vez, nos últimos filmes de herois, as heroínas e/ou personagens femininos são as que muito se descatam, deixando uma vontade de vê-las em mais tempo de tela.
    Algo que já não gostei (apesar ser justificável) foi o T'Challa logo no início do filme parecer um tanto "bobão" na presença de sua ex namorada. Não que não pudesse ser, mas comparado a atuação e postura do Pantera Negra em Guerra Civil, acredito que, com sua experiência e postura até então já exibida, ele saberia "exitar" sem parecer um adolescente apaixonado. Repito, justificável por também ser um filme de "amadurecimento" pessoal, político e social no que tange a história do filme.

    ResponderExcluir
  6. Oi Jonny.
    Adorei a crítica.
    Ainda não vi o filme, mas vi ótimas resenhas sobre ele.
    É ótimo ver que a população negra e as mulheres estão tendo uma maior representação nas mídias (apesar de ainda ser pouca).
    Que pena que as cenas de ação deixou um pouco a desejar. Mas isso pode ser melhorado nos próximos filmes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Esse filme tá parecendo bom demais, tô louca pra ver. E o legal dele é todo esse destaque em questões fortes, desde racismo até politica e como tudo isso ficou no filme. Não parece nada bobo nem clichê.
    Os personagens bem feitos e com esses atores? Ahh mas adorei. Tem muita cara conhecida e forte por ali, amei esse elenco feminino e só deu mais vontade ainda de ver por elas. Parece que tá uma produção e tanto mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Oi!!
    Esse filme é sensacional, depois que eu assisti não consigo parar de ouvir "Pantera Negra" do Emicida.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Jonny!
    Conheci Pantera Negra em Guerra Civil e desde então fiquei curiosa para conhecer mais da história de T’Challa, confesso que eu não sabia que tinham lançado o filme é que não sou antenada nos lançamentos nos cinemas, mas já adicionei Pantera Negra na minha lista de filmes para assistir...
    Achei bem interessante essa mescla entre o tecnológico e o tribal; e amei saber que o elenco em sua maioria é feminino, com personagens fortes e independentes, são os meus preferido seja nos livros ou filmes.
    Amei a frase da Viola Davis e concordo completamente!
    Abraços, e parabéns pela crítica!

    ResponderExcluir
  10. Jonny!
    Bacana ver que é uma super produção que valoriza a cultura africana e tem suas mulheres enaltecidas.
    Muita tensão, ação e adrenalina.
    Gostei!
    Uma semaninha plena de amor no coração!
    “Eu escolho um homem que não duvide de minha coragem, que não me acredite inocente, que tenha a coragem de me tratar como uma mulher.” (Anaïs Nin)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  11. Oi Jonny!
    Já estava curiosa pelo filme, e sinceramente, não imaginei que conquistaria tanto o público antes de ser lançado. A melhor jogada que eles fizeram foram tirar tanto as piadinhas do meio da história, até porque Pantera Negra não se encaixaria nesse humor - a meu ver - e porque acho chato mesmo, sei que conquista muita gente, mas não a mim. Sobre o sotaque que contém no filme, algo que já ouvi vários comentários, talvez me incomode um pouco por não ser acostumada, mas acho incrível eles manterem essa originalidade. Mesmo com os pontinhos negativos citados, eu pretendo ver.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu assisti esse filme nesse fim de semana, e gostei bastante dele! Eu achei ele bem diferente da maioria da Marvel, e adorei os personagens, principalmente a irmã dele e o vilão. E eu concordo que esse é um filme que precisa existir. Espero que ele tenha continuação.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Gostei da sua resenha, observou pontos interessantes, apontou as pequenas falhas sem entregar detalhes importantes do filme. :*

    ResponderExcluir
  14. Assisti o filme e adorei! Os personagens são ótimas, os efeitos estão ótimas. Várias coisas que são abordadas nos fazem refletir, mas também tem seus momentos engraçados. Adorei sua crítica porque ela passou bem o que o filme é. Que bom que você gostou também e que mais pessoas possam assistir.

    ResponderExcluir
  15. Realmente este é um filme que estou mais do que ansiosa para conferir. Creio que será um dos mais vistos do ano, pois tem toda uma grande mudança e enfoque sobre o assunto e este poder dos negros. Cheio que atores maravilhosos. Espero gostar assim como você ♥ Mas bacana mencionar o que não te agradou tanto no filme também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a gente precisa reconhecer também os problemas, até porque é uma análise critica, mas isso jamais invalidará o poder e a importância dessa obra pra um povo =]

      Excluir
  16. Meus sobrinhos e eu vamos ao cinema amanhã. Por tudo o que já li, por tudo o que já vi, só posso dizer que estou muito empolgada.

    ResponderExcluir
  17. Olá! Sou muito fã dos heróis da Marvel, e por isso quero muito assistir esse filme, muito legal que, mais uma vez, o vilão se destaca nesse universo de super heróis, e que o elenco é um dos pontos mais positivos do filme.

    ResponderExcluir
  18. Oiee!
    Esse universo de heróis me agrada bastante, desde os desenhos animados até os filmes.
    Com esse não é diferente, gostei muito do enredo e de como a história foi colocada no filme, pretendo assistir sim, e sei que vou gostar.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. Quero muito ver esse filme Adorei o fato do filme demonstra muita representatividade Eu sinceramente não dava muita coisa a respeito do filme Eu achei que a produção fosse ficar fraca mas me surpreendi com o andamento da história

    ResponderExcluir
  20. Aiii quero muito assistir!
    Não costumo ver os filmes da Marvel, mais por falta de costume mesmo, já que sempre prefiro os romanção kkkk
    Mas gostei muito de toda a representatividade da trama, quebrando paradigmas e preconceitos!
    Amei as resenhas que li, e preciso logo ver que tô ansiosa aqui! kkkk
    bjoss

    ResponderExcluir
  21. Oi Jonny ;)
    Adorei sua crítica do filme, até porque estou querendo muito assistir Pantera Negra nos cinemas!
    Não sou muito acostumada a ver filmes de super heróis, mas meus amigos viram o filme e disseram que é ótimo, e que tem um ótimo vilão mesmo!
    Bem legal que a Lupita Ny’ongo fez parte do elenco, adoro a atuação dela *-*
    Enfim, ótima review! E fechou com essa frase maravilhosa da diva Viola, ela arrasa demais.
    Bjos

    ResponderExcluir
  22. Eu amei esse filme! Sou suspeita pra falar dos filmes da Marvel porque acompanhei tudo do inicio, lá em 2008 com o Homem de Ferro, e sou fã assumida do mundo geek, dos super heróis. Pra mim esse filme foi perfeito, amei a fotografia dele, sé empata pra mim com Guardiões da Galáxia. Eu tinha ficado super curiosa pra ver como seria essa Wakanda, e me surpreendi com a beleza. Os personagens são incríveis, os coadjuvantes acho que nem podem ser chamados de coadjuvantes, porque todos foram uma parte essencial nesse filme, tal ponto que o héroi, o Pantera não precisou carregar o filme nas costas. Até o vilão, que concordo com você, foi o melhor vilão da Marvel, um vilão humano, com motivos reais, tanto que quem assisti chega até a querer ficar do lado dele em certos momentos, achei o ator super carismático. Não pode-se deixar de falar da representatividade desse filme, com um elenco, uma direção de pessoas negras, e que pra mim, fizeram algo incrível, um filme de super-herói espetacular, dando continuidade a fase atual da Marvel e a uma nova era de super-heróis. Adorei a relação do T'Challa com a Shuri, e que garota carismática, vai dá uma ótima substituta pro Homem de Ferro, já que ela é uma das mentes mais inteligentes do mundo da Marvel, mais rica que o Tony, e ainda vem com o humor junto.
    Enfim, adorei esse filme. Mas como disse no inicio, sou suspeita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário lindo :)
      E sim, concordo com tudo que você falou e também acompanho tudo desde o inicio! E é bom ver que a Marvel ainda pode nos surpreender depois de 10 anos!

      Excluir
  23. Eu assisti esse filme com minha irmã e meu pai e quando sai do cinema eu ainda tava pensando em como um filme desse jeito faz diferença no dias atuais, como mulher-maravilha foi um filme que dá gosto de ver. Eu adorei os personagens, adorei na verdade as personagens femininas que deixaram o filme ainda melhor, foi bom ver um filme que não tivesse todo o foco em cima de do protagonista masculino, o roteiro ,na minha opinião bem leiga de que não entende nada do cinema, foi muito bem projetado, tem ação e tem até um pouco de comédia pra deixar aqueles momentos de tensão mais leve. Obrigada pela maravilhosa critica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes o filme nem parece do pantera, mas de WAKANDA. E isso é muito lindo de ver, todos roubam a cena! ;)

      Excluir
  24. Oi, Jonny!
    Ainda não assisti o filme mas agora vou prestar bastante atenção no enredo da história! Amei a crítica!
    Bjoss

    ResponderExcluir

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros