Operação Red Sparrow (2018) | Crítica




Uma thriller sensual-investigativo moroso e nada instigante

Muitos filmes tem sua maior força em sua premissa, seja ela um mistério ou não, mas ao executar ou explicar/ revelar que o filme se propõe, acaba por perder sua força, sendo incapaz de entregar algo que corresponda a sua expectativa.

De longe JLaw é o problema desse filme, entregando sempre uma atuação convincente, mesmo que acompanhemos a história de uma espiã russa que passa o filme todo falando em inglês. Prometido como um filme da Viúva Negra da Marvel, fora de seu universo, com muita ação e cenas de luta empolgantes... Nada disso acontece.



Embarcamos na  história de uma bailarina que tem sua carreira interrompida e se vê numa situação complicada para seguir em frente, entrando num sistema de espionagem baseada na sedução, para alcançar os inimigos do seu país.

O primeiro ato do filme é empolgante ao nos depararmos com uma personagem que é quebrada e se vê sem rumo, acabando por se meter num ciclo sem fim de enrascadas que parece impossível de sair, mas aos poucos parece tomar conta da situação e de si mesma, não sendo mais apenas um marionete para outras pessoas e tomando para si o seu destino.

Todo a fase de treinamento e preparação da trama é interessante, te mantém atento para o que será aprendido pela protagonista, mas isso é logo interrompido para podermos acompanhá-la em sua missão. É então que começam os problemas.


A protagonista russa divide a tela com um agente americano e eles entram num emaranhado de tramas e subtramas que são complicadas e nada instigantes, sendo incapaz de te manter atento o suficiente para se importar realmente com o que está acontecendo, ficando difícil de entender as motivações e os percalços que acontecem durante o longa. São 2h20 que poderiam ser 1h30, já que todas as complicações da trama acabam mais prejudicando o longa do que o tornando interessante e ágil, já que o filme tem pouca ação e foca muita mais numa trama investigativa, apesar de as cenas de violência e tortura serem viscerais e muito bem filmadas, algo que fica em terceiro plano numa obra tão longa com poucos momentos memoráveis.

A imersão desse mundo é o maior problema do longa, pois não há um objetivo claro para onde a trama vai, já que a missão principal do filme claramente não vai se concretizar, tornando tudo desinteressante de acompanhar. Consequentemente o terceiro ato não tem o impacto que deveria ter, por que a história pode (e provavelmente irá) lhe perder durante o processo.

Red Sparrow tentou, mas falhou em entregar uma trama de espionagem interessante, empolgante e original. Jennifer Lawrence declarou anteriormente que esse seria seu último filme antes de um ano sabático.

Realmente você está precisando.

25 comentários:

  1. Realmente a gente esta bem curiosa para poder ver o filme, tanto por se tratar de um livro como pela atriz.Apesar de perceber que o filme não te agradou tanto, creio que quando for olhar, irei ver sem grandes expectativas, para não me decepcionar.

    ResponderExcluir
  2. Poxa, que filme chatinho e uma mistureba de coisas, que que é isso?! kkkkkk
    Eu adoro os filmes da Jennifer, quero ver todos dela, mas esse vou até deixar por último.
    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Uma espiã russa de cabelo loiro que usa o corpo para manipular seus inimigos? Que diliça.

    ResponderExcluir
  4. Excelente crítica,filme parecia interessante mas nao sei se iria gostar,de qualquer forma é bom ter uma noção.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a critica, todos os posts que leio só elogiam a atriz, achei que eu era o unico que odiei o filme e a atuação dela.
    Acho que o filme tinha tudo para ser um bom filme de ação, mas acabou sendo monótono, me vi saindo da sala no meio do filme (coisa que nunca faço) e não tive pressa nenhuma para voltar. Um pena pois pensei que seria um excelente filme.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jonny!
    Não gosto de trama cheia de subtramas, seja de filmes ou livros, ainda mais sendo complicadas e nada instigantes como acontece em Operação Red Sparrow, sem falar que trama de espionagem não faz o meu gênero...
    Mas parabéns pela crítica.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Gosto de filmes de espionagem, mas confesso que essa história não me chamou atenção.
    Tem muitos pontos negativos, o que é uma pena porque me parece que tinha tudo para ser um bom filme.
    Espero que Jennifer possa se reencontrar e voltar com tudo, gosto bastante do trabalho dela.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Jonny,
    Depois de ter assistido o trailer do filme eu não fiquei motivada pra ver no cinema.
    Já li varias críticas negativas sobre ele que nem sei se vou assistir.
    Pena que o filme não agradou eu li críticas positivas do livro
    Espero que quando a Jennifer Lawrence voltar seja com algo melhor pq gosto dos filmes que ela fez parte

    ResponderExcluir
  9. O filme chamou atenção pelo livro, adoro ver adaptações, ler de onde vieram e essas coisas. E a atriz também chamou atenção. Mas confesso que filme de espionagem não é lá meu forte e problemas com esse nem é surpresa. Acho que no geral veria e gostaria pela curiosidade, mas já não coloco muita fé nesse tipo de trama e se não tá lá aqueles filmes maravilhosos nem me importo muito sabe. Mas alguma hora assisto por assistir mesmo..

    ResponderExcluir
  10. Nossa que decepção. Tava tão empolgada pra assistir esse filme, claro que ainda vou ver, mas sem a mesma empolgação. Pelo tanto de divulgação que esse filme teve, achei que era algo foda. Gosto muito de filmes nesse estilo, ação, investigação, espionagem e tal. Espero que ao assistir eu goste, afinal não sou de fazer muitas críticas, e não costumo reparar em detalhes muito técnicos, por assim dizer, espero mesmo gostar.

    ResponderExcluir
  11. Jonny!
    Não li o livro ainda, mas gosto muito tanto de filmes como de livros de espionagem.
    Uma pena todos esses excessos que tiraram um pouco o foco da espionagem e prejudicaram o filme, né?
    Sem contar que a Jlo não ter atuado como sempre faz, com expressão, principalmente sendo uma espiã, mas pode ser a culpa nem seja dela, seja da construção do enredo mesmo...triste!
    Desejo um mês mais que abençoado, carregadinho de luz e paz e um final de semana esplendoroso!
    “Acredite, existem pessoas que não procuram beleza, mas sim coração.” (Cazuza)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Jonny.

    Bom, há muita coisa em jogo na vida da Dominika, que é cercada por escolhas, e pra ela, não deve ser fácil.

    Acho que com o passar do tempo, ela involuntariamente (ou não) ela começou a trilhar seu caminho por escolha.

    Enfim, quero assistir o filme, mas não antes de ler o livro! E é uma pena que você não tenha gostado tanto!

    ResponderExcluir
  13. Aiii, eu odeio filmes enrolados assim...
    Os ultimos trabalhos da atriz não me agradaram nem um pouco, e esse ai pelo jeito tbm não vai me agradar kkkkk
    Não sabia do ano sabático dela. Acho que está precisando mesmo! hahaha

    ResponderExcluir
  14. Oi Jonny!

    Nossa eu estava tão empolgada pra ler esse livro, tanto pela sinopse e trailer em si como porque é a Jennifer e sou fã dessa mulher, mas que pena que não atendeu as expectativas em geral e se tornou um filme confuso e pouco interessante.
    No entanto ainda estou criando expectativas com o livro, imagino que deva ser melhor.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Jonny.
    A premissa do filme é realmente interessante e parece que o primeiro ato foi bem desenvolvido. Pena que os pontos positivos param por aí.
    Não sou fã de filmes sobre espionagem, então não estava com vontade de ver esse filme.
    Que pena que os produtores não conseguiram entregar um bom filme, parece que muita coisa precisava ser editada para ter uma história mais coesa e interessante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Jonny!
    Claro que o filme se tornou alvo de olhares por conta da atriz, e imagino que a decepção não seja só por conta dela, porque gosto muito de sua atuação, mas sim pelo roteiro criado! A minha intenção é ler o livro antes de me aventurar na adaptação, é uma pena que tenha deixado a desejar, esperava algo mais no estilo James Bond só que mostrando uma protagonista feminina tão forte como!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá! Uma pena que o filme tenha te decepcionado, o enredo me parecia bem interessante, gosto de filmes de investigações, mas ao que parece na pratica ele não foi tão bem sucedido e acabou se tornando um pouco cansativo.

    ResponderExcluir
  18. Olá Jonny,
    Ainda não consegui assistir esse filme, mas pretendo conferir essa adaptação o quanto antes. Eu adoro a Jennifer Lawrence, mas que pena que nessa atuação ela deixou há desejar um pouco. Como curto uma trama investigativa acho que isso não seria um problema para mim, mas se o desenrolar se torna cansativo... Uma pena mesmo, pois foi tão grande o alvoroço desse filme. No entanto, fiquei curiosa para ler o livro, com certeza será bem mais envolvente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Esse tem se tornado um grande problema em relação aos filmes que tenho assistido, promete demais e cumpre de menos, afinal a trama deve ser convincente e não apenas os atores que a compõem. Fico cada dia menos tentada a assistir algum filme que não seja desenho animado(esses nunca decepcionam) ou algo com fundo de dramaticidade gritante!

    ResponderExcluir
  20. Eu até tinha ganhado na rádio um par de ingressos para assistir esse filme mas confesso que eu fiquei bem decepcionada com a história do filme Sinceramente eu tirei dois cochilinho durante o filme e sinceramente não foi o melhor filme da Jennifer Lawrence

    ResponderExcluir
  21. Olha, eu gostei do filme. Achei que algumas coisas foram bem interessantes, porém achei que em alguns momentos a história ficou com um ritmo lento. Acho que o filme poderia ter menos tempo e poderia ter focado mais em algumas coisas. Como não li o livro não sei como é o ritmo dele, acho que vou até pesquisar depois.

    ResponderExcluir
  22. Quando vi o trailer, achei que seria algo no estilo de Atômica. Muito tiro, porrada e bomba. Mas só o que o filme consegue entregar é uma Jennifer Lawrence no estilo femme fatale numa história chata, com diálogos chatos e situações chatas.

    ResponderExcluir
  23. Oi, Jonny!
    Que pena que o filme decepcionou, espera uma boa atuação da Jennifer Lawrence mas infelizmente isso não ocorreu.
    Bjos

    ResponderExcluir
  24. Sou fã da Jennifer Lawrence como atriz e como pessoa. Estou louca para assistir a esse filme, ele está nos cinemas aqui da minha cidade e pretendo assisti-lo em breve. Espero gostar bastante, estou com altas expectativas.

    ResponderExcluir
  25. Amei o elenco, outro grande destaque fica por conta de Charlotte Rampling, treinadora dos Red Sparrows e que parece ter nascido pronta para o papel. Quando leio que um filme será baseado em fatos reais, automaticamente chama a minha atenção, eu amo os filmes inspirados em livros, adoro ver como os adaptam para a tela grande. Particularmente It - A Coisa, esse filme foi uma surpresa pra mim, já que apesar dos seus dilemas é uma historia de horror que segue a nova escola, utilizando elementos clássicos. Com protagonistas sólidos e um roteiro diferente.

    ResponderExcluir

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros