Os Seis Finalistas - Alexandra Monir - The Final Six #01

Editora: Jangada
Páginas:328
Classificação: 
Sinopse: Mudanças climáticas tornam nosso planeta inabitável, as grandes cidades do mundo estão debaixo d'água. Num último esforço para encontrar um novo lar para a humanidade, a Missão Especial mais audaciosa da história é lançada: a colonização de Europa, uma das luas de Júpiter. Agora, no Centro de Treinamento Espacial Internacional (CTEI), 24 adolescentes brilhantes foram recrutados e se preparam para disputar seis vagas na equipe que deixará para sempre a Terra carregando o futuro da raça humana. Leo, um nadador italiano profissional, não vê a hora de encarar esse desafio, depois de perder a família inteira numa inundação. Já Naomi, uma americana de ascendência iraniana - e gênio da ciência -, tem muitas suspeitas com relação ao CTEI, após uma missão semelhante falhar em circunstâncias misteriosas. Na medida em que o treinamento testa os limites de cada um e a tensão aumenta entre os astronautas, a amizade dos dois se torna essencial para enfrentarem o que está em jogo: a humanidade, a Terra e suas vidas.



Os Seis Finalistas é o primeiro livro da série The Final Six, cujos direitos foram comprados para o cinema pela Sony, a série foi escrita pela Alexandra Monir e foi minha primeira experiência com a escrita da autora.

O planeta Terra está devolvendo aos humanos os maus tratos que sofreu durante séculos. O clima enlouqueceu e boa parte das cidades do mundo são atingidas por tsunamis, Roma, Israel, Amsterdã e boa parte da Costa dos Estados Unidos não existe mais. Cidades inteiras foram engolidas pela água e milhares de vidas estão sendo perdidas. Para tentar salvar a raça humana cientistas de todo o mundo estão trabalhando em conjunto com a NASA para tentar mandar seis adolescentes para Europa, uma das luas de Júpiter que parece ter um ambiente que possibilita a colonização. Então vinte e quatro jovens são escolhidos ao redor do mundo para passarem por um treinamento que possibilitará que seis deles vão e colonizem Europa, salvando assim a raça humana. Dentre eles estão Naomi, filha de imigrantes indianos que nasceu nos Estados Unidos, um prodígio da ciência, a jovem só quer achar um jeito de ficar junto da família e salvar o irmãozinho doente e Leo, um italiano que perdeu toda a família na inundação que deixou a maior parte de Roma debaixo d'água e tudo que ele quer agora é um senso de propósito. Eles começam o treinamento até que Naomi descobre que a NASA não está contando tudo sobre Europa e que Leo levou seu coração.

A escrita de Alexandra é bem empolgante, eu não sou muito fã de ficção científica,mas esse livro me cativou de primeira. Foi uma leitura rápida e divertida. 

Naomi é uma adolescente prodígio que não parece ter noção dos privilégios que já recebeu da vida. Diferente da maioria dos seus companheiros, ela não perdeu ninguém de sua família e talvez por isso, ela ainda consiga ter certo senso crítico sobre a missão Europa.

Leo, por sua vez, perdeu tudo e ser um dos seis finalistas é a única coisa que importa para ele agora. Ele não tem para quem voltar ou um lugar para chamar de lar. O rapaz experimentou o que é não ter esperança e ter a oportunidade de participar de algo tão incrível é tudo que ele quer, até que ele fica próximo de Naomi e começa a perceber que nem tudo é o que parece.

Há um romance que se desenvolve entre eles, mas esse livro é infanto-juvenil, então não tem cenas mais quentes, na verdade tudo é muito inocente. 

A capa desse livro é linda demais, brilhinhos que simulam estrelas fazem toda a diferença. A diagramação está ótima e contribui muito para uma leitura rápida e nada cansativa. Enfim, recomendo muito para quem quer um romance infanto-juvenil de ficção científica.

14 comentários:

  1. Parece bem legal essa história e adoro umas coisas assim, desastres, consequências dos humanos na Terra e todas as coisas ruins que podem acontecer... Faz pensar né. É um alerta e nem foge tanto da realidade porque a gente consegue imaginar um monte de desastre assim. Um romance mais juvenil também me agrada, porque pelo tema da história colocar algo mais jovem fica até interessante. Gostei do clima dele, parece legal, fácil de ler e bem simples mas sem perder a graça.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Priscila,

    Além do leitor ficar por dentro de toda a devastação da Terra, um ponto interessante e viável é a exploração de toda a situação e treinamentos que o livro proporciona - e em mostrar como esses jovens podem ser primordiais para o por vir.

    Fica a questão: Será que tudo isso pode vir a acontecer, em nossa realidade? São fatores um pouco realísticos!

    Enfim, gostei muito do enredo, e apesar de não ser fã dos gêneros, desejo realizar essa leitura.

    ResponderExcluir
  3. Olá Priscila!
    Não tinha conhecimento desse livro ainda, não conheço o autor tbm, me deixou curiosa pra conhecer esse enredo, parece ser uma daquelas leituras que prende e que flui bem, qro mto ler!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Priscila!
    sou bem fã de livros de ficção e ainda mais quando voltados para o público infanto juvenil, porque traz mais aventuras e uma fantasia mais 'inteligente' no sentido de poder dar entendimento melhor aos infantos.
    E se tem romance, ainda melhor.
    Desejo uma ótima semana!
    “.A vida merece algo além do aumento da sua velocidade.” (Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA AGOSTO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Priscila
    Leio de tudo um pouco e confesso que estou curiosa para ler esse livro.
    Apesar de ser infanto juvenil me interessa sobre os desastres no mundo qual realmente é o propósito dos seis finalistas, o treinamento deles. Envolve romance, aventura, perdas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu não tinha conhecimento do livro, a historia tem uma ótima premissa.. O livro é bem uma ficção, com certeza daria um ótimo filme.. Gostei muito e com certeza irei querer ler!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  7. Que capa maravilhosa!!!Linda demais.
    Como não conhecia o livro, fiquei encantada com tudo que li acima e mesmo que ficção científica não seja meu ponto forte na literatura, adoro um bom romance juvenil e claro,aventuras!!
    Sem contar que o livro apresenta toda esta diferença de identidade dos personagens e isso é fabuloso!
    Com certeza, vai para a lista de desejados!
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Olá! Gostei bastante do enredo do livro, ainda mais que para uma ficção científica ele não tem muitas páginas então não vai ser uma leitura muito demorada, a capa do livro parece ser linda mesmo, e esses detalhes que você citou a tornam ainda mais espetacular.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro, mas gosto muito todo esse tema de ficção científica que nos mostra onde nosso mundo pode ir parar e as vezes a culpa é so nossa.
    Creio que iria me identificar com os personagens.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  10. Achei bem interessante a proposta desse livro e me lembrou muito a história da série The 100 mas eu acho que com certeza vou esperar essa série ser completamente lançada porque eu sou muito ansiosa e não daria conta de ficar esperando lançar a continuação

    ResponderExcluir
  11. Oiee!
    Esse tipo de trama me ganha nos filmes, mas em livros, não curto. E por ser um livro mais infanto, tudo mais na inocência, sei que vou cansar e acabar abandonando, pra que isso não aconteça prefiro nem começar a leitura.
    Deixo para os fãs de ficção literária.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  12. Qualquer semelhança não é mera coincidência. Atualmente, o planeta tem cobrado pelo maus-tratos sofridos por anos e acho que a história tbm fica como um alerta. Romance é sempre agradável, mesmo que juvenil, pq ninguém aguenta ler só sobre desgraças do início ao fim do livro.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Priscila!!
    Sempre gostei de livros que tem essa pegada que o mundo vai acabar por algum motivo!! E também gosto mundo de histórias de romance infanto-juvenil de ficção científica e claro que fiquei bem curiosa para ler esse livro.
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Gosto bastante de ficção científica, apesar de nem sempre entender bem kkkkk
    e esse parece ser muito massa.
    Gosto desse de fim de mundo e tal, são sempre eletrizantes e com muita emoção
    e esse romance juvenil parece bem fofo, sem exageros.
    Vou querer ler sim!
    bjss

    ResponderExcluir

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros