A Filosofia de Merlí - Héctor Lozano & Rebecca Beltrán

Editora: Faro Editorial
Páginas: 320
Classificação: 
Onde comprar: https://amzn.to/2xplDo6

Sinopse: Este livro NÃO vai mudar a sua vida. Este livro NÃO contém verdades absolutas... nem grandes mentiras. Mas ele fará você abrir os olhos e o libertará de preconceitos (se ainda tiver algum). Este livro fará que você se farte, se revolte e que repense muitas das suas certezas. Merlí é um professor fora dos padrões, que com seu jeito controverso e verdadeiro conseguiu despertar em seus alunos a paixão pela filosofia. E neste livro interativo o mesmo vai acontecer com você leitor. Merlí ensina a lidar com nossas experiências, reconhecê-las, e torná-las positivas. Não existe certo ou errado, existe a sua experiência com o pensamento e o questionamento, e este livro vai te guiar nessa viagem de conhecimento. O livro abre cada capítulo dedicado a um filósofo, de Sócrates, Platão e Epicuro, a Focault, Nietszche, Kant e muitos outros. Nota do outro: Na vida real, é muito difícil encontrar professores iguais ao Merlí... Por isso, eu o criei, porque a ficção pode melhorar a realidade. Merlí é sucesso nas telas, o fenômeno da teledramaturgia catalã chega às livrarias em uma edição interativa que vai proporcionar aos leitores aprender, se divertir, e ainda relembrar os melhores momentos dos peripatéticos. Com ensinamentos nada tradicionais, Merlí mostra a aplicação prática da Filosofia, além de provar que o conhecimento pode ser divertido. O livro é totalmente ilustrado, com perguntas, reflexões filosóficas para todos os leitores.


Não é segredo para ninguém deste blog, que esse que vos fala é um fã de carteirinha da série espanhola Merlí, então, qualquer coisa que envolve esse universo tão filosófico e incrível consegue me chamar atenção. E é justamente aí que surge um dos livros mais interativos que já presenciei na vida.

A Filosofia de Merlí é um livro interativo baseado na série Merlí. Contando com um total de 13 capítulos, cada um baseado em um episódio da série, que consequentemente, é baseado em um autor ou movimento filosófico, começando com Os Peripatéticos até Nietzsche.

Para aqueles que estão estudando filosofia ou tem interesse, no início de cada capítulo há um resumo sobre o filósofo ou movimento filosófico e qual a sua teoria, funcionando como anotações das aulas de Merlí. Nesses momentos, percebemos a preocupação do autor em não somente contar uma história, mas fazer o leitor e o público reflita sobre como a filosofia se reflete em nossas vidas sem percebermos.

É justamente neste contexto que cada capítulo se segue. Aproximando-se do que é apresentado nos best sellers de Keri Smith como Destrua este Diário e Termine este Livro, Lozano e Beltrán colocam várias atividades que nos fazem pensar sobre nossas vidas, levantando perguntas iniciais do tipo “Você iria gostar de si mesmo, caso se conhecesse?” e “Aceitaria alguém como você no Facebook ou trataria de bloqueá-lo no WhatsApp?”.

Além dessas atividades, há uma série de diálogos de WhatsApp entre os personagens da série que ajudam a exemplificar as explicações filosóficas levantadas em cada capítulo.

Sobre o autor Héctor Lozano, ele é a melhor escolha para falar sobre o universo de Merlí, já que é o criador da série e de outro livro da série, “Quando éramos Peripatéticos”, então ele conhece sobre o assunto e como lidar com lidar com ele.

Se você é apaixonado pele série ou até mesmo se interessa por filosofia, este livro é perfeito para se aprofundar em seus pensamentos sobre si e sobre como você se relaciona com o mundo.

Um comentário:

  1. Kevyn!
    Adoro livros interativos e apesar não não conhecer esse mundo tão apaixonante de sua parte, qualquer livro que traga atividades para relaxar e desestressar, tô dentro.
    Valeu a dica.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros