Conceitos Básicos de Linguística - Elisa Battisti, Gabriel Othero e Valdir do Nascimento Flores

 

Editora: Contexto

Páginas: 288

Classificação: 


Sinopse: Esta obra fornece um inventário explicativo e bem fundamentado das grandes noções de quatro importantes teorias linguísticas que marcaram o século XX e o estabelecimento desse campo como a ciência que conhecemos. Os autores partem das ideias de Ferdinand de Saussure, Leonard Bloomfield, Noam Chomsky e William Labov, nomes que fundaram modos de se entender a linguagem humana, fazendo deste livro uma obra de referência para cursos introdutórios. Escrito especialmente para estudantes de Letras e Linguística e para professores da área.

Nesse livro temos um conjunto de textos que trazem os conceitos básicos para quem está estudando teoria literária.


O livro é dividido em cinco partes. A primeira discute A Linguística Saussuriana, seus principais conceitos. A segunda parte trata da Linguística Distribucional, a terceira parte trata da Linguística Gerativa e por fim temos a Sociolinguística.


Esse livro é um ótimo manual para quem está iniciando seus estudos linguísticos, mas também para quem, assim como eu, já estuda há algum tempo. Apesar da proposta do livro ser discutir os conceitos básicos, considero que sempre é tempo para revisitar os principais pilares do estudo linguístico.


Dessa vez ao revisitar, principalmente a parte da sociolinguística, acabei por ver facetas desses autores, que apesar de já ter feito várias disciplinas sobre o assunto. Isso só mostra que teorias devem ser revisitadas sempre, principalmente aquelas com muitas camadas.


Enfim, como falei eu recomendo esse livro para quem está iniciando os estudos linguísticos, ele é um ótimo manual de apoio.


Para quem quer adquirir o livro clica aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros