Love Theoretically - Ali Hazelwood

 

Editora: Berkley

Páginas: 400


Sinopse: As muitas vidas da física teórica Elsie Hannaway finalmente a alcançaram. Durante o dia, ela é professora adjunta, trabalhando arduamente na correção de laboratórios e no ensino de termodinâmica na esperança de conseguir estabilidade. Em outro dia, Elsie compensa seu contracheque inexistente oferecendo seus serviços como uma namorada falsa, aproveitando suas habilidades habilmente aprimoradas para agradar as pessoas para incorporar qualquer versão de si mesma que o cliente precise. Honestamente, é um show muito legal - até que seu  Elsieverso cuidadosamente construído desmorone. Porque Jack Smith, o irritantemente atraente e arrogante irmão mais velho de seu cliente favorito, acaba sendo o físico experimental de coração frio que arruinou a carreira de seu mentor e minou a reputação de teóricos em todos os lugares. E ele é o mesmo Jack Smith que comanda o departamento de física do MIT, ficando entre Elsie e seu emprego dos sonhos. Elsie está preparada para uma guerra total de sabotagem acadêmica, mas... aqueles olhares longos e penetrantes? Não ter que ser nada além de seu verdadeiro eu quando está com ele? Cair na órbita de um experimentalista finalmente a tentará a colocar em prática suas teorias mais guardadas sobre o amor?



O novo lançamento da Ali Hazelwood dessa vez tocou fundo no meu coração.


Elsie é uma física teórica, depois que terminou seu PhD e depois de ganhar um prêmio da Forbes....bem, nada aconteceu. Ela não conseguiu grandes propostas para trabalhar em sua área e uma vaga catedrática em uma universidade está cada dia mais difícil. Para cobrir as despesas médicas que sua condição como diabética acarretam, ela trabalha como professora adjunta, mas o trabalho não paga quase nada e para complementar essas despesas Elsie tem um trabalho paralelo, ela é namorada de mentirinha. Mas, as coisas podem estar prestes a mudar, pois Elsie está concorrendo a uma vaga no MIT, seu único obstáculo é Jack Smith, ninguém menos que o físico experimentalista que é o arqui-inimigo dos físicos teóricos depois de escrever um artigo que os descredibilizava, e irmão mais velho de seu namorado de mentira favorito. Isso mesmo, Jack conhecia Elsie como uma bibliotecária fofa que era namorada de seu irmão mais novo. Agora ela terá que desfazer esse mal entendido enquanto luta por seu lugar na academia. 



Dessa vez a Ali Hazelwood conseguiu me emocionar em níveis muito profundos. Eu já falei em outras resenhas dos livros dela que como uma cientista em formação, eu mesma estou fazendo meu PhD agora e sei bem como o mundo científico funciona, os dilemas das protagonistas da autora, são situações que eu mesma passei.


Durante a leitura, Elsie conseguiu me conquistar. Essa personagem é a típica "garota comportada que cresce aprendendo que agradar é sua única opção para ser amada" e aí ela se adequa ao que os outros querem deixando de lado sua própria personalidade. Por anos ela se adequou ao que a mãe queria, depois ao que o namorado da faculdade queria e por fim, ao que seu orientador queria e eu preciso falar sobre isso: a relação entre orientador e pós graduando. Estar na academia não é fácil, são horas em laboratórios, em bibliotecas, consultando livros e escrevendo. Esse é também um trabalho muito solitário, que acontece entre você e sua pesquisa. Seu ÚNICO ponto de apoio nessa jornada é seu orientador, é a pessoa em que você pode confiar que vai te colocar no caminho correto e que vai te orientar, mesmo depois que você termina seu PhD e vai para uma posição de pós doutorado ou uma posição em alguma universidade. Ao menos no papel deveria ser assim, mas a verdade é que muitas vezes essa é uma relação hierárquica que pode se tornar abusiva. Uma coisa que você não vai ver muitos acadêmicos falando é que o ego na academia é um monstro que cresce com sorrisos velados e tapinhas nas costas e isso muitas vezes vai ser um problema na relação entre orientador e orientando, cobranças absurdas, relacionamentos tóxicos. Tudo isso acontece e é mais comum do que você possa imaginar. No meu caso, eu tive a imensa sorte de ter uma orientadora que virou uma segunda mãe para mim e com quem eu troco mais do que opiniões acerca da minha pesquisa, ela é meu ponto de apoio numa jornada cheia de inseguranças e Love Theoretically me lembrou o quanto eu sou privilegiada dentro da academia por ter desenvolvido um relacionamento saudável com minha orientadora.


Outro ponto que eu quero comentar nessa resenha (e eu já peço desculpas, por que esse texto vai ficar enorme) é o fato da Ali ter abordado o fato que muitas vezes vagas são abertas nas universidades visando esse ou aquele profissional e essa é uma verdade universal e triste. Alguns processos seletivos são abertos pensando em x pesquisador e não adianta você ser bom, as vezes aquela vaga não é a sua. É uma triste realidade. 


Pulando essas questões acadêmicas, quero muito falar sobre o Jack! Como lidar né? Jack é um homem que tem uma reputação dentro da física e me parece que por conta de seu passado, ele acabou tomando decisões muito questionáveis, mas que faz TUDO pela Elsie. Não tem como não pensar em Adam Carlsen, até por que eles são AMIGOS, SIM! E Adam e Olive dão notícias nesse livro de como a vida dos dois está! Ótimas notícias para os fãs de Love Hypothesis! 



O relacionamento de Jack e Elsie vai se desenvolvendo através de muito cuidado da parte de Jack e descobertas da parte de Elsie. Ela nunca parou muito para pensar no que realmente gostava e no que realmente queria ser e Jack exige dela total sinceridade, o que faz com que ela se descubra nesse relacionamento.



As cenas mais quentes entre os dois são muito boas e como eles vão se descobrindo enquanto casal acaba sendo as minhas partes favoritas do livro.



Por último, quero deixar minha menção honrosa a Cece, amiga da Elsie que é APENAS UMA LINGUISTA IGUAL A MIM! A galera das humanas representada aqui pela Ali! Eu fiquei muito feliz em ver uma personagem que tem a mesma formação que eu nesse livro, e que não está morrendo ou perdendo a memória, mas é só mais uma estudante de pós graduação lascada, igual a 99% dos estudantes de pós graduação.


Esse livro deve chegar ao Brasil em breve pela Editora Arqueiro, então vocês vão poder ler esses amores em breve.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros