O Antigo Futuro - Luiz Ruffato

 

Editora: Companhia das Letras

Páginas: 224

Sinopse: Nos Estados Unidos, Alex leva uma vida típica de imigrante: trabalha muito, economiza o quanto pode, desconfia de todos e tem dificuldade para fazer amigos. Nos poucos períodos de descanso entre as jornadas exaustivas, rememora episódios de seu passado e o motivo que o fez deixar o bairro de classe média baixa onde morava em São Paulo: o assassinato do irmão e do cunhado num assalto. Numa sucessão de flashbacks, conhecemos a relação ao mesmo tempo próxima e distante de Alex com o pai e os irmãos, a ausência da mãe, a timidez da juventude e seus sonhos frustrados. Mas o que parecia ser a história de uma única pessoa acaba se tornando um complexo panorama da vida brasileira no século XX.


Confesso que essa leitura foi um pouco fora da minha zona de conforto, mas a narrativa de Luiz Ruffato me pegou em dado momento da leitura.



Alex sai de São Paulo para os Estados Unidos depois de passar por um evento traumático. E é a partir daí que vamos acompanhar a trajetória de Alex e de alguns membros de sua família. A família Bertolleto.


Esse livro é bem poético e a maneira como o autor conseguiu brincar com o tempo foi o que eu mais gostei. Em certos momentos você retrocede para poder entender certas situações que acontecem no presente, enquanto produto desse passado. 


Para além disso, não é um livro cheio de reviravoltas, mas que vai te fazer refletir sobre diversos assuntos relativo a família e a modernidade em si.


A cada capítulo você vai se identificando cada vez mais com os personagens e vai vendo situações que são muito próximas.


Um ótimo drama familiar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros