[Delírios Acadêmicos] Linguística? Que é Isso? - José Luiz Fiorin (Org.)


Editora: Contexto
Páginas: 208


Sinopse: A Linguística é uma ciência pouco conhecida ou completamente desconhecida pelas pessoas em geral. E, como é comum acontecer com aquilo ou com aqueles que desconhecemos, ela é constantemente alvo de prejulgamentos – tendo sido acusada inclusive de renegar a norma culta e de contribuir para a destruição da língua portuguesa por defender modos “errados” de falar. Ou seja: o preconceito não atinge somente os diferentes falares. A própria Linguística que os estuda é objeto de atribuições e rótulos infundados. Este livro, que reúne grandes especialistas da área, surge para explicar o que é, afinal, a Linguística. Para isso, trata das funções e características da linguagem humana, para depois discorrer sobre os cinco grandes objetos teóricos criados pela Linguística dos séculos XIX e XX: a língua, a competência, a variação, a mudança e o uso. Com um texto fácil e agradável, esta obra torna acessíveis questões complexas da ciência da linguagem – sem, entretanto, simplificá-las – tanto para estudantes e professores de línguas como para interessados em geral.

Ao lançar pela primeira vez essa coluna muita gente me falou que não tinha muito conhecimento de Linguística ou do que do que se tratava essa ciência. Essa coluna sempre teve um tom mais específico, mas creio que por ser algo interessante e que mexe com a língua seria propício trazer um livro mais introdutório em resenha e é isso que Linguística? O Que é isso? é, como o próprio nome esclarece é um livro que vem nos contar um pouco sobre essa ciência.

Afinal o que seria Linguística? Como ela surgiu? Qual o seu objeto de estudo? José Luiz Fiorin traz um apanhado de teorias sobre essa ciência que até hoje ainda está se renovando, assim como o seu objeto de estudo: a linguagem. Passamos por estudos dos antigos, até chegar ao pai dessa ciência, aquele que tratou de formalizar estudos que eram atribuídos a outras áreas: Saussure.

Para além desse estudo introdutório, também vamos viajar pelas várias áreas de estudo dentro do estudo das línguas, como elas podem ser estudadas através dos tempos e em sua contemporaneidade. Como ela pode variar trazendo inovações ou apenas dando cor as diferenças humanas.

Falar de linguagem nunca é fácil, por que falar de linguagem é falar de pessoas, com suas diferentes facetas, com suas qualidades e seus defeitos, com sua cultura e seus preconceitos. Falar de linguagem como ciência pode ser algo ainda mais difícil, pois como distanciar o pesquisador do objeto? Ou como estudar algo que pode ser tão espontâneo e que se apresenta em várias facetas? Estudar a língua é algo que requer cautela e é exatamente isso que esse livro explica, trazendo curiosidades para os mais leigos e possíveis projeções de estudos para aqueles que querem certo aprofundamento.

Se você se interessa pelos mecanismos de sentidos passados através da comunicação, sobre aquisição da linguagem, sobre variação linguística, sobre linguística vista sob uma ótica mais social trazendo pontos de vistas sobre a marginalização das classes mais baixas em detrimento das mais altas, etc. esse livro traz uma gama de estudos que podem te ajudar.

Eu gosto sempre dessas capas, são simples, sem muitas firulas, mas bonitas. A diagramação traz espaço nas margens para anotações, as folhas são brancas e isso atrapalha um pouco o ritmo de leitura. Enfim, recomendo para quem quer começar a entender um pouco mais de Linguística e para quem já estuda, esse é um livro que pode te dar uma outra visão.


12 comentários:

  1. Confesso que também não entendo muito de linguística, e a norma culta é um pouco complicada de aplicarmos no nosso dia a dia. E como dizem, o português é uma das línguas mais difíceis; mas a cada vez que descubro ou entendo alguma regra, me apaixono mais por esta língua.
    Este livro me parece muito interessante; é provável que eu não faça essa leitura neste momento, mas gostei de saber um pouco sobre ele e um dia espero conhecer e entender melhor o que é linguística.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Priscila, como você disse: "Falar de linguagem nunca é fácil, por que falar de linguagem é falar de pessoas", nunca é fácil falar de pessoas rsr, mas achei bem legal a dica que você trouxe e que facilita a compreensão do tema e dá um olhar diferenciado pra quem já o estuda. É sempre bom ter dicas de livros que nos agregam conhecimento e a resenha tá ótima, surgindo a oportunidade futuramente posso querer lê-lo sim *__*

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não é um tipo de livro que tenho muito hábito em ler,mas esta temática é muito interessante, creio que traria mais conhecimento, pois amo as palavras e conhecimento sempre esta ciência é sempre válido.

    ResponderExcluir
  4. Ola!!
    Aprender é sempre bom ainda mais conhecer um pouco mais da linguagem como ciência é realmente muito interessante, gostaria de conhecer as variação linguística que exite, e ter mais conhecimento desse tema, gostei muito da indicação!!

    ResponderExcluir
  5. Priscila!
    Sempre me interessei pelo tema porque além de ser bem diversificado, podemos aprender como lidar com as diferentes vertentes da linguagem, inclusive da linguagem corporal que diz muito e toda forma de linguagem está muito ligada a psicologia que é minha área de formação.
    Fiquei bem interessada.
    Desejo uma ótima semana produtiva!
    “Saber quando se deve esperar é o grande segredo do sucesso.” (Xavier Maistre)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  6. Acho toda essa coisa de linguística bem legal, porém não acho que me interessaria em ler uma leitura específica sobre isso.
    Não ia conseguir manter o foco, mas para quem gosta é uma dica bem boa.

    beijos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia este livro, mas achei super interessante a proposta dele, e já adicionei em minha lista de leituras, linguística é um tema bem importante, e é bem interessante conhecer mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  8. Oi Pris.
    Eu achei a ideia central do livro bem interessante e intrigante.
    Porém confesso que eles livros mais cultos e científicos não são muito meu forte não, porém tenho que dizer que fiquei curiosa para ler e descobre esse universo linguístico que assim como você falou, não é algo fácil de fazer.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Também não tenho muito o hábito de ler livros com esta temática, mas sempre me interessei pela assunto da questão da linguagem, até para compreender melhor as pessoas, por estudar psicologia, acredito que esta deveria ser uma área na qual deveríamos ter um certo aprofundamento. Bom, por isto amei sua dica, e pretendo sim dar uma olhada neste livro, e lê-lo.

    ResponderExcluir
  10. Não sou de ler muitos livros com esse gênero, mas é sempre muito bom ler algo sobre linguagem, até porque isso nos ensina novas palavras, modo de interpretação.
    Amei essa dica e vou dar uma olhada neste livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. O tema é muito interessante, não costumo ler livros do tipo mas esse parece sim um belo exemplar sobre uma área importante também. Quem sabe um dia eu tenha a oportunidade e o leia. Curti muito a resenha, abraços!

    ResponderExcluir
  12. Não entendo muito de linguística e português é dificílimo. Gosto de aprender, quero aprender sempre, mas acho que não faria dos livros do gênero um hábito.

    ResponderExcluir

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros