[Delírios Acadêmicos] Novos Caminhos da Linguística - José Luiz Fiorin (Org.)


Editora: Contexto
Páginas: 240

Sinopse: Após organizar os volumes 1 e 2 da Introdução à Linguística, obra utilizada nos cursos de Letras e Linguística em todo o país, José Luiz Fiorin reuniu um grupo de especialistas para dar conta dos avanços que essa área de conhecimento alcançou, assim como para avaliar as novas tendências desenvolvidas por ela. O livro tem capítulos sobre fonologia, morfologia, sintaxe, estudo do português popular, sociolinguística, linguística histórica, semiótica, linguagem na interação face a face, linguística computacional, origem e evolução da linguagem. Novos caminhos da Linguística compõe, assim, um panorama do que há de mais atual nos estudos da ciência da linguagem. Recomendado a professores, alunos e todos aqueles desejam conhecer o estado da arte da Linguística.



Oi pessoal, essa é uma coluna que eu queria muito cuidar com mais carinho e falar um pouco sobre outros assuntos e é o que acontecerá com ela em 2018. Para quem não sabe eu acabei de passar no mestrado em Linguística Aplicada na Federal aqui do Ceará e as leituras que expus aqui esse ano foram uma parte importante para que essa aprovação viesse. Então se você está aí do outro lado lendo essa resenha e pretende um dia cursar Letras ou uma pós graduação nessa área, dê uma olhada em outras dicas que dei ao longo desse ano.

Novos Caminhos da Linguística é um livro organizado pelo mestre Fiorin e não é um livro de nível inicial como os outros que eu postei aqui do mesmo autor. Ele é um livro mais avançado e por vezes se você não tiver domínio naquele conteúdo vai ter um pouco de dificuldades.

Em alguns capítulos como morfologia, fonologia e sintaxe eu me vi cercada por vários assunto que não tinha muito domínio e confesso que esses capítulos me fizeram ver que realmente essas matérias não são minha praia. 

Capítulos como os que tratam de semiótica e linguagem na interação face a face, por outro lado, me ajudaram muito a aprofundar meu conhecimento na área acadêmica em que atuo e na qual me debruço com mais afinco. Eu estudo interação face a face desde o meu segundo ano de faculdade e isso já é bastante tempo e me apaixonei perdidamente pela semiótica em alguns outros semestres, nessa nova fase de estudos que inicio em 2018 tentarei unir essas duas paixões e esse livro de certa forma me ajudou a dar uma luz de qual caminho preciso trilhar para alcançar esse objetivo.

Em contra partida, eu ainda sou também professora de Língua Portuguesa em uma escola estadual aqui na minha cidade, então estudar um pouco sobre como as pessoas estão falando agora e qual o impacto que isso está trazendo para a língua e principalmente os novos estudos sobre o português popular acabou me trazendo muito conhecimento sobre a minha profissão e a maneira de lidar com a maneira que meus alunos escrevem e falam atualmente.

Eu gosto muito da diagramação que a Contexto faz em seus livros, com margens espaçadas que ajuda muito, por que a maioria de nós usa esse espaço para escrever notas, lembretes e/ou links com outros assuntos a serem lembrados. 

Enfim, eu sei que essa coluna é mais específica, mas espero que vocês tenham gostado da indicação de livros mais "sérios".



24 comentários:

  1. Oi Priscila, primeiro parabéns pelo mestrado e segundo acho bem legal você expor livros que te ajudaram nessa conquista e que podem ajudar pessoas que estão buscando o mesmo caminha e falar deles no blog, explanando seu conteúdo nas resenhas. Curti conhecer um pouco mais sobre esse livro, que é mais avançado e ainda te ajudou na compreensão da linguagem de teus alunos. ;)

    ResponderExcluir
  2. Esse livro não faz muito o meu tipo o gênero não é muito interessante para mim Infelizmente vou deixar essa leitura passar

    ResponderExcluir
  3. Ola!!
    Parabéns pela vitória de passar no Mestrado, achei legal você ser Professora de de Língua Portuguesa e se preocupar em como seus alunos escrevem e falam atualmente, esse livro não é minha praia, mas valeu a indicação.

    ResponderExcluir
  4. Que bacana, Priscila!

    Parabéns por ter passado no mestrado, é um feito e tanto.
    Acho essa coluna muito interessante; ainda não é algo certo, mas tenho interesse em estudar Letras. Cada vez me pego mais apaixonada por este universo.
    Linguística é algo complicado, e livros assim são de grande ajuda.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de dicar de livros acadêmicos, pois estou cursando faculdade, apesar de ser uma área diferente, pelo menos no momento.No entanto confesso que meu sonho sempre foi ser professora de português, apesar de não ter facilidade na matéria, mas nada que um esforço e estudo não ajude. Bom, a forma como este livro lhe ajudou, na prática e incrível, e isto de certa forma me cativou a dar uma chance a esta leitura.

    SORTEIO NO AR, VENHAM PARTICIPAR: petalasdeliberdade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Uma boa dica pra quem tá aí ligado no assunto Letras ou cursa ou vai cursar. Não é lá muito minha praia ler algo assim, então não acho que leria. Mas pra quem já sabe um pouco pode ser legal. Bom pra entender melhor as coisas, avançar mais um nível no assunto e nas áreas dele.

    ResponderExcluir
  7. Olá, pela resenha percebi que a Linguística é extremamente complexa por se dividir em vários subgêneros, sem dúvidas um desafio para quem faz letras. Parabéns pelo seu mestrado, sucesso!

    ResponderExcluir
  8. Olá! A língua está em constante transformação, por isso acho importante termos relatos em livros desse gênero para que algumas expressões não sejam esquecidas e que regras gramaticais seja revistas. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá! Acho super válido esse espaço para dicas de livros mais “sérios”, pois é sempre bom conhecer livros que abordam temas tão variados como esse, parabéns por ter passado no Mestrado e que o blog continue te auxiliando nessa nova jornada.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns por ter passado no mestrado. Não tenho interesse em fazer Letras, mas o livro parece ser bem completo e interessante para quem cursa ou pretende cursar, já que percebi que ele te ajudou bastante. A língua está sempre em mudança e acredito que seja complexo estudar essa parte, essa adaptação para os dias de hoje, tanto quanto nas palavras como na escrita das crianças hoje em dia como nas regras também.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo mestrado Priscila!!!
    Sempre achei o curso de letras muito interessante e é uma das minhas opções atualmente, estou sempre na dúvida. Kkk
    O livro me parece ser uma boa dica pra quem gosta da área, mesmo não atuando na mesma. Com certeza já quero ter um exemplar, tanto pra obter conhecimentos relacionados a língua, quanto para entrar nesse mundo de Letras. :D
    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Bom, não costumo ler livros assim. Creio que são mais específicos para estudantes e amantes de letras, né? Que bom que te ajudou a aprofundar seus conhecimentos em sua area de especialização :)

    ResponderExcluir
  13. Oi Priscila! Parabéns pelo mestrado! Sou estudante de Letras e acho ótimo que você dedique uma seção do blog a livros de conhecimento mais técnico e específico. Pelo menos para mim são dicas bem legais e valiosas. Como esse é um livro mais avançado, acredito que eu ainda não tenha o domínio necessário para a leitura, mas com certeza deixarei essa indicação anotada para o futuro! Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Priscila!
    Curso Pedagogia e ultimamente venho me interessando bastante pela área da didática, claro que pra minha profissão é um pouco diferente, mais gostei bastante da indicação! Para nossas profissões livros como esse são verdadeiros tesouros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Priscila!
    Parabéns pelo Mestrado.
    Interesante ver uma pessoa tímida como você, ser professora...
    O livro é interessante em vários aspectos, porque nossa língua é complicada de entender e saber que podemos avaliar as pessoas pela forma como se expressa é um aprendizado, não apenas para quem cursa Letras, mas para quem gosta do bom português.
    Um final de semana abençoado!
    “Desejo a você e à sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!” (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo mestrado, não são todos que encaram mais uma jornada. O livro é interesante mas não faz meu estilo. Minha àrea é História e Artes, fujo um pouco da linguística.

    ResponderExcluir
  17. Oi Priscila.
    Parabéns pelo mestrado, eu gostei bastante de saber que esse livro te ajudou bastante nessa nova jornada, eu gosto bastante de adquirir novod conhecimentos, mas tenho que dizer que preciso começar com algo mais básico ja que não domino o assunto, enfim, adorei essa coluna, realmente bem interessante.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  18. parabéns, Priscilla! Olha, ler como única forma de agregar conhecimento nunca foi meu forte. Li muito enquanto estudava, prestava concursos e etc, mas depois relaxei, relaxei muito hahahahahaha

    ResponderExcluir
  19. Oi, Priscilla! Parabéns pelo seu mestrado. Eu não sou muito de ler livros acadêmicos, mas me impressionei com esse. não arriscaria, devido a dica de que ele é avançado, irei pesquisar mais, inclusive nas suas resenhas, sobre outros de nível iniciante. De resto, adorei os comentários e o autor parece ser bem requisitado no assunto.

    ResponderExcluir
  20. Oi Priscila...
    Em primeiro lugar, parabéns pelo seu mestrado... Dicas de livros que envolvem a linguística são sempre bacanas... Também sou professora, mas minha área é exatas...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  21. Oi Priscila ;)
    Parabéns pelo mestrado! Moro em Fortaleza também, e sei como a UFC é boa.
    Apesar de gostar muito da leitura e de escrever, infelizmente acho que não dou para fazer Letras haha mas admiro muito quem gosta do assunto, como você.
    Gostei da sua indicação mais séria, e seria legal mais posts assim!
    Bjos

    ResponderExcluir
  22. Oi, Priscila!
    Acho bem interessante os livros de Fiorin, e acho importante esse lado de livros mais específicos no blog.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  23. Oi, Priscila!
    Gostei da indicação do livro do Fiorin, acho importante trazer livros mais específicos em uma área tão legal como o Curso de Letras.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito da resenha e da indicação, Priscila, muito obrigada por postar!
    Ai, mas não lerei, não.
    Eu cursei linguística quando estava fazendo Letras, mas não entendia nada e não gostei do curso, até parei kkkkkkkk
    Não é pra mim, mas parabéns, você é muito ninja! kk
    bjsss

    ResponderExcluir

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros