[Delírios Acadêmicos] Escrever e Argumentar - Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias

Editora: Contexto
Páginas: 240
Classificação:

Sinopse:Troca de ideias, tomada de posição, discussão, tudo isso tem a ver com a argumentação, mas parece que nos esquecemos disso quando nos sentamos nos bancos escolares. E quando pensamos em exames e concursos, aí sim a tarefa se torna ainda mais difícil e vira motivo de angústia e ansiedade. Nesta obra, as professoras Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias tratam da argumentação na produção escrita e apresentam, de forma simples e didática, as principais estratégias argumentativas à disposição no momento de escrever. Com muitos exemplos extraídos de jornais, revistas e livros, além de propostas de atividade, as autoras ajudam o leitor a fazer a diferença quando solicitado a produzir argumentação na escrita. 



Em Escrever e Argumentar as autoras tecem um panorama conceitual acerca de texto nos quais é necessário que se argumente.

Durante os capítulos que tecem essa obra podemos aprender de forma simples e objetiva como podemos tecer argumentos que convençam seu leitor de forma clara e coesa. Com exemplos de fácil compreensão, práticos e do dia-a-dia podemos ter acesso a conteúdos importantíssimos para quem trabalha com a língua portuguesa ou precisa se aprofundar nesse estudo.

Hoje um dos gêneros que mais trabalhamos em sala de aula é o texto dissertativo-argumentativo e passamos uma fórmula muitas vezes "de bolo" para que nossos alunos obtenham êxito no Exame Nacional do Ensino Médio, mas é necessário que a argumentação vá para além do texto dissertativo-argumentativo sem que se esqueça dele. Argumentar é uma arte que nem sempre é fácil e as autoras vem para mostrar isso.

A capa é bem didática e simples. A diagramação do livro é cheia de imagens ilustrativas, que ajudam muito no estudo. Se você vai fazer ENEM esse ano ou trabalha com língua portuguesa em breve vou falar um pouco da teoria das autoras no Instagram aqui do blog de forma mais detalhada e com os exemplos que elas usam nos livros.

12 comentários:

  1. Ahh como seria útil esse livro, já precisei tanto! Fazia texto demais e nunca gostei plenamente do que saía, acho que com as dicas poderia ter escrito tanta coisa melhor... Muito útil.

    ResponderExcluir
  2. Priscila!
    Interessante ver um livro mais didático e instrutivo, diferente dos livros e romances de fantasia que estamos acostumados a ler.
    Gostei muito.
    “Eu gosto de escutar. Eu aprendi muito escutando cuidadosamente. A maioria das pessoas nunca escuta. “(Ernest Hemingway)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MAIO – 4 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostei do livro, muito bacana essas dicas para ajudar a melhorar a nossa escrita, principalmente na questão de argumentação, que sempre cai no Enem e em concursos públicos, vou indicar para os professores da escola que eu trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Oi Priscila,
    achei maravilhosa essa dica de livro que você deu! Sério mesmo, fiquei com vontade de ler, pois to precisando de muita ajuda na área.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Priscila.

    Parece ser um livro completo, de grande importância e de grande ajuda...

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ser ótimo!! Uma argumentação bem elaborada é muito válida, eu eu preciso aprender a fazer isto!!

    ResponderExcluir
  7. Pra quem se interessa pelo assunto ou simplesmente que se aprofundar o livro parece ser ótimo!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Gostei do livro, realmente é uma forma de poder ajudar muito as pessoas sobre como fazer uma redação e saber como argumentar.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  9. Que dica valiosa você trouxe Priscila, nunca é demais quando se trata de melhor a nossa escrita. Confesso que na época colegial não gostava muito de estudar a língua portuguesa, principalmente redação. Mas hoje vejo a importância de um texto bem escrito.
    Nossa, como é comum as dicas de fórmula "de bolo" de textos dissertativo-argumentativo especialmente na época do ENEM. Muitos estudantes só dão importância para escrita na época do exame.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Um dica bacana para quem utiliza muito a escrita, ou vai fazer ENEM.
    Na época da escola eu odiava ter que fazer redação, mas sempre cuidava para que saísse um texto bem escrito.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  11. Oi, Priscila!
    Obrigada pela dica, preciso escrever mais. Meu último texto foi escrito em 2013 para o vestibular, depois não escrevi texto nenhum.
    Não tenho uma escrita perfeita, mas procuro melhorar a cada dia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Priscila!!
    Conheço as autoras Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias através de outros livros delas: Ler e escrever e Ler é compreender os sentidos do texto.
    Bjoss

    ResponderExcluir

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros