O Coração das Coisas - Leandro Karnal

Editora: Contexto
Páginas: 272
Classificação: 
Onde Comprar: https://amzn.to/2XLJM4v

Sinopse: O título saiu de uma crônica: ‘O coração das coisas’. A ideia não é mostrar aquele texto sobre o coração músculo e o coração símbolo como o texto mais definidor. A ideia é que tudo possui uma parte interna, um coração, uma alma para quem desejar, uma essência, se nosso senso filosófico não estiver de mau humor. Olhar além da aparência, pensar o interior de tudo, ver partes que a fala, o gesto e o fato parecem ocultar, eis o motivo do título. Viver é decifrar signos ‘sem ser sábio competente’, como cantava Violeta Parra. Os signos nos excedem, como excederam Violeta, que acabou se matando. É sempre preciso ter esperança, muita paciência, humildade e tentar, de vez em quando, ouvir o bater do coração das coisas. Esse tem sido o meu desafio. Eis uma parte do meu itinerário pela frente. - Leandro Karnal



O Coração das Coisas foi minha primeira experiência com a escrita do Karnal. Em outros momentos eu já tinha tido contato com alguns de seus textos, mas não do conteúdo de seus livros. Sou fã e isso é incontestável.

O Coração das Coisas é formado por um conjunto de textos que falam sobre diversas coisas que fazem parte do cotidiano da sociedade brasileira. 

Com um texto simples e que atinge a todos de maneira diferente Karnal nos trás até o coração das coisas que ele acha mais importantes.

Pessoalmente esse livro me atingiu por trazer temáticas que são bem próximas do meu dia - a - dia.  Temáticas como a polarização política, questões climáticas, estar ou não preparada para falar em público e ser surpreendido. São coisas inerentes ao meu cotidiano e tenho certeza que ao de muita gente.

Essa capa é bem simples, mas eu gosto dela já que o próprio Karnal é um belo cartão de visitas. A diagramação está ótima e ajuda muito durante a leitura. Recomendo para quem quer ler algo rápido e que aquece o coração.

10 comentários:

  1. Parece um livro legal pra se pensar no dia a dia mesmo, identificar as coisas que você vive e etc, pensar em outras questões legais de se falar. Mas vou dizer que não sei se leria tão fácil, foge do meu estilo. Não seria daqueles livros que pego pra ler tão fácil.

    ResponderExcluir
  2. karnal é o ser humano!!! As vezes fico tempos vendo vídeos dele no Youtube. Sei lá, uma mente muito à frente do nosso tempo e isso de lidar com questões cotidianas.
    Não soando como auto ajuda em nenhum momento, nem poetizando nada. Mas trazendo verdade. E isso feito da forma mais simples.
    Ainda não li este livro do autor, mas já tive em mãos alguns dele e são espetaculares.
    Com certeza se tiver oportunidade, quero conferir este!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Por incrível que parece não conhecia o autor ainda acredita?
    Mas achei bem legal esses temas que ele vai abordar no livro, sobre coisas que efetivamente influenciam no dia a dia de todos. São livros assim, mais reais e cotidianos, que ganham o coração do leitor e o cativam.
    Fiquei bem interessada em conhecer o trabalho dele agora!
    Ótima dica ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu ainda não conhecia o Karnal, mas me interessei demais pelo seu estilo de escrita.
    Gostei muito dele trabalhar temas cotidianos, pois assim conseguimos nos conectar com mais facilidade ao que ele quer passar com o livro.
    Com certeza vou procurar mais sobre o autor e suas obras!
    Obrigada pela indicação, leituras mais rápidas e tocantes é o que estou procurando no momento!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  5. Oiii ❤ Nunca li nada do autor, mas agora estou curiosa pra saber mais sobre as suas obras.
    Gosto bastante de textos que falam sobre fatos cotidianos. É legal que mesmo algo tão simples como o nosso dia a dia, pode dar embasamento a textos tão bons.
    Obrigada pela dica de leitura. Estou mesmo precisando de livros que aquecemo coração.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eu adoro esses livros que abordam diversos assuntos do nosso dia-a-dia, e que, muitas vezes, nos permitem refletir sobre nossas ações, e eu gosto de lê-los aos poucos, aproveitando ao máximo cada linha.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Me parece bem interessante esse livro, apesar de que eu não leria, talvez não agora ou em outro momento. Me deixou pouco curiosa pelo livro..Espero em breve ler!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  8. Oi, Priscila
    Apesar de saber um pouco sobre o autor ainda não li nenhum livro dele.
    Mesmo a capa sendo simples com ele ficou bem interessante nem sério demais e nem aquele sorriso exagerado.
    Parece ser uma leitura que envolve o leitor até a última página e trás muitas reflexões.
    Estou bem curiosa para conhecer a escrita do autor, beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Priscila!!
    Gostei muito da indicação e estou louca para ler algo do Leandro Karnal, já assisti alguns vídeos dele na internet e fiquei muito empolgada para pegar algo dele para ler, achei muito legal esse livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi, Priscila!
    Não li nada do Leandro Karnal ainda mas sempre leio resenhas positivas de seus livros, e esse parece ser bem reflexivo e simples. Daqueles livros que lemos numa sentada.
    Algo mais leve e muito bom.
    Anotado aqui.
    bjs

    ResponderExcluir

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros