O Jogo da Mentira - Ruth Ware


Editora: Rocco
Páginas: 352
Classificação: 
Onde Comprar: https://amzn.to/2qdpqRB

Sinopse: O texto chegou de madrugada: eu preciso de vocês. Isa sabia do que se tratava, mas esperava nunca ter que ler essa mensagem. Isa larga tudo, e coloca sua carreira e casamento em risco quando volta para Salten, pequeno povoado na costa inglesa, para ajudar uma amiga. O Jogo da mentira é o mais novo sucesso da britânica Ruth Ware. A obra acompanha Isa Wilde, jovem que quando recebe o chamado de Kate Atagon, uma de suas mais antigas amigas, sabe que tem que voltar para o local onde passou o melhor semestre de sua vida. Até que que para ajudar a amiga, Isa, Fatima Qureshy e Thea West tomam uma decisão que para sempre assombrará suas vidas. As jovens estudavam em Salten House, um semi internato para moças, e passavam os fins de semana no moinho a beira do Reach, o estuário local, onde Kate morava com seu pai Ambrose, professor de artes de Salten e seu meio-irmão, Luc. Durante um verão, as meninas se divertiram, nadaram nas águas do Reach, fumaram, beberam e se tornaram as melhores amigas. Nesse período, as amigas costumavam jogar o Jogo da Mentira, uma brincadeira entre as moças de convencer os outros das mais absurdas histórias. Até que elas mesmas não sabem mais diferenciar a verdade da mentira. E dezessete anos depois, algo terrível foi descoberto e o maior segredo das moças está prestes a ser revelado. Sem saber mais o que é verdade, Isa tenta de toda forma ajudar Kate, mas parece que sua amiga ainda está jogando, e acontecimentos estranhos e surpreendentes revelações aumentam ainda mais as suspeitas de Isa. A autora mantem o leitor num sutil equilíbrio, enquanto tece uma trama surpreendente a caminho de um final memorável. Com uma atmosfera opressora e criativas reviravoltas, Ruth Ware faz jus ao título de Agatha Christie dos dias atuais.

O Jogo da Mentira é um livro único e minha primeira experiência com a autora Ruth Ware, confesso que não esperava muito desse livro e provavelmente foi isso que me levou a essa surpresa.

Isa, Fátima, Kate e Thea foram jovens cuja tragédia alcançou logo cedo, pais ausentes, mães doentes, falta ou liberdade demais as levou a um internato em Salten, cidade próxima a Londres e lá elas formaram uma aliança e uma amizade que pretendia ser eterna. Porém tudo mudou em uma sexta-feira, um segredo surgiu e elas foram separadas. Quinze anos depois cada uma delas ainda carrega uma cicatriz emocional daquela época. Iza é uma advogada começando a viver a maternidade, Fátima se tornou muçulmana, tem dois filhos e é médica, Thea trabalha em cassinos e tem um problema com a bebida e Kate continua morando no mesmo lugar parada no tempo. Uma mensagem e um pedido de ajuda de Kate as reunirá novamente e dessa vez o segredo pode ser revelado.

Não sei se essa autora pode levar o título de Agatha Christie dos dias atuais, pois eu achei esse livro dela mais um thriller psicológico que propriamente um suspense. Fato é que sua narrativa desperta curiosidade no leitor até a última página.

Iza é uma mulher que está infeliz por uma série de fatores, ela jamais superou completamente aquele tempo do colégio interno ou sua paixonite pelo meio-irmão de Kate, Luc. Agora ela é a nossa narradora e não é lá das mais confiáveis, pois naquela época como toda jovem ela se prendia aos próprios problemas e dramas. Uma mulher frustrada e focada na filha, que por vezes se torna até mesmo sufocadora pelas aflições que imagina. 

As outras personagens não são melhores do que nossa narradora, todas elas tem algum segredo e alguma sequela daquela época. Violência demais se passava ali e ninguém percebia, violência psicológica, drogas, bebida, um pai permissivo que lutava contra seus próprio demônios e filhos que viveram demais com tão pouca idade. 

A única coisa que me incomodou foi o desfecho com ares de Romeu e Julieta, achei trágico, mas não coincidiu com a linha da narrativa e isso me incomodou um pouco, talvez por não estar esperando nada do tipo. 

Acho essa capa bonita, mas acho que algo mais sombrio, talvez combinasse melhor com a história. A diagramação está ótima e contribuiu muito para uma leitura bastante fluida. Recomendo para quem gosta de um bom thriller, mas não sei se os fãs de Agatha Christie aprovariam.
 

10 comentários:

  1. Eu sou meio pé atrás com estas comparações também. Sei lá, acho que cada autor ou autora são únicos e quando se joga esse peso da comparação, as expectativas criam talvez, cenários que nem existam e tragam decepções.
    Eu ainda não conhecia esta obra e também não conheço as letras da autora, mas em contrapartida, adoro um thriller psicológico e pelo que li acima, estas amigas carregam um peso bem grande e este reencontro pode trazer e revelar grandes segredos.
    Com certeza, vai para a listinha de desejados!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Priscila!
    As vezes as pessoas dão títulos desproporcionais aos autores, mas enfim, adoro um bom thriller psicológico.
    Pelo seu relato e análise, o livro parece muuuito bom.
    Gosto demais quano o passado volta para cobrar os erros cometidos por lá e fiquei intrigada para saber o que o pai da tal garota tem haver com tudo isso.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Olá! Bem eu ainda não conheço a escrita da autora, mas esse enredo já me deixou aqui com duas pulgas atrás da orelha com todo esse mistério, as personagens parecem ser cheias de uma carga dramática bem intensa, concordo que uma capa um pouco mais sombria combinaria mais com a história do livro.

    ResponderExcluir
  4. Olá! ♡ Estou curiosa para fazer essa leitura, tenho visto bastante gente falar sobre essa livro e sobre a escrita da autora. Fiquei feliz em saber que é um livro único, pois ultimamente tenho lido muitas séries e estou querendo variar um pouco.
    Agora fiquei curiosa para saber que segredo foi esse capaz de separar as garotas.
    Parece uma leitura eletrizante, que prende o leitor com facilidade e não conseguimos largar o livro enquanto não encontramos uma resolução para todos os mistérios que cercam a trama.
    A capa não chamou muito minha atenção, ao contrário da premissa que me intrigou bastante.
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  5. Gostei da premissa, gosto de histórias de amizade, ainda mais quando tem essa passagem de tempo.
    Mas por ser um suspense/thriller eu fico tanto receosa, geralmente o gênero me deixa desconfortável.
    Concordo com sua opinião em relação a capa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oiii ❤ Estou curiosa para saber o que a mensagem de Kate significa e o que aconteceu para que ela entrasse em contato com as amigas.
    Quero saber também mais detalhes sobre esse "jogo da mentira", como funciona, porquê as garotas o inventaram e tudo mais e qual é esse segredo sobre o passado delas.
    É triste que as garotas tiveram que lidar com muita coisa desde tão novas, mas deve ser interessante como o que aconteceu naquela época moldou como elas são no presente.
    Que pena que o final foi ao estilo Romeu e Julieta e que não tenha seguido a linha da narrativa.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  7. Oi, Priscila
    Concordo com você a capa poderia ser melhor, um pouco sombria para combinar com a premissa do livro.
    Gosto muito de Agatha Christie, mas não dispenso um thriller psicológico.
    Estou muito curiosa para ler o livro é poder conhecer a escrita da autora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da premissa do livro adoro livros de thriller psicológicos e de suspense sempre quero ler o mais rápido possível curiosa com o final, mas esse final de Romeu e Julieta me fez ficar com os dois pés atrás, também não curti essa capa não é algo atrairia atenção
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Priscila!!
    Gostei da premissa do livro e sou muito fã de thriller psicológico, não conhecia esse livro mais já estou de olho nessa história!! Valeu a indicação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi, Priscila
    Confesso que não fiquei com vontade de ler, pareceu me um final muito triste e dramático, e personagens não tão cativantes assim.
    Li um livro da autora ano retrasado e detestei, achei chatíssimo e o final, a surpresa do suspense foi um drama terrível e três mortes, credo, quero mais nada dela!
    bjs

    ResponderExcluir

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros