Nevermoor: Os desafios de Morrigan Crow - Jessica Townse

Editora: Rocco Jovens Leitores

Páginas: 350
Classificação: 

Onde comprar: https://amzn.to/2uHYZpu

Nascida no Escurecer, o pior dia para um criança nascer, Morrigan é considerada culpada por todos os infortúnios de sua cidade- de tempestades de granizo a ataques cardíacos - e, o que é pior, a maldição a condena a morrer à meia-noite de seu décimo primeiro aniversário. Mas, enquanto Morrigan aguarda seu destino, um homem estranho e extraordinário chamado Jupiter North aparce. Perseguidos por cães de fumaça e sombrios caçadores montados a cavalo, ele a leva para a segurança de uma cidade secreta e mágica: Nevermoor. É lá que ela descobre que Jupiter a escolheu para ter um lugar na mais prestigiada organização da cidade: a Sociedade Fabulosa. Mas, para isso acontecer e ela ficar em segurança em Nevermoor para sempre, Morrigan terá que passar por quatro difíceis e perigosos desafios contra centenas de outras crianças, cada uma com um grande e extraordinário talento. Talento esse que Morrigan insiste em acreditar que não tem. Perfeito para fãs de Harry Potter e Neil Gaiman, essa história tem um novo olhar mágico que vai conquistar uma nova geração de leitores, um mundo que atrai da primeira até a última palavra. Nevermoor: Os desafios de Morrigan Crow é o primeiro livro da série Nevermoor e está sendo adaptado para o cinema pela 20th Century Fox.



Se tem autores que amo do fundo do meu coração são JK Rownling (#cancelada) e Neil Gaiman, então só de ser recomendado para fãs de Harry Potter e dos universos de Neil Gaiman já me empolguei de cara, ainda que tenha visto que o livro é recomendado para jovens na faixa etária de 8 a 12 anos de idade. Mas o sonho de conhecer Hogwarts nunca morre e resolvi aceitar esse desafio.

A história de Nevermoor, inicialmente, se passa em Chacalfax, parte da República do Mar Invernal. Tal cidade tem costumes retrógrados, incluindo a Criança Amaldiçoada (fãs de Harry Potter piram nesse momento). Segundo essa crença, quem nasce no Dia do Escurecer carregará uma maldição em que tudo que der errado na cidade passa a ser culpa da mesma. Quer dizer, se você quebra algo, cai, esquece algo ou simplesmente fica doente é culpa do nascido nesse dia.

Infelizmente, é justamente no Dia do Escurecer que a nossa protagonista, Morrigan, nasce, sendo assim, tudo passa a ser culpada da mesma e condenada a morrer no seu aniversário de 11 anos. Por isso, sua família a trata como um fardo sem necessidade, sempre podando os potenciais da garota e fazendo-a acreditar que não tem importância nenhuma para aquela sociedade e muito menos para a família.

Dias antes do aniversário de 11 anos de Morrigan, acontece o Dia da Oferta, em que profissionais da cidade, como padeiros e médicos se oferecem para serem tutores de determinadas crianças, ficando por conta da mesma aceitar ou não a oferta. A jovem recebe 4 ofertas, o que já causa estranhamento na cidade, já que a maioria das crianças recebe apenas 1. Infelizmente, 3 dessas 4 eram falsas, apenas com o intuito de ofender a garota. Por outro lado, esta única verdadeira faria a vida dela mudar.

Jupiter North é quem faz a oferta, lhe oferecendo uma ida até Nevermoor, uma sociedade livre em que as pessoas não são ligadas a padrões. Mesmo ninguém na cidade conhecendo Jupiter, Morrigan, claro, aceita a oferta e consegue fugir do seu destino de morrer aos 11 anos. Entretanto, ao chegar em seu novo lugar descobre que homem a escolheu como participante de um desafio, com quatro tarefas, com o intuito de entrar para a Sociedade Fabulosa.

O problema surge quando Morrigan descobre que a quarta tarefa é mostrar o seu talento. Mas qual será o talento de Morringa?

É impressionante como Nevermoor consegue parecer e se distanciar de Harry Potter ao mesmo tempo. Ele se aproxima no fato de colocar sentimentos como o amor, amizade e a paciência como ponto de partida para a verdadeira magia. Além disso, o modo de narrativa e os clichês sem excessos fazem com que quem leu HP se sinta voltando no tempo.

Por outro lado, Nevermoor consegue introduzir sua mitologia de modo sucinto e didático, nos apresentando tanto criaturas fantásticas como lugares encantadores. Por exemplo, Fenestra uma gata enorme e o Hotel Deucalião, onde seu quarto pode ter uma aparência diferente a cada dia.

Tudo isso, junto de uma protagonista cativante faz com que seja uma linda obra. E é quase inevitável não sentir o sofrimento da pobre Morrigan com tudo o que ela viveu e até se sensibilizar com isso.

Realmente, Nevermoor foi uma surpresa pra mim, que no começo acreditava que não passaria de uma cópia de Harry Potter, mas que sem dúvida já quero ler o segundo.

15 comentários:

  1. Olá Kevyn!
    Falou Harry Potter eu já quero ler. Simpatizei de cara com a protagonista, pois não deve ser nada fácil crescer com um destino desses, e ainda ter tais inseguranças quanto ao seu valor. É bacana quando as histórias remetem a outros livros mas têm o charme próprio, e acredito que Nevermoor seja tão maravilhoso quanto Hogwards. Adorei saber também que já existe um filme sendo produzido, assim podemos visualizar esse universo fantástico.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gosto de livro nesse estilo, fantasia, magia, e o fato de ser jovem até cria um clima diferente. A garota já deu azar de nascer nesse dia tão ruim, mas parece que ainda tem muito mais no caminho dela do que uma maldição de nascença. Amor e paciência, amizade e as descobertas em o que é bom são aqueles elementos fáceis de se identificar e pelo jeito também é fácil torcer por ela. Gostei do clima da história. As comparações também chamam atenção.

    ResponderExcluir
  3. A capa deste livro é um escândalo de linda e que alegria ver que não é mais uma tentativa de copiar um enredo já famoso, no caso, Harry. Mas sim, um enredo totalmente inovador e até, frenético!!!
    Se já tinha vontade demais em conhecer o livro, agora que preciso urgente!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Falou de HP com certeza já ganha minha atenção. Gostei muito da trama e o desenvolvimento da historia. Fiquei bem atentada em descobrir o destino da pequena garota e da cidade. Já anotarei na listinha de desejados.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Podia ser bem parecido com Harry Potter, mas me parece que não.
    E tadinha da criança!
    Por que a JK Rownling está cancelada para você? Estou por fora kkk

    ResponderExcluir
  6. KEVYN!
    Parece um livro interessante, com uma pesonagem pessimista que acho que nada vale a pena e ainda com uma família que não aceita e situações de fantasia bem escritas, paarece muito bom.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mas a premissa é super interessante, só pela comparação que tem com Harry Potter já morri de vontade de ler. Amo fantasia então não vajo a hora de ler esse livro, certeza que irei amar!!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Adorei essa indicação, o livro parece ser maravilhoso, começando por essa capa fofa e super colorida, como fã de HP é claro que já estou curiosíssima para conhecer mais da Morgan e essa sua aventura.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Kevyn!!
    Essa é a primeira resenha que leio sobre esse livro, mas gostei muito da história e que bom que Nevermoor não é uma copia de Harry Potter. Gostei da indicação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Me identifiquei horrores com essa personagem tão pessimista com a vida e o fato de ter comprado livro com Harry Potter acho que vale a pena Aventura nessa leitura fora que eu amo infanto-juvenis

    ResponderExcluir
  11. Oi, Kevyn
    Adorei sua resenha, não conhecia, mas já quero!
    Adoro fantasias com crianças, e a história da Morrigan parece ser bem legal, surpreendente e cheio de reviravoltas!!
    Tô ansiosa para comprar!
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá! Adorei essa capa, ficou uma graça ♡ Adorei que mesmo lembrando bastante Harry Potter (#Amooo), o livro também tem sua parcela de originalidade. Gostei bastante da premissa, parece o tipo de livro mágico mesmo que nos transporta com facilidade para dentro da história ♡
    É a primeira vez que vejo falarem desse livro, mas já quero ler ♡
    Muitooo obrigada pela indicação! Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Kevyn
    Que capa lindíssima!
    Nossa já falou que fãs de HP vai gostar, claro que vai para a lista de desejos.
    Mesmo que esse livro não seja adequado para minha idade (não estou nem aí ), gosto muito de fantasia e estou curiosa para saber mais de Nevermoor. E qual o poder de Morrigan.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Não é o tipo de livro que sou habituada a ler, mas o que mais me chamou a atenção foi a capa, m
    totalmente diferente, o tipo que a gente para e fica olhando vários minutos para entender.

    ResponderExcluir
  15. Oiii ❤ Nossa, já fiquei com dó da Morrigan, que terrível ela ser culpada pelas coisas ruins que aconteceram no dia do seu nascimento, que a própria família não de valor à ela é que esteja amaldiçoada a morrer com 11 anos.
    Estou curiosa para saber como será para a personagem o novo desafio que terá de inventar e qual é o poder dela.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros