História das Mulheres no Brasil - Mary Del Priore

 

Editora: Contexto

Páginas: 680

Classificação: 


Sinopse: Conta a trajetória das mulheres, do Brasil colonial a nossos dias, voltando-se a todos os tipos de leitores e leitoras: adultos e jovens, especialistas e curiosos, estudantes e professores, arrastando-os numa viagem através dos tempos. Obra organizada por Mary Del Priore - da qual participam duas dezenas de historiadores além da consagrada escritora Lygia Fagundes Telles - mostra como nasciam, viviam e morriam as brasileiras no passado e o mundo material e simbólico que as cercavam. Percebendo a história das mulheres como algo que envolve também a história das famílias, do trabalho, da mídia, da literatura, da sexualidade, da violência, dos sentimentos e das representações, o livro abarca os mais diferentes espaços (campo e cidade, norte e sul do país) e extratos sociais (escravas, operárias, sinhazinhas, burguesas, donas de casa, professoras, bóias-frias). Também não se contenta em apenas de separar as vitórias e as derrotas das mulheres, mas derruba mitos, encoraja debates, estimula a reflexão e coloca a questão feminina na ordem do dia. Sucesso de público e de crítica, História das Mulheres no Brasil já chegou a 20 mil exemplares vendidos, além de ter ganho os prestigiados prêmios Jabuti e Casa Grande e Senzala.

História das Mulheres no Brasil é um livro que reíne diversos textos escritos acerca de pesquisas sobre a história das mulheres no nosso país. Como pesquisadora da área do feminino, essa era uma leitura para mim quase que obrigatória. Durante a minha graduação eu já tinha me debruçado em alguns capítulos desse livro, mas não tinha ideia do quanto esse livro iria me ajudar a entender melhor a conjuntura do espaço da mulher no nosso país.

O livro é dividido em texto escritos por vários autores e abordam desde as mulheres nas mais diversas regiões do país, como Mulheres do sertão nordestino e Mulheres do sul, assim como a mulher e sua sexualidade, feminilidade, dentre outros assuntos que são abordados pelos autores.


Como falei acima essa abordagem com certeza me ajudou bastante a entender um pouco melhor, não só sob uma perspectiva histórica, mas também de uma perspectiva social, cultural e psicológica do papel da mulher na sociedade brasileira ao longo desses últimos séculos. 


Destaco alguns capítulos que foram de fundamental importância para o meu estudo: Mulher e família burguesa, que mostra a mudança do papel da mulher na sociedade com a ascensão da burguesia e a valorização da maternidade e da intimidade. A autora demonstrou aspectos bastante importantes e que trazem consequências até a atualidade. Em Mulheres do sertão nordestino mostra importante aspecto acerca da mulher nordestina, e como boa nordestina eu não poderia deixar de me sentir contemplada por esse capítulo. Me senti representada em minha ancestralidade pela autora.


Outros capítulos também são muito interessantes, mas esses dois me despertaram certa familiaridade e com isso ganharam destaque em meu texto sobre o livro. Com certeza esse é um livro que deve ser lido por todos que querem entender um pouco melhor do feminino brasileiro.


Esse livro está esgotado na Amazon, mas vocês podem adquirir diretamente no site da editora aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros