Discurso Político - Patrick Charaudeau

 

Editora: Contexto

Páginas: 328

Classificação: 


Sinopse: Patrick Charaudeau é professor emérito da Universidade de Paris-Nord (Paris XIII) e fundador do Centre d’Analyse du Discours (CAD) dessa mesma universidade. Criador de uma teoria de análise do discurso, denominada Semiolinguística, é autor de diversas obras: "A Conquista da Opinião Pública", "Discurso das Mídias", "Discurso e Desigualdade Socia"l, "Discurso Político", "Dicionário de Análise do Discurso" e "Linguagem e Discurso", todos publicados pela Contexto. Na França, é autor de vários livros, capítulos de livros e revistas, todos dedicados aos estudos discursivos.

 

Como uma boa estudiosa do discurso e com o que estamos vivendo atualmente eu não poderia deixar de ler Discurso Político do estudioso Patrick Charaudeau.


O autor inicia o livro conceituando o discurso político e falando um pouco acerca dos desafios da análise desse discurso. Após isso temos capítulos acerca das estratégias utilizadas pelos atores do discurso e suas identidades e a legitimidade desses atores. Seguindo nessa trilha acerca da identidade, o autor se debruça no Ethos do discurso político e nos procedimentos enunciativos contidos nesses discursos. Por fim o autor vai trilhando discussões acerca do debate, ideologia, do imaginário político e nos mostra algumas conclusões acerca dos conceitos e reflexões levantadas.


Como estudiosa do discurso eu não poderia deixar de ler esse livro nesses tempos que estamos vivendo. Tentar compreender como o discurso do ódio tomou conta da política e chegou ao poder, para mim, passa pelo estudo do próprio discurso político. É importante que nós estudiosos do discurso tenhamos noção e saibamos como lidar com os discursos políticos atuais.


Dentro dos meus estudos é de suma importância essa compreensão e os estudos de Charaudeau parecem ser pilares fundamentais que me auxiliarão nessa jornada.


Eu indico para quem tem interesse em Análise do Discurso e para quem quer entender um pouco do cenário atual através da Linguística.


Para adquirir o livro clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros