Novos Combates Pela História: Desafios Ensino - Jaime Pinsky e Carla Bassanezi Pinsky

Editora: Contexto

Páginas: 256

Classificação:  


Sinopse: A História pode e precisa ser defendida. Especialmente agora, quando as mentiras ganham uma dimensão maior, com fake news sendo vomitadas por atacado, de forma organizada. Querem mudar a História por meio do negacionismo, recusando-se a admitir fatos indiscutíveis. Atentados contra os cidadãos, a ciência, a natureza, a educação são perpetrados a toda hora. Nós, historiadores e professores de História, somos solicitados a dar respostas. E, o melhor de tudo, é que as temos. O livro "Novos combates pela História" é essencial para historiadores, professores e demais amantes da História.


 Acho que uma das coisas mais tristes dos últimos anos é ver a história tentando ser recontada com mentiras e isso com certeza tem sido um desafio para aqueles que trabalham com isso. Foi pensando nisso que eu resolvi ler Novos Combates Pela História e não me decepcionei.


Os autores trazem nesse livro uma abordagem bastante didática e interessante sobre a História e os principais desafios encontrados nos últimos anos. São nove capítulos ao todo e eu quero destacar dois em específico que eu achei muito interessantes.


O primeiro deles foi o Fake News: do passado ao presente, acho que o assunto mais emergente dos últimos anos é como lidar com as fake news, como lidar com essa espécie de distorção da realidade e da verdade causada por uma teia de mentiras. Nesse capítulo o professor Bruno Leal nos leva através da história da mentira, mostrando como ela agiu no passado e como tem agido agora. Confesso que apesar da História não ser minha área de estudo esse capítulo em específico me ajudou demais a compreender melhor o mecanismo das fake news de um ponto de vista diacrônico.


O segundo capítulo que eu gostaria de destacar é o Usos Pedagógicos para YouTube e Podcasts, creio que é sempre necessário que os profissionais de ensino estejam atualizando ferramentas pedagógicas e por qual motivo não utilizar essas redes sociais? 


Ler esse livro foi mergulhar no desconhecido e sair com uma experiência enriquecedora. Não só como pesquisadora, mas como professora e até mesmo cidadã. Consegui extrair de cada capítulo um ensinamento novo.


Creio que historiadores, mas também pesauisadores das mais diversas áreas de estudos humanos devem ler esse livro.


Para adquirir esse livro clique aqui.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros