A Argumentação no Discurso - Ruth Amossy

 

Editora: Contexto

Páginas: 288

Classificação: 


Sinopse: Esta obra, da especialista em Análise do Discurso Ruth Amossy, trata das novidades mais marcantes no domínio da retórica e das teorias da argumentação. Inicialmente, a autora faz uma apresentação panorâmica das abordagens contemporâneas em sua relação com a retórica clássica para situar a análise argumentativa do discurso e mostrar seus princípios constitutivos. Os capítulos seguintes apresentam os diferentes aspectos do discurso que pertencem à análise argumentativa: na primeira parte, o auditório e o ethos, que fundam o dispositivo da enunciação; em seguida, os fundamentos da interação argumentativa representados pelas evidências compartilhadas e pela doxa, de um lado, e, de outro, os esquemas argumentativos que se inscrevem no discurso – entre os quais o entimema e a analogia; na terceira parte, os meios verbais que a argumentação mobiliza em uma associação estreita do logos e do pathos, assim como a função argumentativa das figuras de estilo; por fim, a importância dos gêneros que fornecem ao discurso argumentativo seus arcabouços teóricos. Essa última parte, retomando a questão dos quadros genéricos, permite colocar à prova uma análise argumentativa mais completa dos exemplos retirados de diferentes tipos de discursos. Este livro se propõe, assim, não somente a desvelar os funcionamentos linguageiros, mas também a oferecer um modelo operatório para a análise do discurso e o estudo dos textos de comunicação. Obra de referência para estudantes e estudiosos da argumentação.

Em mais uma obra da maravilhosa Ruth Amossy, vamos falar sobre Argumentação.


 Iniciamos A Argumentação no Discurso com uma ampla discussão acerca das abordagens teóricas contemporâneas e como estas se relacionam com as abordagens teóricas clássicas. Depois disso, Amossy entra diretamente em sua discussão acerca da argumentação.


Capítulos que nos apresentam a uma análise argumentativa e aos esquemas argumentativos, além de nos mostrar o suporte dado pelos gêneros a argumentação.


Confesso que eu não estudei acerca da argumentação de maneira tão didática quanto nesse livro. Ruth Amossy consegue nos apresentar de maneira bastante clara seu estudo acerca da Argumentação, trazendo estudos clássicos e contemporâneos que o respaldam.


Essa é uma obra completa e que com certeza ajudará a estudantes de Análise do Discurso e acerca do Texto que queiram se debruçar sobre Argumentação.


Indico para estudantes e pesquisadores da área.


0 comentários:

Deixe seu comentário