Legados de Michel Pêcheux: inéditos em análise do discurso - Carlos Piovezani e Vanice Sargentini (org.)

Editora: Contexto

Páginas: 144

Classificação: 


Sinopse: Análise do discurso de linha francesa, particularmente a tradição que se filia diretamente a Michel Pêcheux, conheceu desde os anos 1980 significativa difusão e institucionalização no Brasil. Este livro traz um conjunto de textos escritos por Pêcheux e membros de seu Grupo ainda inéditos no país. O conjunto foi cuidadosamente selecionado para explicitar certas mutações pelas quais passou a ad em três décadas. As ideias e os procedimentos de Pêcheux e seu Grupo fundamentam nossas práticas e permanecem constantes sob a forma de continuidades relativas, inflexões e reformulações. De fato, há diversas recepções desse espólio no Brasil, que vão desde as cômodas e passivas aplicações da teoria até os deslocamentos e avanços teórico-metodológicos que resultam do empenho e do talento de alguns pesquisadores. Obra fundamental para estudiosos da Análise do discurso e interessados nas relações entre a língua e a história.



Quem acompanha o blog sabe que eu estudo e faço pesquisa na área de Análise do Discurso e eu não poderia deixar de conferir essa obra.


Em  Legados de Michel Pêcheux: inéditos em Análise do Discurso, vamos viajar pela teoria de um dos analistas do discurso mais importantes. Sua teoria não só trouxe uma nova luz ao objeto estudado, mas é uma das teorias mais importantes da gênese da Análise do Discurso.


O livro começa nos mostrando o escopo teórico usado por Pêcheux e como isso foi importante para os estudos inaugurados por ele. Em seguida vamos tento uma análise histórica teórica de sua obra. 


É um livro curtinho e eu considero uma boa introdução a teoria do autor. Se você tem interesse em estudar Análise do Discurso precisa conhecer Michel Pêcheux e esse livro é uma boa maneira de começar.


Confesso que estou avançando em sua teoria e esse livro me ajudou muito a conhecer alguns aspectos da minha pesquisa.


Indico para quem gosta e estuda Análise do Discurso.

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INDICAÇÃO DE FILME

INDICAÇÃO DE FILME
Priscila, linguista de formação, doutoranda em Narratologia. Começou a ler um livro do Sidney Sheldon aos oito anos e nunca mais parou. Hoje, fez das Letras sua profissão.

Colaboradores

Caixa de Busca

Facebook

Instagram

Destaque

CRÍTICA| A Cor Púrpura (2024)

  A Cor Púrpura , musical que acaba de estrear no Brasil,  é uma adaptação  de uma  adaptação  de uma adaptação .  Estranho, mas é isso mesm...


Arquivos

Posts Populares

Receba as novidades!

Tecnologia do Blogger.

Parceiros